Querido Embaixador: o brasileiro que desafiou Getúlio Vargas, durante a Segunda Guerra Mundial Documentário de Luiz Fernando Goulart faz parte da Première Brasil Retratos Longa.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o embaixador brasileiro se opõe a ordens expressas e secretas de Getúlio Vargas que proibiam nossas embaixadas de darem vistos a “judeus e outros indesejáveis”. Ele passa então a descumprir essas ordens, enfrentando Vargas, o governo francês e o Nazismo, emitindo mais de mil vistos diplomáticos irregulares para o Brasil, concedidos a perseguidos pelo regime nazista.
Na apresentação do documentário, o diretor declarou: "Espero que o filme cumpra seus dois destinos. O primeiro é nos dar orgulho de termos um conterrâneo nosso tão brilhante como o embaixador Souza Dantas. E o segundo, que nos leve a refletir, repensar que a tragédia humanitária do Holocausto não pode se repetir em hipótese alguma. E, hoje ,há ainda pequeno, mas perigoso risco disso acontecer".
Este é o segundo filme que Luiz Fernando Goulart apresenta no Festival do Rio. O primeiro foi "Mestre Bimba, a Capoeira Iluminada", de 2005. O filme Querido Embaixador ainda terá sessões na terça (10/10), às 19:30, na Cinemateca do MAM.
Texto: Bruna Velon
Foto: Jonathan Menezes
Voltar