Publicado em 28/09/2024

Garotas Serão Garotas (Girls Will Be Girls), de Shuchi Talati
Sempre Garotas (Girls Will Be Girls), de Shuchi Talati

O despertar sexual de uma adolescente é o fio condutor de Sempre Garotas, primeiro longa-metragem da cineasta indiana radicada em Nova York, Shuchi Talati. O filme, que recebeu o Prêmio do Público e de Melhor Atriz do Festival de Sundance 2024, integra a mostra Panorama do Festival do Rio, que acontece entre os dias 3 e 13 de outubro.

A trama acompanha a rotina da jovem Mira (Preeti Panigrahi), de 16 anos, em um rigoroso internato situado no sopé do Himalaia. A protagonista começa a se envolver com Srinivas (Kesav Binoy Kiron), um novo aluno charmoso, mas de maneira secreta, para não macular sua reputação de boa moça, também reconhecida pela sua função de presidente do conselho estudantil. Principalmente por conta de seu tenso relacionamento com sua super protetora mãe Anila (Kani Kusruti), que nunca chegou realmente a amadurecer.

Aos pés da mais alta cadeia montanhosa do mundo, vê-se a complexidade tanto do amadurecimento feminino quanto dos relacionamentos entre mãe e filha a partir da adolescência. O filme destaca essas minúcias de maneira delicada e intimista, trazendo atuações potentes em um olhar jovem e sem barreiras sobre os temas. Não por acaso, a revista Variety destacou a “revolucionária a maneira em que o filme apresenta a sexualidade adolescente feminina”.

A Shuchi Talati é reconhecida por um trabalho que desafia as narrativas dominantes sobre gênero, sexualidade e identidade sul-asiática. Formada no American Film Institute, é integrante do Brooklyn Filmmakers Collective, do Bitchitra Collective e do Freelance Solidarity Project.

Leia também:

Siga as redes sociais do Festival do Rio:



Voltar