Publicado em 18/09/2024

Raíz, de Franco García Becerra
Raiz (Raíz), de Franco García Becerra

Uma das mostras mais longevas da programação do Festival do Rio anuncia sua seleção completa para a edição de 2024, que será realizada entre 3 e 13 de outubro. Trata-se da Première Latina, que tem o intuito de promover a integração das diferentes tradições audiovisuais do continente e a aproximação cultural entre os povos latino-americanos. A listagem dos filmes está no final desta matéria. A programação completa, com todas as mostras, será anunciada nos próximos dias, então acompanhe o site e as redes sociais do Festival do Rio para não perder nenhuma novidade.

Neste ano, a seleção vai contar com 17 longas-metragens representando países como Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, México, Panamá, Peru e Uruguai. O conjunto de produções apresenta temáticas que destacam questões sociais, políticas e existenciais que refletem a diversidade cultural e histórica da região, incluindo filmes que dialogam com questões similares às vividas no Brasil, ressaltando nossas semelhanças e particularidades

Memórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi Funiss
Memórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi Funiss

Entre os destaques da seleção estão obras que circularam por grandes festivais internacionais, colecionando prêmios pelo caminho. Este é o caso do drama Memórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi Funiss. O filme venceu o Prêmio do Público na mostra Panorama do Festival de Berlim 2024 e foi escolhido como representante da Costa Rica na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional em 2025.

Outra obra que brilhou em Berlim foi Rainhas (Reinas), coprodução Peru-Suíça com direção de Klaudia Reynicke. O longa-metragem faturou o Prêmio de Melhor Filme na mostra Generation Kplus da Berlinale. Na mesma mostra, o filme peruano-chileno Raiz, de Franco García Becerra, recebeu uma menção honorosa. Também laureado no tradicional festival alemão, a comédia dramática Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz, coprodução Brasil-Argentina-Alemanha-Taiwan, conquistou o prêmio FIPRESCI de melhor filme da mostra Encounters.


Rainhas (Reinas), de Klaudia Reynicke — Foto: Diego Romero

Alma do deserto (Alma del Desierto), de Monica Taboada Tapia, foi o grande vencedor do Queer Lion em Veneza 2024 e está confirmado na Première Latina do Festival do Rio. Matem o Jóquei! (El Jockey), de Luis Ortega, competiu pelo Leão de Ouro e pelo Queer Lion na Biennale, onde também recebeu uma Menção Especial no Premio CinemaSarà e venceu o Edipo Re Award. O longa-metragem também está nas seleções oficiais dos festivais de Toronto e San Sebastian.

Para a seleção de 2024 da Première Latina, as narrativas incluem jornadas de descoberta (e redescoberta) de identidade, como acontece em Memórias de Um Corpo Ardente e Matem o Jóquei! Há ainda filmes sobre contextos desafiadores e violentos, como o filme de ação Pimpinero – Sangue e Gasolina (Pimpinero: Sangre y Gasolina), de Andrés Baiz, e o documentário Estado de Silêncio, de Santiago Maza.

A temática dos conflitos familiares e das complexidades inerentes às relações interpessoais marca produções como RainhasO Aroma do Pasto Recém Cortado (El Aroma del Pasto Recién Cortado), O Castigo (El Castigo), Vera e o Prazer dos Outros (Vera y el Placer de los Otros) e Querido Trópico.

Memórias de um Corpo Ardente, de Antonella Sudasassi Funiss, e O Lugar da Outra, de Maite Alberdi
Memórias de um Corpo Ardente, de Antonella Sudasassi Funiss, e No Lugar da Outra, de Maite Alberdi

Além de Memórias de um Corpo Ardente, o longa No Lugar da Outra (El Lugar de la Otra), de Maite Alberdi, também está na disputa por uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional em 2025, mas representando o Chile. Em 2023, o país escolheu O Castigo como seu representante na corrida pela nomeação ao Oscar.

A Première Latina está presente na programação do Festival do Rio desde sua segunda edição, realizada no ano 2000, quando expandiu a janela da seleção especial Imagens Argentinas, realizada um ano antes. Apenas as mostras Première Brasil, Panorama Mundial, Expectativa e Midnight, presentes na primeira edição, são mais antigas.

A seguir, conheça os filmes que estão confirmados na mostra Première Latina no Festival do Rio 2024.

  • Memórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi Funiss
    País: Costa Rica, Espanha

Memórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi FunissMemórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi Funiss

Sinopse: Criadas numa época repressiva, quando a sexualidade ainda era um tabu, Ana, de 68 anos, Patricia, de 69 anos, e Mayela, de 71 anos, desenvolveram suas compreensões do significado de "ser mulher" com base em regras não ditas e expectativas implícitas. Agora que elas ousam falar sobre isso abertamente, suas memórias, segredos e anseios são entrelaçados de maneira poética: enquanto as três contam suas histórias, elas preenchem o corpo de outra mulher, da mesma geração, que encarna suas vidas. Prêmio do Público mostra Panorama Berlim 2024.

  • Rainhas (Reinas), de Klaudia Reynicke
    País: Peru, Suíça

Rainhas (Reinas), de Klaudia Reynicke
Rainhas (Reinas), de Klaudia Reynicke

Sinopse: Lucia e Aurora estão prestes a deixar o seu país. Para sempre e junto com a mãe. A duas precisam, no entanto, que o pai ausente, Carlos, assine os papéis de saída. Diante da decisão, Carlos sente a perda do amor das filhas e decide rever seu papel antes que elas partam de vez. Prêmio de Melhor Filme mostra Generation Kplus Berlim 2024.

  • Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz
    País: Brasil, Alemanha, Taiwan, Argentina

Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz — Foto: © Victor JucaDormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz — Foto: © Victor Juca

Sinopse: Kai chega de Taiwan para passar férias no Brasil, onde conhece Fu Ang, que mais tarde desaparece. Na busca por Fu, Kai descobre Xiao Xin e um grupo de trabalhadores chineses em um arranha-céu. Durante um verão quente e lento, laços se desenvolvem entre eles. Prêmio FIPRESCI mostra Encounters Berlim 2024.

  • Raiz (Raíz), de Franco García Becerra
    País: Peru, Chile

Raíz, de Franco García Becerra
Raiz (Raíz), de Franco García Becerra

Sinopse: Feliciano, de apenas oito anos, é um pastor de alpacas, animas da família dos camelídeos, que fica eufórico quando o Peru tem a chance de se classificar para a Copa do Mundo. Enquanto isso, sua comunidade está em via de desaparecer devido à contaminação das pastagens e à pressão de uma empresa mineradora, que ameaça o mundo e os sonhos do menino. Menção Especial mostra Generation Kplus Berlim 2024.

  • Matem o Jóquei! (Kill the Jockey), de Luis Ortega
    Argentina, México, Espanha, Dinamarca, Estados Unidos

Matem o Jóquei! (Kill the Jockey), de Luis OrtegaMatem o Jóquei! (Kill the Jockey), de Luis Ortega

Sinopse: Remo Manfredini é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar o talento e ameaça seu namoro com Abril. No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertaria das dívidas com a poderosa Sirena, ele sofre um grave acidente, some do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. Livre de sua identidade, Remo parece finalmente encontrar um propósito, mas Sirena deseja encontrá-lo vivo ou morto. Competição principal do Festival de Veneza 2024.

  • Os Sonhos de Pepe (Los Sueños de Pepe – Movimiento 2052), de Pablo Trobo
    País: Uruguai

Os Sonhos de Pepe (Los Sueños de Pepe – Movimiento 2052), de Pablo Trobo
Os Sonhos de Pepe (Los Sueños de Pepe – Movimiento 2052), de Pablo Trobo

Sinopse: Em um planeta a caminho do colapso climático, onde a humanidade persegue um modelo predatório de desenvolvimento e consumo, a filosofia do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, acende um alerta em todos nós. O sonho de Pepe é deixar um planeta melhor para as gerações futuras. No entanto, o tempo está se esgotando e não pode ser recuperado.

Leia também: Conheça Os Sonhos de Pepe, um filme inspirador que completa a Première Latina do Festival do Rio 2024

  • Alma do Deserto (Alma del Desierto), de Monica Taboada Tapia
    País: Colômbia, Brasil

Alma do Deserto (Alma del Desierto), de Monica Taboada Tapia
Alma do Deserto (Alma del Desierto), de Monica Taboada Tapia

Sinopse: Após perder seus documentos em um incêndio provocado por vizinhos intolerantes, Georgina, uma mulher trans Wayúu, decide lutar pelo reconhecimento de sua verdadeira identidade. Com seus documentos corrigidos pelas autoridades colombianas, ela poderá exercer o direito fundamental de votar nas eleições. Queer Lion Veneza 2024.

  • O Castigo (El Castigo), de Matías Bize
    País: Chile, Argentina

O Castigo (El Castigo), de Matías Bize
O Castigo (El Castigo), de Matias Bize

Sinopse: Ana dirige séria e irritada. Mateo, seu marido, pede que ela dê a volta, retornando ao lugar na floresta onde abandonaram o filho desobediente de sete anos, Lucas. Apenas dois minutos se passaram, mas o menino desapareceu.

  • No Lugar da Outra (El Lugar de La Otra), de Maite Alberdi
    País: Chile


No Lugar da Outra (El Lugar de La Otra), de Maite Alberdi

Sinopse: Chile, 1955. Quando a popular escritora María Carolina Geel mata seu amante, o caso chama a atenção de Mercedes, a tímida assistente do magistrado encarregado de defender a acusada. Após visitar o apartamento da escritora, Mercedes começa a questionar sua vida, sua identidade e o papel da mulher na sociedade ao encontrar naquele lar um refúgio de liberdade.

  • O Aroma do Pasto Recém Cortado (El Aroma del Pasto Recién Cortado), de Celina Murga
    País: Argentina, Uruguai, Alemanha, México, Estados Unidos, Reino Unido

O Aroma do Pasto Recém Cortado, de Celina Murga
O Aroma do Pasto Recém Cortado (El Aroma del Pasto Recién Cortado), de Diego Lerman

Sinopse: Pablo e Natalia são professores universitários casados e com filhos, mas ambos estão em crise. Ele inicia um caso secreto com uma aluna e ela inicia um caso secreto com um aluno. Porém, as situações que se sucedem em cada uma das histórias, mesmo sendo semelhantes ou até mesmo idênticas, afetam os dois de maneiras distintas.

  • O Homem que Amava Discos Voadores (El Hombre que Amaba los Platos Voladores), de Diego Lerman
    País: Argentina

O Homem que Amava Discos Voadores (El Hombre que Amaba los Platos Voladores), de Diego Lerman
O Homem que Amava Discos Voadores (El Hombre que Amaba los Platos Voladores), de Diego Lerman

Sinopse: 1986. O jornalista José de Zer junto com Chango, seu cinegrafista, empreendem a viagem a La Candelaria (Córdoba) após receberem uma estranha proposta de dois personagens suspeitos. Ao chegar à cidade não há muita coisa que valha a pena analisar ali, apenas um pasto queimado no meio dos morros. O que veio a seguir foi a obra de um gênio mitomaníaco com um talento oculto: a criação audiovisual mais lembrada de uma presença alienígena na história da televisão argentina.

  • Confio em Ti (En Vos Confío), de Agustín Toscano
    País: Argentina

Confio em Ti (En Vos Confío), de Agustín Toscano
Confio em Ti (En Vos Confío), de Agustín Toscano

Sinopse: Documentário híbrido sobre Susana e Nélida, que se conheceram em um convento, abandonaram a vocação, se tornaram um casal e adotaram uma menina de três anos. As duas viviam felizes, mas em 2006 foram acusadas criminalmente pelo desaparecimento de uma amiga, cujo corpo nunca foi encontrado. Embora alegassem inocência, ambas foram condenadas a 20 anos de prisão e suas vidas mudaram drasticamente no período atrás das grades.

  • Estado de Silêncio, de Santiago Maza
    País: México

Estado de Silêncio, de Santiago Maza
Estado de Silêncio, de Santiago Maza

Sinopse: O documentário narra as histórias admiráveis de quatro jornalistas que arriscaram suas vidas perseguindo a verdade e a transparência. Este retrato urgente e íntimo serve como um lembrete oportuno de que a liberdade de imprensa não deve ser ameaçada e cerceada em nenhum lugar do mundo.

  • Pimpinero – Sangue e Gasolina (Pimpinero: Sangre y Gasolina), de Andrés Baiz
    País: Colômbia

Sinopse: No deserto que faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela, contrabandistas de gasolina chamados "pimpineros" arriscam suas vidas transportando combustível ilegal entre os países. Quando Juan, caçula de um clã de três irmãos envolvidos no comércio, é forçado a trabalhar para um rival, o lado obscuro do negócio perigoso é revelado. Determinada a descobrir os segredos que envolvem essa terra de ninguém, a namorada de Juan embarca numa busca pela verdade.

  • Querido Trópico, de Ana Endara
    País: Panamá, Colômbia

Sinopse: Ana María, uma imigrante colombiana empregada como cuidadora, cruza o caminho de Mercedes na Cidade do Panamá. De classe alta, Mercedes luta contra a evolução da demência que lentamente apaga a sua identidade. Conforme suas vidas se entrelaçam, as duas embarcam em uma jornada de descobertas e apoio mútuo. Encarando os desafios do ato de cuidar e a necessidade profunda de conexão enquanto aprendem a sobreviver às suas batalhas pessoais.

  • Vera e o Prazer dos Outros (Vera y el Placer de los Otros), de Romina Tamburello e Federico Actis
    País: Argentina

Sinopse: Aos 17 anos, Vera divide seus dias entre o vôlei, a escola e um hobby secreto: alugar um apartamento vazio para adolescentes que procuram lugar para fazer sexo. Ela rouba as chaves de sua mãe distraída, que administra diversas propriedades, e organiza tudo. Os jovens vêm e vão usando o apartamento por horas ininterruptas. Ao passo que Vera permanece atrás da porta fechada desabrochando seus próprios desejos sexuais enquanto escuta o prazer dos outros.

  • O Ladrão de Cachorros (El Ladrón de Perros), de Vinko Tomicic
    País: Chile, França, México, Bolívia, Itália

Sinopse: Martín, um engraxate órfão de 13 anos que trabalha nas ruas de La Paz, na Bolívia, decide roubar o cão do seu melhor cliente: um alfaiate solitário que ele imagina ser seu pai biológico.

    ...

    Leia mais:

    Siga o Festival do Rio nas redes sociais:



    Voltar