Publicado em 03/10/2013

A RioFilme lançou esta semana, em parceria com o Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH), o Circuito RioFilme - Patrimônio Cultural Carioca, que instalará 20 placas informativas em locais chave para a história do cinema da cidade. Os locais serão escolhidos com base em sugestões recolhidas via as redes sociais da RioFilmea partir da próxima sexta-feira.

A primeira placa do circuito foi inaugurada no dia 4 de outubro, às 10h, na saída do túnel da Rua Sá Ferreira, em Copacabana, esquina com a Rua Raul Pompéia, pelo diretor-presidente da RioFilme e Secretário Municipal de Cultura, Sérgio Sá Leitão. No local fica a casa onde nasceu a atriz Evangelina Orico, que ficou conhecida como Vanja Orico após atuar em Mulheres e luzes (1950), de Federico Fellini, e estrelar a adaptação para o cinema de O cangaceiro (1953), de Lima Barreto. Vanja esteve presente a cerimônia (foto).

Após a inauguração, a RioFilme recebe, por um mês, sugestões de locais que podem receber uma das próximas 19 placas do circuito. Serão aceitas indicações de filmes emblemáticos, figuras importantes, acontecimentos relevantes e instituições significativas para a história do cinema, que irão compor uma cartografia da memória do cinema na cidade. Para tanto, será disponibilizado um formulário online, que poderá ser respondido por qualquer pessoa interessada no tema e em participar do Programa. A seleção final vai respeitar uma divisão territorial pela cidade.
Para preencher o formulário, clique aqui.




Voltar