Publicado em 01/09/2024

O Crime do Padre Amaro, O Segredo dos Seus Olhos, O Pântano e Tempestade estão entre os filmes de destaque da mostra Première Latina que estão disponíveis no streaming — Foto: divulgação

Falta pouco para a divulgação da programação oficial do 26º Festival do Rio, que acontece entre os dias 3 e 13 de outubro, então que tal iniciar o aquecimento assistindo alguns dos principais destaques das seleções de anos anteriores? 

Nesta matéria, listamos 25 filmes que marcaram a mostra Première Latina, incluindo clássicos consagrados pela crítica e multipremiados em grandes festivais de cinema como O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella, O Pântano, de Lucrecia Martel, e Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu.

Leia também:

7 Caixas, Chocó, Jovem Aloucada e Argentina, 1985 estão entre os filmes de destaque da mostra Première Latina que estão disponíveis no streaming  — Foto: divulgação

A Première Latina é uma das mostras mais longevas da história do Festival do Rio e está presente na programação do evento desde a sua segunda edição, realizada no ano 2000. Apenas as mostras Première Brasil, Panorama Mundial, Expectativa e Midnight, presentes na primeira edição, são mais antigas.

No ano 2000, a proposta da Première Latina foi expandir a janela da seleção Imagens Argentinas, que foi apresentada no Festival do Rio de 1999, trazendo também um retrato do cinema produzido em países como Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Peru, Colômbia, Equador, Venezuela e México. 

Desde o seu início, a Première Latina tem como intuito contribuir com a aproximação cultural dos povos latino-americanos e apresentar ao público carioca, fluminense e brasileiro uma janela para os destaques da produção audiovisual de nossos vizinhos de continente, incluindo filmes que dialogam com questões sociais similares às vividas no Brasil e que ressaltam nossas semelhanças e particularidades.

A seguir, confira 25 produções latino-americanas que se destacaram programação de edições anteriores do Festival do Rio que estão disponíveis nas mais diversas plataformas de streaming.

  • O Pântano, de Lucrecia Martel (2001)
    País: Argentina / França / Espanha / Japão

Sinopse: Em Salta, Argentina, as férias de Mecha e sua família estão chegando ao fim. O tempo passa mais devagar, marcado por cochilos perto da piscina, visitas de primos e crianças brincando de guerra na selva. Uma tensão silenciosa e uma série de incidentes começam lentamente a perturbar a ordem familiar. Premiado nos festivais de Berlim, Sundance e Locarno.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella (2009)
    País: Argentina / Espanha

Sinopse: Um assessor jurídico aposentado escreve um romance com a esperança de fechar um de seus antigos casos de homicídio, que permanece sem solução, e superar o amor não correspondido que sentia por seu chefe. Décadas depois, ambas as memórias continuam a persegui-lo. Vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro do Prêmio Goya de melhor filme.

Onde assistir: Disney+, Prime Video, Looke

  • Amores Brutos, de Alejandro González Iñárritu (2000)
    País: México

Sinopse: Octavio tem uma paixão obsessiva por sua cunhada, Daniel deixa sua família por uma perturbada supermodelo e El Chivo planeja um assassinato. Indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro e premiado na Semana da Crítica do Festival de Cannes.

Onde assistir: Netflix

Sinopse: Durante o verão de 1990 no Chile, as pessoas começam a sentir uma crescente sensação de liberdade, enquanto três adolescentes enfrentam seus primeiros amores e medos. Primeiro filme dirigido por uma mulher a vencer o prêmio de melhor direção no Festival de Locarno.

Onde assistir: Claro TV+, Belas Artes à la Carte

  • Tótem, de Lila Avilés (2023)
    País: México / Dinamarca / França

Sinopse: Sol, uma menina de sete anos, passa o dia na casa do avô ajudando suas tias nos preparativos para uma festa surpresa para seu pai doente. À medida que o dia avança e a chegada do pai é adiada, os laços que mantêm a família unida são postos à prova. Sol entenderá que, depois desta noite, seu mundo vai mudar drasticamente. Vencedor do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim 2023.

Onde assistir: Netflix

  • Chocó, de Jhonny Hendrix (2012)
    País: Colômbia

Sinopse: A história de Chocó, uma jovem de 27 anos que tem dois filhos, um pequeno barraco de madeira nos limites de um povoado colombiano, um emprego mal remunerado em uma mina de ouro e um marido tocador de marimba chamado Everlides, que joga fora o pouco dinheiro que tem.

Onde assistir: Prime Video

  • 7 Caixas, de Juan Carlos Maneglia e Tana Schémbori (2012)
    País: Paraguai 

Sinopse: Victor, 17 anos, sonha em ser famoso e ver seu rosto circulando pelos televisores expostos no imenso Mercado 4 em Assunção, Paraguai. A solução parece vir quando recebe a oferta de transportar sete caixas — cujo conteúdo desconhece — e ganhar em troca 100 dólares. Cruzar os nove blocos que compõem o mercado parece ser uma missão fácil, mas a coisa se complica durante o caminho. Com ampla projeção internacional, se tornou o filme mais visto da história do cinema paraguaio. Exibido no Festival de Toronto e premiado no Festival de San Sebastián.

Onde assistir: Plex BR

  • Maria Cheia de Graça, de Joshua Marston (2004)
    País: Colômbia / Equador / Estados Unidos da América

Sinopse: Uma colombiana grávida de 17 anos vira mula para uma gangue de traficantes em uma busca desesperada por um dinheiro de que necessita muito. A protagonista Catalina Sandino Moreno venceu o prêmio de melhor atriz no Festival de Berlim e foi indicada ao Oscar de melhor atriz em 2005.

Onde assistir: Max, Prime Video (com assinatura premium)

  • Jovem Aloucada, de Marialy Rivas (2012)
    País: Chile

Sinopse: Apesar de sua família religiosa a julgar devota e dócil, a jovem Daniela tem um blog de confissões sexuais para adolescentes com desejos como os dela. Vencedor do prêmio World Cinema Screenwriting Award no Festival de Sundance.

Onde assistir: Netflix

Sinopse: ​Eve é uma jovem camareira que trabalha em um dos hotéis mais luxuosos da Cidade do México, com hóspedes tão ricos que só consegue imaginar suas vidas através de fantasias íntimas com os pertences que deixam para trás. Turnos longos e cansativos impedem que Eve cuide de seu filho, mas ela acredita que sua situação irá melhorar se for promovida para suítes de nível executivo, com agenda mais pesada. Com esse objetivo, ela também se inscreve no programa de educação para adultos do hotel. Duas improváveis relações no trabalho a ajudam a encontrar a coragem que tanto busca.​

Onde assistir: FilmiccaBR

  • Argentina, 1985, de Santiago Mitre (2022)
    País: Argentina / Estados Unidos 

Sinopse: Inspirado em fatos reais, conta a história dos promotores Julio Strassera e Luis Moreno Ocampo, que ousaram investigar e processar a ditadura militar mais sangrenta da Argentina, no ano de 1985. Seleção oficial do Festival de Veneza 2022 e vencedor do Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira.

Onde assistir: Prime Video

  • Temporada de Patos, de Fernando Eimbcke (2005)
    País: México

Sinopse: Era para ser um domingo qualquer para dois adolescentes, mas o encontro inesperado com uma vizinha transforma a calmaria do dia em uma aventura caótica.

Onde assistir: Netflix

  • A Antena, de Esteban Sapir (2007)
    País: Argentina

Sinopse: Uma cidade inteira perdeu a voz. O Sr. TV, dono do único canal de televisão da cidade, está executando um plano sinistro para controlar todos os habitantes.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • Post Mortem, de Pablo Larraín (2010)
    País: Chile / México

Sinopse: Mario, 55, trabalha em um necrotério digitando relatórios de autópsia. Durante o golpe militar de 1973 que deixou Pinochet no comando do Chile, enquanto corpos se acumulam ele fantasia sobre sua vizinha Nancy, uma dançarina de cabaré, que desaparece misteriosamente. Mario começa uma busca frenética.

Onde assistir: MUBI, Prime Video

  • A Menina Santa, de Lucrecia Martel (2004)
    País: Argentina / Itália / Países Baixos / Espanha

Sinopse: Amalia, uma adolescente dividida entre sua sexualidade e a fé católica, se depara com os avanços impróprios do Dr. Jano. Indignada e, ao mesmo tempo, inspirada, ela acredita que sua missão é salvá-lo. Ao se tornar uma voyeur incomum, ela começa a perseguir o médico. Seleção oficial do Festival de Cannes 2004.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • Os Delinquentes, de Rodrigo Moreno (2023)
    País: Argentina / Luxemburgo / Brasil / Chile

Sinopse: Dois bancários, Román e Morán, questionam suas rotinas e seus cotidianos tediosos em Buenos Aires. Um deles encontra uma solução: cometer um crime. Ele envolve o parceiro no projeto e, de certo modo, é bem-sucedido no plano. Isso os leva a uma grande mudança de vida, na esperança de uma existência mais satisfatória. Exibido na mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • O Crime do Padre Amaro, de Carlos Carrera (2002)
    País: México / Argentina / Espanha

Sinopse: O recém-ordenado padre Amaro é enviado a uma pequena cidade para trabalhar na paróquia local. Ao se apaixonar pela bela devota Amélia, uma tragédia sem precedentes marcará sua vida. Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de melhor filme em língua estrangeira.

Onde assistir: Max, Claro TV+, Prime Video (com assinatura premium)

  • Puan, de María Alché e Benjamín Naishtat (2023)
    País: Argentina / Brasil /Itália / Alemanha / França

Sinopse: Marcelo dedicou sua vida ao ensino na Faculdade de Filosofia. Quando o professor Caselli, seu mentor, morre inesperadamente, Marcelo espera herdar o reinado do departamento. No entanto, seus planos vão por água abaixo com a chegada de Rafael Sujarchuk, um colega carismático e sedutor que retorna de seu pedestal em universidades europeias para reivindicar o Departamento de Filosofia. Os esforços desajeitados de Marcelo para provar que é o candidato ideal desencadeiam um hilário duelo filosófico, enquanto sua vida — e o país — entram em uma espiral de caos. Vencedor dos prêmios de atuação (Marcelo Subiotto) e melhor roteiro no Festival de San Sebastián.

Onde assistir: Prime Video

  • Abutre, de Pablo Trapero (2010)
    País: Argentina / Chile / França / Coreia do Sul / Espanha

Sinopse: Sosa é um advogado que perdeu a licença para trabalhar e que usa a alta taxa de mortalidade em acidentes de trânsito na Argentina a seu favor, explorando os feridos como parte de uma ONG corrupta. Um acidente em uma noite fatídica faz com que Sosa conheça Luján, uma médica que está tentando salvar a pessoa que Sosa está tentando transformar em cliente. Seus mundos colidem como os acidentes com os quais estão tão familiarizados.

Onde assistir: Netflix / Disney+

  • Tempestade, de Tatiana Huezo (2016)
    País: México

Sinopse: ​Em uma manhã qualquer, Miriam é presa e acusada sem provas de tráfico de pessoas. A violência que ela sofreu e a qual foi exposta durante sua prisão deixou uma lacuna profunda em sua vida. Adela trabalha como palhaça em um circo itinerante. Dez anos atrás, sua vida foi transformada de forma irreversível, e todas as noites durante o show ela evoca sua filha desaparecida, Monica. Através de uma viagem subjetiva e emocional, esta é a jornada de duas mulheres, um retrato do poder paralisante do medo e do impacto da violência que aflige o México. Festival de Berlim 2016.​

Onde assistir: FilmiccaBR

  • O Menino Peixe, de Lucía Puenzo (2009)
    País: Argentina / França / Espanha

Sinopse: Apesar das diferenças, Ailin e Lala se apaixonam. Juntas, elas traçam um plano para viver esse amor, mas são impedidas por segredos do passado e por um crime.

Onde assistir: Telecine, Reserva Imovision, Globoplay (com assinatura premim), Prime Video (com assinatura premium)

  • O Abraço Partido, de Daniel Burman (2004)
    País: Argentina / França / Itália / Espanha

Sinopse: Um jovem judeu trabalha com sua mãe em uma retrosaria de uma galeria em Once, e está iniciando os trâmites para obter a cidadania polonesa e morar na Europa. Este filme conta a história dele, a dos diferentes personagens que habitam na galeria e a do seu pai, que faz vários anos foi lutar na Guerra de Yom Kippur, e que agora volta para se reencontrar com seu filho.

Onde assistir: Prime Video

  • Heróico, de David Zonana (2023)
    País: México / Suécia

Sinopse: Luis, um jovem de 18 anos de origem indígena, ingressa no Colégio Militar Heroico com a esperança de garantir um futuro melhor. Lá ele encontra um sistema rígido e institucionalmente violento projetado para torná-lo um soldado perfeito.

Onde assistir: Prime Video

  • A Criada, de Sebastián Silva (2009)
    País: Chile / México

Sinopse: Raquel trabalha como empregada doméstica e babá em uma família chilena há 23 anos. Ela é aceita como parte da família, mas ainda mora no quarto dos fundos e faz suas refeições separada dos moradores da casa. Com a intimidade que se desenvolveu ao longo das décadas, Raquel não hesita em criticar atitudes dos donos da casa e dos filhos destes, o que acaba gerando problemas com a filha adolescente. Quando os conflitos aumentam, a mãe descarta a possibilidade de demitir a empregada, preferindo contratar uma segunda ajudante, muito mais nova do que a primeira. Percebendo a diminuição de sua influência dentro do lar, Raquel fará de tudo para se impor contra a nova garota contratada. Premiado no Festival de Sundance 2009.

Onde assistir: Looke, Prime Video (com assinatura premium)

Sinopse: Chile, 1976, um dos mais sangrentos anos da ditadura do general Augusto Pinochet. Carmen é uma dona de casa que vive a placidez da vida burguesa de classe média. Até o dia em que recebe o apelo do padre da família para que esconda, por piedade, um refugiado político em sua casa de praia. Exibido na Quinzena dos Realizadores no Festival de Cannes 2022.

Onde assistir: Max, Prime Video (com assinatura premium)



Voltar