Vídeo Fórum do Programa Geração reúne filmes produzidos em ambiente escolar "É uma oportunidade única de valorização dos estudantes", afirma professor
Você tem até 18 anos e não é universitário? Participa de alguma instituição educativa (Escola/ONG)? Tem algum filme interessante para mostrar? Que tal tê-lo exibido na tela de um cinema dentro do maior festival de cinema da América Latina?
Então corre porque estão abertas as inscrições para o Vídeo Fórum do Programa Geração do Festival Internacional de Cinema do Rio de Janeiro.
O programa seleciona filmes em qualquer formato ou gênero cinematográfico de até 12 minutos realizados por crianças e adolescentes em escolas, projetos sociais ou de forma independente.
No Programa Vídeo Fórum, crianças e jovens podem ver seus filmes em tela grande e conversar com outros jovens autores. Trata-se de um projeto educacional amplo e cuidadoso, que exibe produções realizadas em escolas e em projetos sociais. O Programa Vídeo Fórum há mais de 20 anos faz sucesso permitindo a crianças e jovens não apenas exibirem, mas também debaterem seus projetos.
Segundo o professor de História Sérgio Vaz Alckmin, da Fundação de Ensino de Contagem, presente no Festival do Rio de 2023, “é muito gratificante abrir uma oportunidade para os estudantes viverem uma oportunidade única de mostrar o trabalho feito em ambiente escolar para um grande público e ao mesmo tempo poder debater sobre o processo criativo”.
“Todos ganham com isso”, destaca Sergio. “O processo educativo deixa de ser verticalizado e passa a ser horizontalizado. Porque as professoras e professores deixam de ser os únicos detentores do saber, agora produzido também pelos estudantes”. E complementa: “o Programa Vídeo Fórum do Festival do Rio proporciona um momento único de valorização dos estudantes no espaço da criação audiovisual.”
O formulário de inscrição está disponível na página de abertura do site. Basta clicar no banner com o anúncio do Vídeo Fórum para conhecer também o regulamento.
O prazo vai até o dia 23 de agosto às 18h.
Professor de História Sérgio Vaz Alckmin
Voltar