Premiado no Festival de San Sebastián, O lobo atrás da porta é discutido no Cine Encontro O longa de estreia de Fernando Coimbra compete na Premiere Brasil
O mediador da conversa, o crítico de cinema Rodrigo Fonseca, lembrou que o filme já tem uma forte trajetória nos festivais internacionais, tendo sido premiado recentemente no Festival de San Sebastián, na Espanha. O diretor contou que o roteiro surgiu após uma longa pesquisa sobre o evento real, mas disse ter optado por não fazer uma adaptação do ocorrido, usando apenas certos elementos do fato em sua trama.
Lula Carvalho, diretor de fotografia do filme (conhecido por fotografar títulos como Tropa de elite e Éden) afirmou que trabalha há bastante tempo com Coimbra, elogiando a capacidade do realizador de trabalhar o aspecto visual do filme.
A montadora, Karen Akerman, e o responsável pelo desenho de som do filme, Ricardo Cutz, falaram sobre a construção do clima, repleto de tensão. Akerman colocou que o processo de montagem almejou encontrar um equilíbrio entre as duas histórias que compõem o filme, e ressaltou o papel da intuição nessa busca. Cutz, por sua vez, lembrou que este foi um dos poucos trabalhos em que pôde pensar o som de forma bastante global, já que compôs a trilha, além de ter editado e mixado o som do filme. O compositor comentou ainda o desejo de criar um realismo no ambiente sonoro da obra, que almejou retratar a urbanidade, pontuado por momentos em que o som funcionou como ponto de virada para a trama. Nessa direção, Coimbra revelou que a música composta por Cutz antes das filmagens fez com ele reescrevesse certas sequências do roteiro.
O produtor Rodrigo Castellar, que o mediador definiu como um “produtor autoral”, ressaltou o empenho de toda a equipe como um componente essencial do sucesso do filme, informando que O lobo atrás da porta tem estreia prevista para o primeiro semestre de 2014.
Texto: Maria Caú
Fotos: Viviane Laprovita
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