Publicado em 03/10/2024


O Julgamento do Cachorro, de Laetitia Dosch

Na 26ª edição do Festival do Rio, que acontece de 3 a 13 de outubro, os cachorros ganham destaque nas telas de cinema como o elemento que faz a trama se desenrolar. Desde a relação afetiva com o animal de estimação até a simbologia de eventos mais complexos, saiba mais sobre as obras que colocam os cães em primeiro plano.

Vencedor da Palm Dog, que premia a melhor interpretação canina no Festival de Cannes, O Julgamento do Cachorro aborda o tema da pena de morte com uma boa dose de humor. A trama, dirigida por Laetitia Dosch, acompanha Avril, uma jovem advogada especializada em defesa dos animais que tenta salvar seu Cosmos, seu cachorro, de ser condenado à morte por ter mordido três pessoas. Ao longo do julgamento, no entanto, ela passa a aprender mais sobre a complexidade da natureza humana.

O Cão Preto, de Guan Hu
O Cão Preto, de Guan Hu

A Palm Dog também premiou o O Cão Preto, neste caso com o Grande Prêmio do Júri, e o longa de Guan Hu também foi um dos destaques da mostra Un Certain Regard, com o prêmio de melhor filme. O enredo aborda a relação entre Lang, um homem recém-libertado da prisão, e um vira-lata preto que ele encontra nas ruas. Ao sair da cadeia, o protagonista retorna à sua cidade natal no noroeste da China e integra uma patrulha responsável por tirar os cachorros das ruas antes dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Canina, de Marielle Heller, traz Amy Adams no papel principal, interpretando uma mãe totalmente dedicada ao trabalho de casa e aos cuidados do filho. Enquanto sua irritação pelo cotidiano doméstico aumenta, assim como o ressentimento do marido e pela vida que deixou pra trás, cresce também um instinto animal, que se somatiza em transformações que aparecem em seu corpo. A obra é baseada no livro homônimo de Rachel Yoder.

Canina, de Marielle Heller
Canina, de Marielle Heller

Em um tom mais dramático, O Ladrão de Cães, de Vinko Tomičić Salinas se passa nas ruas de La Paz, capital da Bolívia. A trama acompanha Martin, um órfão de 13 anos que navega as dificuldades do início da adolescência aliadas à solidão e ao luto da perda da mãe. Para tentar se manter, ele trabalha como engraxate, e resolve roubar o cachorro de um amigo da mãe para tentar ganhar dinheiro. Com o tempo, no entanto, ele se aproxima do homem e passa a acreditar que ele pode ser seu pai.

 O Ladrão de Cães, de Vinko Tomičić Salinas
 O Ladrão de Cães, de Vinko Tomičić Salinas

 A seguir, confira onde e quando assistir esses filmes no Festival do Rio

O Julgamento do cachorro

  • Sábado, 05/10 - 19:00 - Kinoplex São Luiz 4
  • Segunda, 07/10 - 16:00 - Estação NET Gávea 2
  • Quarta, 09/10 - 13:45 - Cinesystem Praia de Botafogo 5

O Cão Preto

  • Sábado, 05/10 - 13:45 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
  • Quinta, 10/10 - 13:45 - Estação NET Gávea 3
  • Sábado, 12/10 - 21:00 - Estação NET Rio 4

Canina

  • Domingo, 06/10 - 21:15 - Reserva Cultural Niterói 3
  • Quarta, 09/10 - 21:45 - Cine Odeon - CCLSR
  • Sábado, 12/10 - 20:45 - Estação NET Gávea 3
  • Domingo, 13/10 - 14:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 1

O Ladrão de Cães

  • Quarta, 09/10 - 21:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
  • Sábado, 12/10 - 18:30 - Estação NET Rio 3
  • Quarta, 16/10 - 15:45 - Estação NET Gávea 3

Leia mais:

Siga o Festival do Rio nas redes sociais:



Voltar