Publicado em 29/08/2013

Em 2009, um pequeno filme francês chamou atenção do público e da crítica na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes. Era O rei da fuga, comédia de toques surrealistas sobre a relação entre Armand, um gordinho quarentão, e Curly, um adolescente com os hormônios à flor da pele. O filme revelou ao mundo o cineasta Alain Guiraudie. Mas, ao contrário do que muitos pensavam, aquele não era seu primeiro filme. Ele já havia dirigido quatro longas, além de um filme para a TV.

Cannes esse ano foi novamente cenário para Guiraudie revelar seu novo trabalho. Um estranho no lago, a história de amor entre dois rapazes que se conhecem num lago isolado, cenário para encontros sexuais entre homens desconhecidos, foi exibido na seção Um Certo Olhar e ganhou o prêmio de melhor direção da mostra. Pouco depois, o filme estreou em salas comerciais francesas e seu cartaz causou polêmica quando alguns cinemas se recusaram a exibi-lo.

O Festival do Rio, que já exibira O rei da fuga em 2009, fará esse ano uma retrospectiva completa de Alain Guiraudie, com exibição de todos os seus seis longas para cinema e de seu telefilme. Confira abaixo a filmografia do diretor e o trailer de sua mais nova obra.

Um estranho no lago (2013)

O rei da fuga (2009)

Voici venu le temps (2005)

Pas de repos pour les braves (2003)

Ce vieux rêve qui bouge (2001)

Du soleil pour les gueux (2001)



Voltar