Saiba onde assistir aos filmes premiados com o Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção no Festival do Rio Maior parte dos filmes consagrados com a cobiçada honraria da Première Brasil está disponível nas plataformas digitais
Cidade Baixa, de Sérgio Machado, venceu o Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem 7º Festival do Rio (2005) — Foto: divulgação
Joia da coroa da programação do Festival do Rio desde sua primeira edição, realizada em 1999, a Première Brasil tornou-se a grande vitrine do cinema nacional. Celeiro de talentos e espaço de celebração da diversidade cinematográfica brasileira, a mostra competitiva não apenas revelou novos nomes, mas também consolidou a trajetória de cineastas que, ao longo dos anos, foram laureados com o prestigioso Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção — a distinção máxima que encerra as noites de premiação do festival.
Uma das produções mais recentes a desfrutar deste prestígio foi A Batalha da Rua Maria Antônia, de Vera Egito, que venceu o prêmio principal na edição de 2023 do Festival do Rio e chegou ao circuito comercial de salas na última quinta-feira (27/3), reafirmando a importância da mostra como um espaço de projeção para o cinema brasileiro.
Em quase um quarto de século de projeções e troféus, a Première Brasil exaltou filmes intensos, inovadores e competentes que impulsionaram carreiras de cineastas como Karim Aïnouz, Kléber Mendonça Filho, Gabriel Mascaro, Anita Rocha da Silveira, Juliana Rojas, Marco Dutra e tantos outros nomes que assinaram longas-metragens que marcaram a história do Festival do Rio e seguem sendo apreciados por gerações de cinéfilos brasileiros.
Felizmente, muitas dessas produções estão ao alcance do público brasileiro espalhadas em diversas plataformas de streaming ofertadas no país. Se você procura explorar a riqueza do cinema nacional a partir do recorte das produções vencedoras do troféu mais cobiçado da Première Brasil, aproveite para revisitar ou apreciar pela primeira vez algumas das principais obras que já passaram pelo Festival do Rio.
A seguir, reunimos os filmes vencedores da Première Brasil que já estão disponíveis no streaming no Brasil, para que você possa assisti-los quando quiser.
Baby, de Marcelo Caetano
Sinopse: Após ser liberado de um centro de detenção juvenil, Wellington se vê sozinho e perdido nas ruas de São Paulo, sem contato com seus pais e sem recursos para reconstruir sua vida. Durante uma visita a um cinema pornô, ele encontra Ronaldo, um homem mais velho, que lhe ensina novas formas de sobrevivência. Gradualmente, o relacionamento entre eles se transforma em uma paixão conflituosa, oscilando entre exploração e proteção, ciúmes e cumplicidade. Prêmio de Ator Revelação para Ricardo Teodoro na Semana da Crítica Cannes 2024.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Ator (João Pedro Mariano) e Melhor Direção de Arte (Thales Junqueira) e do Prêmio Especial do Júri no Prêmio Felix no 26º Festival do Rio (2024).
- Leia mais: Juventude, sobrevivência e relacionamentos conflituosos constroem mapa afetivo de São Paulo em Baby
Malu, de Pedro Freire
Onde assistir: ClaroTV+ e Vivo Play
Sinopse: Malu, uma mulher de meia idade com um passado glorioso, se vê presa em um caos existencial. A complexa relação com sua mãe conservadora e sua filha adulta torna a crise ainda mais aguda, em meio a momentos de carinho e alegria entre as três. Um retrato de uma mulher em busca da melhor versão de si mesma.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Roteiro (Pedro Freire), Melhor Atriz (Yara de Novaes) e Melhor Atriz Coadjuvante (Carol Duarte e Juliana Carneiro da Cunha) no 26º Festival do Rio (2024).
Paloma, de Marcelo Gomes
Onde assistir: Globoplay
Sinopse: Paloma é uma mulher trans que está decidida a realizar seu maior sonho: um casamento tradicional, na igreja, com seu namorado, Zé. Ela trabalha duro como agricultora numa plantação de mamão e está economizando para pagar a festa. A recusa do padre em aceitar seu pedido obrigará Paloma a enfrentar a sociedade rural. Ela sofre violência, traição, preconceito e injustiça, mas nada abala sua fé.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Atriz (Kika Sena) e do Prêmio Felix de Melhor Filme Brasileiro no 24º Festival do Rio (2022).
Medusa, de Anita Rocha da Silveira
Onde assistir: Globoplay
Sinopse: Há muitos e muitos anos, a bela Medusa foi severamente punida por Atena, a deusa virgem, por não ser mais pura. Hoje, a jovem Mariana pertence a um mundo em que deve se esforçar ao máximo para manter a aparência de uma mulher perfeita. Para não caírem em tentação, ela e suas amigas se empenham ao máximo para controlar tudo e todas à sua volta. Porém, há de chegar o dia em que a vontade de gritar será mais forte.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Direção de Ficção (Anita Rocha da Silveira) e Melhor Atriz Coadjuvante (Lara Tremouroux) no 23º Festival do Rio (2021).
Fim de Festa, de Hilton Lacerda
Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)
Sinopse: Voltando antecipadamente de suas férias depois do período carnavalesco para investigar o assassinato de uma jovem turista francesa, Breno Wanderley se depara com possíveis espelhamentos de sua própria história, da qual não consegue se desvencilhar. Entre a quarta-feira de cinzas e o domingo pós-carnaval, buscando desvendar o crime, vê em seu filho, também chamado Breno, uma chance de se reinventar numa cidade partida e melancólica.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Roteiro no 21º Festival do Rio (2019).
Tinta Bruta, de Marcio Reolon e Filipe Matzembacher
Onde assistir: Telecine, Globoplay (com assinatura premium), Prime Video (com assinatura premium)
Sinopse: Em momento particularmente difícil, Pedro responde a um processo criminal e, ao mesmo tempo, tem que lidar com a mudança da irmã para o outro lado do país. Sozinho no escuro do seu quarto, ele, em uma forma de catarse, assume o codinome GarotoNeon e começa a dançar, com o anonimato garantido por camadas de tinta néon sobre a pele, diante de milhares de desconhecidos que o assistem pela webcam. Exibido no Festival de Berlim 2018, o longa conquistou os prêmios de Melhor Filme - Teddy Awards e Melhor Filme Panorama (júri CICAE).
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Ator (Shi Menegat), Melhor Ator Coadjuvante (Bruno Fernandes) e Melhor Roteiro (Filipe Matzembacher, Marcio Reolon) no 20º Festival do Rio (2018).
As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium), Apple TV (compra e aluguel)
Sinopse: Clara, enfermeira solitária da periferia de São Paulo, é contratada pela rica e misteriosa Ana como babá de seu futuro filho. Uma noite de lua cheia muda para sempre a vida das duas mulheres.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Atriz Coadjuvante (Marjorie Estiano), Melhor Fotografia (Rui Poças), do Prêmio Felix de Melhor Longa-Metragem e do Prêmio da Crítica FIPRESCI no 19º Festival do Rio (2017)
- Leia mais: Elenco e equipe de As Boas Maneiras falam sobre 'fábula gótica' lúdica no Cine Encontro
- Leia mais: O fantástico Brasil real
Fala Comigo, de Felipe Sholl
Onde assistir: disponível para aluguel e venda na Apple TV e no YouTube
Sinopse: Diogo, 17 anos, gosta de ligar para as pacientes da sua mãe psicanalista e se masturbar enquanto as ouve. Uma dessas pacientes é Ângela, 43, que acabou de ser abandonada pelo marido. Quando Diogo liga para Ângela e não fala nada, ela pensa ser o marido na linha. Ao descobrir que é Diogo, sente raiva, repulsa. Mas principalmente sente-se atraída por essa pessoa que liga para ela todo dia. Apaixonados, eles precisam encontrar uma maneira de permanecerem juntos. Mas os obstáculos são inúmeros.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de melhor Longa-Metragem de Ficção e de Melhor Atriz (Karine Teles) no 18º Festival do Rio (2016).
- Leia mais: Uma história de amor incomum
Sangue Azul, de Lírio Ferreira
Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium), Apple TV (compra e aluguel)
Sinopse: Há 20 anos, numa ilha vulcânica e paradisíaca, um menino de 10 anos foi separado de sua irmã. A mãe, temerosa que uma atração incestuosa se desenvolvesse entre os dois, mandou seu filho para o continente com Kaleb, o ilusionista do Circo Netuno, que estava passando pela ilha. No continente, Kaleb instruiu o menino nas artes do circo e do espírito, e o ex-ilhéu se tornou Zolah, o Homem Bala. Zolah agora está de volta à ilha com o circo. Um paralelo entre cinema e circo para falar de mar, arte e amor
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Direção de Ficção (Lírio Ferreira) e Melhor Ator Coadjuvante (Rômulo Braga) no 16º Festival do Rio (2014).
- Leia mais: O circo está vivo
O Lobo Atrás da Porta, de Fernando Coimbra
Onde assistir: PlutoTV, Prime Video (compra e aluguel), Apple TV (compra e aluguel), YouTube (aluguel)
Sinopse: Uma criança é raptada. Na delegacia, Sylvia e Bernardo, pais da vítima, e Rosa, a principal suspeita e amante de Bernardo, prestam depoimentos contraditórios que nos levarão aos recantos mais obscuros dos desejos, mentiras, carências e perversidades do relacionamento desses três personagens.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Atriz (Leandra Leal) no 15º Festival do Rio (2013).
- Leia mais: Premiado no Festival de San Sebastián, O lobo atrás da porta é discutido no Cine Encontro
- Leia mais: Leandra Leal e Irandhir Santos brilham em Os Enforcados, novo filme do diretor de O Lobo Atrás da Porta
O Som ao Redor, de Kléber Mendonça Filho
Onde assistir: Netflix, Telecine, Prime Video (com assinatura premium), Globoplay (com assinatura premium)Apple TV (compra e aluguel)
Sinopse: A vida numa rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranqulidade para alguns, e tensão para outros, numa comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção e de Melhor Roteiro (Kléber Mendonça Filho) no 14º Festival do Rio (2012).
A Hora e a Vez de Augusto Matraga, de Vinícius Coimbra
Onde assistir: PlutoTV, YouTube (aluguel)
Sinopse: Baseado no conto de Guimarães Rosa, o filme conta a história de Augusto Matraga, fazendeiro falido e violento que vive acima da lei no sertão de Minas Gerais. Em dificuldades ele cai numa emboscada que quase o leva à morte. Renascido, Matraga volta-se para a fé e o trabalho árduo em busca de redenção. Anos depois, chega na vila o rei do sertão, Joãozinho Bem-Bem, e seu bando de jagunços. Esta nova amizade atravessará seu destino. Dentro de Matraga, o santo e o guerreiro vão duelar até que chegue sua hora e sua vez.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Ator (João Miguel), Melhor Ator Coadjuvante (José Wilker), do Prêmio Especial do Júri (pela atuação de Chico Anysio) e do prêmio de Melhor Filme pelo Júri Popular no 13º Festival do Rio (2011).
VIPs, de Toniko Melo
Onde assistir: disponível para aluguel e venda no YouTube
Sinopse: Marcelo não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios, onde aplica seguidos golpes.Um dos mais conhecidos é quando finge ser Henrique Constantino, filho do dono de uma empresa de aviação, durante um Carnaval em Recife. Na mesma ocasião, chegou a ser entrevistado no programa do apresentador Amaury Jr. (que caiu na conversa do golpista). Marcelo circulou pelas altas rodas da sociedade. Foi preso diversas vezes e escapou outras tantas.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem, Melhor Ator (Wagner Moura), Melhor Atria (Gisele Froés) e Melhor Ator Coadjuvante (Jorge D'elia).
Os Famosos e os Duendes da Morte, de Esmir Filho
Onde assistir: disponível para aluguel e compra na AppleTV
Sinopse: O menino sem nome conhece a garota sem pernas, que lhe mostra um mundo no qual ele embarca como alguém que nunca mais deseja voltar à realidade. Para o menino, a vida virtual é a única verdade. Mas a garota parte para outro mundo, deixando imortalizada sua história em vídeos e fotos na internet. A partida da única pessoa da cidade com quem ele se identifica deixa o menino ainda mais sozinho. Guiado pela música de Bob Dylan, ele mergulha em suas lembranças até o surgimento de Julian, uma figura misteriosa que desencadeia uma série de acontecimentos em sua vida até então previsível.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem e do Prêmio da Crítica no 11º Festival do Rio (2009).
Se Nada Mais Der Certo, de José Eduardo Belmonte
Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)
Sinopse: Um grupo de amigos da classe média paulistana se une tendo a dificuldade financeira como algo em comum. Decididos a mudar radicalmente a situação, eles planejam um golpe que pode transformar suas vidas.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Atriz (Caroline Abras) 10º Festival do Rio (2008).
Mutum, de Sandra Kogut
Onde assistir: Netflix, Globoplay
Sinopse: Na companhia do irmão, Thiago precisa enfrentar as lições de vida, violência e maturidade. Sua infância é lentamente deixada para trás, vivendo na mata escura e assustadora.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção no 9º Festival do Rio (2007).
O Céu de Suely, de Karim Aïnouz
Onde assistir: Netlix, Globoplay
Sinopse: Retornando para o interior do Ceára, Hermila é abandonada pelo marido. Ela, então, decide rifar o próprio corpo para sair da cidade onde vive e busca uma nova vida.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção, Melhor Direção (Karim Äinouz) e Melhor Atriz (Hermilla Guedes) no 8º Festival do Rio (2006).
Cidade Baixa, de Sérgio Machado
Onde assistir: Netflix, Globoplay
Sinopse: Amigos desde a infância, Deco e Naldinho ganham a vida fazendo fretes e aplicando golpes. Eles conhecem a prostituta Karinna, que se torna protagonista de um triângulo amoroso.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção e Melhor Atriz (Alice Braga) no 7º Festival do Rio (2005).
Tainá: Uma Aventura na Amazônia, de Tânia Lamarca e Sérgio Bloch
Onde assistir: ClaroTV+
Sinopse: Tainá vive na Amazônia com o avô. Ela é perseguida por defender a floresta dos caçadores e precisa se mudar para uma vila. Lá, ela conhece Joninho, um menino da cidade grande. Juntos, a dupla aprende a lidar com os valores da cidade e da floresta.
Prêmios: vencedor do Troféu Redentor de Melhor Longa-Metragem de Ficção no 2º Festival do Rio (2000).
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:
O Festival do Rio conta com patrocínio master da Shell, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.
Voltar