Três novos filmes reforçam a programação do Festival do Rio 2016 Dominion, longa que mergulha nos delirantes últimos dias do poeta Dylan Thomas, tem Rhys Ifan, John Malkovitch e Rodrigo Santoro
Três filmes novos reforçam a programação do Festival do Rio 2016. E no elenco de reforço estão os Beatles, John Malkovitch, Rodrigo Santoro, Rhys Ifan, Oscar Martínez, entre outros. Um deles foi escolhido para encerrar o Festival do Rio: o longa argentino O cidadão ilustre, que virou um dos filmes mais elogiados pela crítica no Festival de Veneza, tendo dado o prêmio de melhor ator a Oscar Martinez.
O primeiro filme que reforça a programação é um documentário sobre os quarteto fubuloso de Liverpool: The Beatles: Eight days a week enfoca os anos dourados da banda, quando John, Paul, Ringo e George caíram na estrada. O filme tem um diretor bem famoso: Ron Howard, que ganhou o Oscar por Uma mente brilhante, tem também uma longa estrada em filmes de sucesso. Foi ele quem dirigiu O Código Da Vinci e Anjos e Demônios e é quem vai lançar ainda este ano Inferno, todos baseados nos romances de Dan Brown. O documentário sobre os Beatles acompanha a época áurea da beatlemania, nos anos 60, tem depoimentos exclusivos de Paul McCartney, Ringo Starr, Yoko Ono e Olivia Harrison, viúva de George.
Os dois longas que reforçam a programação contam histórias envolvendo escritores. O cidadão ilustre é uma comédia de humor negro, que mostra um autor argentino de volta à sua cidade natal. Dirigido por uma dupla de cineastas argentinos, Gastón Duprat e Mariano Cohn, o filme rendeu o prêmio de melhor ator em Veneza a Oscar Martinez. O outro, Dominion, tem um elenco estelar: John Malkovitch, Rhys Ifans, Rodrigo Santoro. O filme leva para o cinema os últimos dias da vida de um dos grandes poetas britânicos do século 20, Dylan Thomas. O enredo dirigido por Steven Bernstein se passa na década de 1950, quando Dylan Thomas fez uma excursão para os Estados Unidos para leituras públicas de seus poemas, sendo tratado como um rock star. O filme acompanha os delírios do poeta, a partir da última visita do poeta à taverna White Horse, em Nova York, quando ele bebeu 18 doses duplas de uísque e entrou em coma. Narrado de forma poética e ambientado numa década de muito rock'n'roll, Dominion traz Rodrigo Santoro no papel de um dos atendentes da taverna White Horse, que se torna um dos confidentes do escritor britânico. Rodrigo Santoro promete estar no tapete vermelho, na estreia do filme no Festival do Rio. Dominion terá sua world premiere na festa carioca do cinema.
Saiba mais sobre os filmes:
THE BEATLES: EIGHT DAYS A WEEK - THE TOURING YEARS
(The Beatles: Eight Days a Week - The Touring Years)
de Ron Howard. Com Paul McCartney, Ringo Starr, John Lennon, George Harrison. Reino Unido / Estados Unidos, 2016. 133min, DCP.
Em fevereiro de 1964, quatro jovens de Liverpool se apresentaram no programa de Ed Sullivan e mudaram a cultura pop para sempre. Naquela noite, 73 milhões de pessoas assistiram à primeira aparição dos Beatles na televisão americana, definindo o nascimento da cultura jovem como a conhecemos hoje. Em 1966, após conquistar a América, a banda seguiu em turnê por 90 cidades em 15 países, criando o fenômeno da Beatlemania. O diretor Ron Howard revela os segredos desta turnê histórica a partir da perspectiva da própria banda, em uma análise do impacto daqueles anos na vida de cada um dos Beatles.
O CIDADÃO ILUSTRE
(El ciudadano ilustre)
de Gastón Duprat, Mariano Cohn. Com Oscar Martínez, Dady Brieva, Andrea Frigerio. Argentina / Espanha, 2016. 118min, DCP.
O escritor argentino Daniel Montavani, vencedor do Nobel de Literatura, vive na Europa há 30 anos. Quando o prefeito de Sala, sua cidade natal, decide homenageá-lo com uma Medalha de Cidadão Ilustre, ele vê uma chance de retornar à região que não visita desde a juventude, e que ainda assim serve de cenário para seus romances. Chegando lá, ele confirmará as afinidades que ainda o ligam a Salas, assim como as diferenças que rapidamente o transformam em um elemento estranho e perturbador na rotina da cidade. Uma comédia de humor negro, que ganhou o prêmio de melhor ator em Veneza 2016.
DOMINION
(Dominion)
de Steven Bernstein. Com Rhys Ifans, John Malkovich, Rodrigo Santoro, Romola Garai, Tony Hale. Estados Unidos, 2016. 100min, DCP.
O poeta Dylan Thomas era adorado, assim como sua poesia. Quando ele fez três incursões pelos EUA, no anos 1950, houve muita gritaria e desmaios. Ele também viveu a rotina típica de um rock star, especialmente com relação à bebida. Isso só o deixava mais atraente. Um dia em 1953, ele bebeu 18 doses duplas de uísque na taverna White Horse, em Nova York. Ele disse: “Isso deve ser algum tipo de recorde” e entrou em coma. Ele tinha 39 anos. Este filme é uma recriação do que teria acontecido naquelas últimas horas na White Horse e o que teria feito este grande homem sair dos trilhos.
Voltar