Publicado em 07/05/2015

Três títulos de destaque nos últimos anos no Festival do Rio estreiam essa semana nos cinemas brasileiros. Dois deles são documentários exibidos (e premiados) em 2014: De gravata e unha vermelha, de Miriam Chnaiderman, foi vencedor da primeira edição do Prêmio Felix e fala sobre a vida de transexuais, transgêneros e adeptos do crossdressing; já A vida privada dos hipopótamos (foto), de Maíra Bühler e Matias Mariani, vencedor do Redentor de melhor montagem, conta uma história misteriosa envolvendo um norte-americano vivendo na Colômbia.

Exibido em competição na Première Brasil de 2013, A estrada 47, de Vicente Ferraz, é a história de um grupo de pracinhas brasileiros na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O longa ganhou dois prêmios: melhor montagem e menção honrosa de melhor ator para Francisco Gaspar.

Outros dois títulos nacionais chegam ao circuito essa semana: Últimas conversas, longa póstumo do diretor Eduardo Coutinho; e a comédia Sorria, você está sendo filmado, de Daniel Filho.




Voltar