Ministério da Cultura e Banco do Brasil apresentam Orson Welles in Rio, mostra que integra a 17ª edição do Festival do Rio, um dos maiores eventos de audiovisual da América Latina e o mais importante do Rio de Janeiro. A programação inclui a realização de um simpósio com a presença de especialistas na obra do diretor, ator e roteirista norte-americano.
As passagens prévias de Welles pelo rádio e pelo teatro já mostravam um artista arrojado, tendo se tornado célebre a polêmica envolvendo a veiculação de Guerra dos mundos (1938), que levou muitos ouvintes a acreditar que o planeta fora de fato invadido por marcianos. Para celebrar o centenário do cineasta, sem dúvida um dos mais influentes da história do cinema, são exibidos clássicos como Soberba (1942) e Falstaff – O toque da meia-noite (1965), além de trechos raros e inéditos do programa Wellesiana, em sessões comentadas e com a participação de convidados internacionais. A despeito de sua importância estética, Welles teve uma relação complicada com a indústria do cinema, o que lhe rendeu algum isolamento. Apesar disso, ganhou da Academia um Oscar honorário em 1971 e recebeu grande homenagem do Instituto do Cinema Americano em 1975.
Com a realização desta mostra, o CCBB Rio reafirma o seu apoio à arte cinematográfica e oferece ao seu público uma programação de alta qualidade.
Centro Cultural Banco do Brasil
Orson Welles in Rio> ver todos
- <
- >