Parte vital do calendário cultural carioca, referência para cineastas, profissionais do audiovisual e amantes do cinema, o Festival do Rio chega à sua 26ª edição em 2024. Neste ano, o evento segue firme na missão de criar circulação e visibilidade para o melhor da produção audiovisual brasileira e promover um intercâmbio com os destaques da produção internacional contemporânea, incluindo destaques de grandes festivais estrangeiros.

De 3 a 13 de outubro, o público terá a oportunidade de conferir uma seleção de produções diversa e contundente com mais de 250 títulos nacionais e internacionais no maior encontro de cinema da América Latina. Os ingressos começam a ser vendidos em breve, no site da Ingresso.com. Durante o Festival, haverá venda nas bilheterias dos cinemas, que reservam 10% dos ingressos para venda física.

A programação do 26º Festival do Rio conta com as novidades da Première Brasil, vitrine do cinema nacional, que inclui os filmes da Competição Principal e da competição Novos Rumos, que disputam o cobiçado Troféu Redentor, além de mostras temáticas e de exibições Hors Concours. Na programação internacional constam alguns dos destaques mais esperados e comentados dos festivais internacionais, além de filmes que disputam uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional, pérolas do cinema contemporâneo e projetos promissores de cineastas em ascensão.

Além disso, filmes que destacam as narrativas LGBTQIAPN+ no audiovisual irão concorrer ao Prêmio Felix, que considera filmes de todas as mostras da programação, nacionais e internacionais, celebração que completa 10 anos em 2024.

A Gala de Abertura, que acontece no dia 3 de outubro no Cine Odeon - CCLSR, abre a maratona cinéfila com Emilia Pérez, de Jacques Audiard, filme multipremiado em Cannes que tem sido apontado pela imprensa especializada como um forte candidato no Oscar 2025. A Gala de Encerramento nacional contará com uma exibição de Maníaco do Parque, filme dirigido por Maurício Eça e estrelado por Silvero Pereira com uma trama baseada na investigação dos crimes reais cometidos por um dos mais infames serial killers do Brasil.

Este ano, a sede do festival ocupará o Armazém da Utopia, no Cais do Porto do Rio de Janeiro, um espaço de cinco mil metros quadrados, que passou recentemente por grande reforma. Com localização próxima a importantes referências culturais e turísticas, tais como o Museu do Amanhã, o AquaRio e o Museu de Arte do Rio, o Armazém da Utopia é atendido por estações do VLT.

Na sede funcionarão os serviços de Credenciamento, o Centro de Imprensa, Eventos Sociais e o RioMarket – área de Mercado do Festival. O RioMarket oferece palestras, seminários, exibições de conteúdos especiais e rodadas de negócios, cujo objetivo é contribuir para o desenvolvimento da indústria audiovisual.

Além disso, o Festival do Rio está presente em toda a cidade do Rio de Janeiro. Ao todo, 12 cinemas receberão as sessões do evento em um total de 22 salas, que somam mais de 3000 lugares disponíveis para o público. O circuito está ampliado em relação ao apresentado em 2023, contando com a inclusão de espaços de exibição como o Cinesystem Praia de Botafogo e o Cine Santa.

Além dessas adições, o circuito do 26º Festival do Rio terá três novos cinemas na Zona Norte da cidade. As salas fazem parte do projeto Cinema Circulação, que agora inclui o Circuito da Prefeitura do Rio. Fazem parte da programação as salas recém-reformadas do Cine Carioca Penha, Cine Carioca Nova Brasília (Complexo do Alemão), e Ponto Cine Guadalupe.

O Festival do Rio conta pelo terceiro ano consecutivo com a apresentação e patrocínio master do Ministério da Cultura e da Shell Brasil através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. “A parceria com o Festival do Rio reflete uma das nossas maiores motivações para investirmos no setor cultural: o fato de acreditarmos na cultura como vetor de transformação da sociedade. O Festival desempenha um papel fundamental para o audiovisual brasileiro: aqui diferentes agentes do setor se encontram para discutir tendências e desenhar o futuro. É um orgulho para Shell seguir contribuindo com este grande encontro”, comenta Glauco Paiva, gerente executivo de Comunicação e Responsabilidade Social Corporativa da Shell Brasil.