Publicado em 09/09/2013

Uma das mostras paralelas da Première Brasil que mais atrai os olhares de espectadores curiosos é a Retrato, que tradicionalmente exibe documentários biográficos de nomes relevantes do país. Esse ano, seis filmes foram selecionados para a mostra, sendo cinco longas e um curta. Conheça a seguir um pouco mais dos filmes.

EM BUSCA DE IARA, de Flávio Frederico

Através de uma investigação pessoal de sua sobrinha, Mariana, o filme resgata a vida da guerrilheira Iara Iavelberg, uma mulher culta e bela, que deixou para trás uma confortável vida familiar, optando por engajar-se na luta armada contra a ditadura. Vivendo uma rotina de sequestros e ações armadas, tornou-se a companheira do ex-capitão Carlos Lamarca, o que a transformou em um dos alvos mais cobiçados da repressão. O filme desmonta a versão oficial do regime, que atribui sua morte, em 1971 a um suicídio.

MÁRIO LAGO, de Marco Abujamra e Markão Oliveira - Estreia mundial!

Cinebiografia de um dos maiores expoentes da arte brasileira do século XX. Mário Lago foi autor, dramaturgo, compositor e ator. Com suas letras e opiniões, contribuiu para mudar gerações sem abrir mão da lucidez e do carisma típicos de um exímio carioca. Um filme dinâmico com imagens de arquivo raras, entrevistas, músicas e curiosidades sobre um artista completo, sua história e a passagem do tempo.

MAZZAROPI, de Celso Sabadin

A vida e a obra de Amácio Mazzaropi. Tido como o maior cômico do cinema brasileiro, ele foi o único artista que conseguiu ficar milionário fazendo cinema no Brasil, e transformou em realidade o sonho da indústria cinematográfica nacional com produções populares que foram fenômeno de público por mais de três décadas.

OZUALDO CANDEIAS E O CINEMA, de Eugenio Puppo

O documentário remonta a trajetória do caminhoneiro que se tornou um dos maiores cineastas do Brasil. Quem narra a história é o próprio Candeias, que aos poucos, vai revelando seu estilo e genialidade, tendo como pano de fundo as diversas fases do cinema nacional e a Boca do Lixo paulista, principal polo de produção durante os anos 1970.

SINAIS DE CINZA, A PELEJA DE OLNEY CONTRA O DRAGÃO DA MALDADE, de Henrique Dantas

O filme procura dar a dimensão da importância do cinema de Olney São Paulo, assim como, dos absurdos cometidos pela ditadura militar na vida desse cineasta caboclo e sertanejo que tinha a ideia de mudar o mundo a partir do seu cinema revolucionário e que morreu, vítima do longo processo de tortura, diante da sua corajosa postura.

EM CARTAZ, de Fernanda Teixeira - curta-metragem

No subsolo de um prédio, acompanhamos o processo de trabalho do artista plástico A. Silveira.



Voltar