Publicado em 21/09/2024


Sebastian, de Mikko Makela

O Festival do Rio anuncia sete novos filmes internacionais para a programação deste ano. Os longas-metragens, que integram mostras como Panorama Mundial e Expectativa, apresentam uma gama diversa de narrativas e abordagens sobre diversidade sexual e de gênero e concorrem ao Prêmio Felix.

Confira a lista:

  • Língua Estrangeira (Langue étrangère), de Claire Burger
  • Sabbath Queen, de Sandi Simcha Dubowski
  • Sebastian, de Mikko Makela
  • As Gigantes (The Giants), de Laurence Billet e Rachael Antony
  • Três Quilômetros para o Fim do Mundo (Three Kilometers to the End of the World), de Emanuel Parvu
  • Viet e Nam (Viet and Nam), de Minh Quy Truong
  • Viver, Morrer e Renascer (Vivre, Mourir, Renaître), de Gaël Morel

Além dos filmes listados, outras produções mencionadas em anúncios anteriores, também fazem parte da seleção do Prêmio Felix. Até o momento, treze longas-metragens internacionais concorrem à premiação, que em breve terá seu júri anunciado. São produções da Argentina, Austrália, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, México, Países Baixos, Reino Unido, Romênia, Suíça e Vietnã.

Em 2024, o Prêmio Felix, que celebra os filmes de temática LGBTQIAP+ em toda a programação do Festival do Rio, completa dez anos de criação. Seu nome é uma homenagem ao personagem de mesmo nome da novela “Amor à Vida” (2013), interpretado por Mateus Solano.

O 26º Festival do Rio acontece de 3 a 13 de outubro. A programação completa será divulgada nas próximas semanas no site e redes sociais do festival. 

Saiba mais sobre cada filme confirmado para o Prêmio Félix a seguir.

Três Quilômetros para o Fim do Mundo (Three Kilometers to the End of the World), de Emanuel Parvu
Três Quilômetros para o Fim do Mundo (Three Kilometers to the End of the World), de Emanuel Parvu

Vencedor da Queer Palm, do Festival de Cannes, Três Quilômetros para o Fim do Mundo, do diretor romeno Emanuel Parvu, conta a história de Adi, de 17 anos, que é brutalmente atacado na rua enquanto passa o verão na sua aldeia natal, no delta do Danúbio. Seu mundo então é virado de pernas para o ar. Seus pais já não olham para ele como antes e a aparente tranquilidade da aldeia começa a desmoronar. O longa-metragem foi selecionado pela Romênia para disputar o Oscar de melhor filme internacional em 2025.


Vivre, Mourir, Reinaitre, de Gaël Morel

Em Vivre, Mourir, Reinaitre, de Gaël Morel (diretor de Rosas Selvagens e Canções de Amor),  Emma ama Sammy, que ama Cyril, que também o ama. O que poderia ter sido um romântico triângulo amoroso no final do século XX é interrompido pelo surgimento da AIDS. Enquanto eles esperam o pior, o destino de cada um toma rumos inesperados. O filme integrou a mostra Cannes Première no Festival de Cannes 2024.

Viet e Nam, de Minh Quy Truong
Viet e Nam, de Minh Quy Truong

Participante da mostra Un Certain Regard Festival de Cannes 2024, o filme Viet e Nam, de Minh Quy Truong, narra o amor de dois mineiros que trabalham 1000 metros abaixo do solo, onde o perigo espreita e a escuridão predomina. O carvão que sustenta o casal polui a terra e o mar. E quando Nam decide deixar o país pagando um agente que esconde pessoas em contêineres, isso causa uma fissura entre o seu amor por Viet e seus desejos para o futuro.


Sebastian, de Mikko Makela

Max é um escritor freelancer de 25 anos que vive em Londres. Durante a noite, ele se torna Sebastian, um trabalhador sexual que usa suas experiências para inspirar seu romance de estreia. Conforme Max luta para equilibrar essa vida dupla, ele questiona se Sebastian é apenas uma ferramenta em sua busca pela autenticidade ou se há algo mais em jogo. O filme Sebastian, de Mikko Makela, fez parte da seleção oficial do Festival de Cinema de Sundance de 2024.


Sabbath Queen, de Sandi Simcha Dubowski

Sabbath Queen, um documentário filmado ao longo de 20 anos, acompanha a jornada épica do rabino Amichai Lau-Lavie como herdeiro dinástico de 39 gerações de rabinos ortodoxos, incluindo os rabinos-chefes de Israel. Ele está dividido entre rejeitar ou abraçar seu destino e torna-se uma rebelde drag queen, um pai biológico queer e o fundador do Lab/Shul. Parte da competição oficial do Festival de Tribeca 2024, Sabbath Queen, de Sandi Simcha Dubowski, questiona o que significa a sobrevivência judaica em um século 21 difícil e em rápida mudança.


The Giants, de Laurence Billet e Rachael Antony

Herói ambiental e ícone gay australiano Bob Brown, que levou a política verde ao centro do poder no país, é tema do documentário The Giants, de Laurence Billet e Rachael Antony. O filme, belo e inspirador, entrelaça a trajetória do ativista com o ciclo de vida das árvores anciãs pelas quais ele luta há 50 anos, desafiando o público a dar continuidade ao seu legado.

Língua Estrangeira (Langue étrangère), de Claire Burger
Língua Estrangeira (Langue étrangère), de Claire Burger


Fanny é uma estudante francesa de 17 anos que vai à Alemanha numa viagem de intercâmbio linguístico. Em Leipzig, ela conhece sua amiga por correspondência Lena, que também tem 17 anos e não vê a hora de se envolver no ativismo político. Para impressionar Lena, a tímida e reservada Fanny inventa uma vida bastante diferente da realidade e rapidamente acaba presa na própria farsa. Língua Estrangeira, de Claire Burger, integrou a competição principal do Festival de Berlim 2024.

 Tudo Vai Ficar Bem (All Shall Be Well), de Ray Yeung
Tudo Vai Ficar Bem (All Shall Be Well), de Ray Yeung

Moradoras de Hong Kong, Angie e Pat são um casal há mais de quatro décadas. Após a morte inesperada de Pat, Angie se vê à mercê da família da ex-mulher, lutando para preservar sua dignidade e o lar que dividiu com a companheira durante 30 anos. Vencedor do Prêmio Teddy do Festival de Berlim 2024, o mais antigo prêmio queer do cinema mundial, Tudo Vai Ficar Bem, tem direção do roteirista e realizador independente de Hong Kong, Ray Yeung.

Baldiga - Coração Aberto (Baldiga - Unlocked Heart), de Markus Stein
Baldiga - Coração Aberto (Baldiga - Unlocked Heart), de Markus Stein

O documentário alemão Baldiga - Coração Aberto, de Markus Stein, apresenta trechos de diários, fotografias e memórias de companheiros, de Jürgen Baldiga, artista alemão que, usando sua câmera, capturou com sensibilidade e autenticidade a cena queer de Berlim Ocidental nos anos 1980 e 1990. Filme foi parte da Mostra Panorama no Festival de Berlim 2024. 


Emilia Pérez, de Jacques Audiard

Filme de abertura do Festival do Rio 2024, Emilia Pérez, de Jacques Audiard, é livremente adaptado do romance Ecoute, de Boris Razon. O longa-metragem acompanha Rita, uma competente advogada que está mais interessada em libertar os criminosos do que em levá-los à prisão. Até que Manitas, líder de um cartel mexicano, a procura em busca de ajuda para deixar para trás a vida no crime e realizar um sonho: tornar-se a mulher que ele sempre sonhou ser. Selena Gomez, interpreta a esposa que Manitas deixa para trás para se tornar Emilia. 


Matem o Jóquei! (El Jockey), de Luis Ortega

Remo Manfredini é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar o talento e ameaça seu namoro com Abril. No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertaria das dívidas com a poderosa Sirena, ele sofre um grave acidente, some do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. Livre de sua identidade, Remo parece finalmente encontrar um propósito, mas Sirena deseja encontrá-lo vivo ou morto. De Luis Ortega, Matem o Jóquei! integrou a seleção oficial do Festival de Veneza 2024.


A Bela de Gaza (La Belle de Gaza)

Parte da seleção do Festival de Cannes 2024, A Bela de Gaza, de Yolande Zauberman, é um documentário sobre mulheres transgênero em Israel. Nele, a diretora investiga a lenda de uma jovem que, ameaçada de morte por causa de sua identidade transgênero, teria fugido da Faixa de Gaza para Tel Aviv a pé. O filme entrelaça as vidas, muitas vezes trágicas, de várias mulheres transgênero.


The Visitor, de Bruce LaBruce

Londres, hoje. Um refugiado aparece nu dentro de uma mala na margem do rio Tâmisa. O enigmático visitante se apresenta a uma família burguesa de classe alta e é convidado a morar com eles como funcionário. Ele passa a seduzir cada membro da família em uma série de encontros sexuais explícitos, virando o mundo deles de cabeça para baixo e permitindo que se redefinam de maneiras radicais. De Bruce LaBruce, The Visitor participou da Mostra Panorama do Festival de Berlim 2024, e é releitura de Teorema (1968), de Pier Paolo Pasolini.

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