Publicado em 01/10/2024

O Quarto Ao Lado, de Pedro Almodóvar
O Quarto Ao Lado, de Pedro Almodóvar

A questão da representatividade feminina no cinema ganha cada vez mais profundidade com o aumento da participação das mulheres na realização das obras. Mais do que apenas a  presença de personagens nos filmes, a maneira pelas quais elas são retratadas é uma camada a mais de preocupação para cineastas. Na 26ª edição do Festival do Rio, que acontece de 3 a 13 de outubro, as opções de filmes centrados ao redor de uma — ou mais — protagonistas é grande. Veja 15 opções de filmes que englobam diferentes experiências das mulheres que serão exibidos no Festival.

Vencedor do Leão de Ouro do Festival de Veneza, o principal prêmio do evento, O Quarto Ao Lado, de Pedro Almodóvar, é o primeiro filme de língua inglesa do diretor espanhol. A trama conta a história de duas amigas, Marta e Ingrid — interpretadas por Tilda Swinton e Julianne Moore —, que trabalharam juntas na juventude e depois perderam o contato. O reencontro das duas ocorre de uma maneira agridoce: Marta descobre um câncer terminal e resolve ir atrás da antiga amiga.

“É muito, muito raro ver histórias sobre amizade feminina, especialmente sobre mulheres que são mais velhas”, avaliou Juliane Moore quando lançou o longa-metragem em Veneza. “A importância do que ele [Almodóvar] está mostrando para nós é tão incomum e me comoveu muito ver que ele retratou esse relacionamento com profundidade.”

As Aventuras de Uma Francesa, de Hong Sang-soo
As Aventuras de Uma Francesa, de Hong Sang-soo

Também premiado, As Aventuras de Uma Francesa, de Hong Sang-soo, levou o Grande Prêmio do Júri no Festival de Berlim. A trama acompanha a protagonista, interpretada por Isabelle Huppert — no terceiro trabalho entre cineasta e atriz —, uma mulher que começa a dar aula de francês para duas mulheres na Coreia do Sul para equilibrar as contas. Imigrante e solitária, ela encontra conforto mergulhando na cultura local, em práticas como deitar em pedras e beber magkeolli, o tradicional vinho de arroz coreano.

No mesmo festival, Memórias de Um Corpo Ardente, de Antonella Sudasassi Funiss, venceu o prêmio do público na mostra Panorama. O filme aborda a redescoberta da sexualidade através dos olhares de Ana, Patricia e Mayela, de 68, 69 e 71 anos. Elas relembram suas experiências da juventude, quando o sexo era considerado um tabu, e atribuem novos significados às suas experiências de ser mulher nos dias atuais.

Memórias de Um Corpo Ardente, de Antonella Sudasassi Funiss
Memórias de Um Corpo Ardente, de Antonella Sudasassi Funiss

Outras opções de longas que fizeram parte do circuito de festivais são Sem Pudor, de  Konstantin Bojanov, que foi premiado na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannès pelo trabalho da atriz Anasuya Sengupt; Santosh — Vozes da Hierarquia, também exibido na mostra Un Certain Regard; A Garota da Agulha, indicado para a Palma de Ouro; Aïcha - Uma Outra Chance, exibido na mostra Orizzonti no Festival de Veneza e O Divórcio de Andrea, exibido na mostra Panorama do Festival de Berlim.

Veja abaixo mais filmes que exploram questões de gênero 

O Divorcio de Andrea, de Josef Hader
O Divorcio de Andrea, de Josef Hader

Sinopse:  A policial Andrea decide sair do seu casamento infeliz assumindo um cargo melhor em outra cidade. Porém, ao deixar uma festa, acaba atropelando e matando o quase ex-marido num acidente e foge sem prestar socorro. Chamada para averiguar a ocorrência, ela descobre que um alcoolista em recuperação assumiu a culpa pelo crime e tenta apagar qualquer vestígio do que aconteceu de verdade. Mostra Panorama Berlim 2024. 

Sessões:
Sexta, 04/10- 17:00 - Estação NET Rio 2
Sábado, 05/10 - 16:00 - Estação NET Gávea 1
Domingo, 13/10 - 21:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 2

A Garota da Agulha, de Magnus von Horn
A Garota da Agulha, de Magnus von Horn

Sinopse: Karoline é uma operária que luta para sobreviver em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial. Quando se vê desempregada, abandonada e grávida, ela conhece a carismática Dagmar, que administra uma agência de adoção clandestina. Karoline assume o papel de ama de leite e as duas se tornam bem próximas, mas o mundo da jovem é despedaçado quando ela descobre a verdade por trás do seu trabalho. Inspirado numa história real. Competição principal Cannes 2024. 

Sessões:
Sexta, 04/10 - 21:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
Segunda, 07/10 - 16:30 - Estação NET Rio
Sábado, 12/10 - 14:45 - Estação NET Gávea 2
Terça, 15/10 - 19:00 - Estação NET Botafogo 1

  • Canina (Nighbitch), de Marielle Heller
Canina, de Marielle Heller

Canina, de Marielle Heller

Sinopse: Uma mulher interrompe sua carreira para ser uma mãe totalmente dedicada ao lar, mas logo sua nova vida doméstica toma um rumo surreal. 

Sessões:
Domingo, 06/10 - 21:15 - Reserva Cultural Niterói 3
Quarta, 09/10 - 21:45 - Cine Odeon - CCLSR
Sábado, 12/10 - 20:45 - Estação NET Gávea 3
Domingo, 13/10 - 14:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 1

A Quem Eu Pertenço?, de Meryam Jaboor
A Quem Eu Pertenço?, de Meryam Jaboor

Sinopse: Aicha vive no norte da Tunísia com o marido e o filho mais novo. A família vive angustiada desde a partida dos filhos mais velhos, Mehdi e Amine, para a guerra. Quando Mehdi inesperadamente volta para casa com uma misteriosa esposa grávida, algo sombrio emerge na região, ameaçando toda a aldeia. Com isso, Aicha se vê dividida entre o amor materno e a busca pela verdade. Competição principal Berlim 2024.

Sessões:
Sexta, 04/10 - 21:15 - Estação NET Rio 3
Sábado, 05/10 - 14:00 - Cine Santa Teresa
Domingo, 06/10 - 16:15 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
Terça, 08/10 - 21:00 - Reserva Cultural Niterói 3
Quarta, 09/10 - 16:00 - Estação NET Gávea 1

  • Amável (Loveable), de Lilja Ingolfsdottir

Amável, de Lilja Ingolfsdottir
Amável, de Lilja Ingolfsdottir

Sinopse: Aos 40 anos, Maria corta um dobrado para cuidar dos quatro filhos e dar conta das demandas profissionais, enquanto seu segundo marido, Sigmund, viaja a trabalho o tempo todo. Quando o casamento ameaça ruir, ela luta desesperadamente para salvar a relação, mas ele prefere pedir o divórcio, forçando Maria a confrontar seus medos mais profundos. 

Sessões:
Quarta, 09/10 - 21:15 - Kinoplex São Luiz 4
Sexta, 11/10 - 15:30 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
Quarta, 16/10 - 19:00 - Estação NET Botafogo 1

Aïcha - Uma Outra Chance, de Mehdi M. Barsaoui
Aïcha - Uma Outra Chance, de Mehdi M. Barsaoui

Sinopse: Se aproximando dos 30 anos, Aya ainda vive com os pais no sul da Tunísia e se sente presa numa vida sem perspectivas. Um dia, a minivan que ela pega para ir ao trabalho sofre um acidente. Sendo a única sobrevivente, ela percebe a situação como uma oportunidade de recomeçar. Aya foge para a capital do país usando outra identidade, mas seu plano é comprometido quando ela se torna a principal testemunha de um erro policial. Mostra Orizzonti Veneza 2024. 

Sessões:
Sábado, 05/10 - 21:30 - Estação NET Rio 2
Segunda, 07/10 - 13:45 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
Quinta, 10/10 - 17:00 - Estação NET Rio 2

Santosh - Vozes da Hierarquia, de Sandhya Suri
Santosh - Vozes da Hierarquia, de Sandhya Suri

Sinopse: Santosh, recém-viúva, herda o emprego de seu marido como policial na zona rural do norte da Índia. Quando uma garota de casta inferior é encontrada estuprada e assassinada, ela é envolvida na investigação sob a orientação da carismática inspetora feminista Sharma. Un Certain Regard Cannes 2024. 

Sessões:
Domingo, 06/10 - 21:30 - Estação NET Rio 2
Segunda, 07/10 - 13:45 - Estação NET Gávea 3
Quarta, 09/10 - 17:00 - Estação NET Rio 2

Querido Trópico, de Ana Endara
Querido Trópico, de Ana Endara

Sinopse: na María, uma imigrante colombiana empregada como cuidadora, cruza o caminho de Mercedes na Cidade do Panamá. De classe alta, Mercedes luta contra a evolução da demência que lentamente apaga a sua identidade. Conforme suas vidas se entrelaçam, as duas embarcam em uma jornada de descobertas e apoio mútuo. Encarando os desafios do ato de cuidar e a necessidade profunda de conexão enquanto aprendem a sobreviver às suas batalhas pessoais. 

Sessões: 
Sexta, 04/10 - 13:30 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
Sexta, 11/10 - 21:45 -Estação NET Rio 5 (sessão com convidados)
Quarta, 16/10 - 18:30 - Estação NET Gávea 3

No Lugar da Outra, de Maite Alberdi
No Lugar da Outra, de Maite Alberdi

Sinopse: Chile, 1955. Quando a célebre escritora María Carolina Geel mata seu amante, o caso cativa a tímida secretária Mercedes, funcionária do tribunal. Após visitar o apartamento da acusada e encontrar um oásis de liberdade, Mercedes começa a questionar sua vida, identidade e até o papel da mulher na sociedade. Baseado numa história real.

Sessões:
Sábado, 05/10 - 21:45 - Estação NET Rio 5 (sessão com convidados)
Terça, 08/10 - 16:00 - Estação NET Gávea 1
Terça, 15/10 - 18:45 - Estação NET Gávea 3

Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado
Virgínia e Adelaide, de Yasmin Thayná e Jorge Furtado

Sinopse: A história do encontro de duas mulheres extraordinárias: a brasileira Virgínia Bicudo e a alemã Adelaide Koch. Virgínia, uma mulher negra, foi a primeira psicanalista brasileira. Adelaide, psicanalista judia, veio para o Brasil em fuga do regime nazista na Alemanha. Elas se conheceram em novembro de 1937, em São Paulo, no exato momento em que Getúlio Vargas decretava o Estado Novo. Médica e paciente por cinco anos, colegas e amigas pela vida inteira, são duas mulheres que enfrentaram o racismo e participaram ativamente da fundação da psicanálise no Brasil.

Sessões: 
Sábado, 05/10 - 19:30 - Cine Odeon - CCLSR (sessão com convidados)
Domingo, 06/10 - 16:00 - Estação NET Rio 3
Quinta, 10/10 - 18:00 - Cine Santa Teresa

Meu Lugar É Aqui, de Daniela Porto e Cristiano Bortone
Meu Lugar É Aqui, de Daniela Porto e Cristiano Bortone

Sinopse: Marta, uma mãe solteira prometida a um fazendeiro mais velho depois da Segunda Guerra Mundial, inicia uma amizade improvável com Lorenzo, o cerimonialista assumidamente gay da região. No conservador e rural sul da Itália, Lorenzo apresenta Marta à comunidade secreta dos gays, o que a encoraja a desafiar os preconceitos sociais. Diante da nova realidade do primeiro ano do sufrágio feminino na Itália, Marta quebra barreiras e encontra seu lugar em um mundo que passa por transformações radicais.

Sessões:
Segunda, 07/10 - 18:45 - Kinoplex São Luiz 4 (sessão com convidados)
Quarta, 09/10 - 21:15 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
Sexta, 11/10 - 14:00 - Estação NET Botafogo 1

Leia mais:

Siga o Festival do Rio nas redes sociais:



Voltar