Publicado em 02/10/2013

Paul Schrader ia apresentar seu The Canyons às 19h15 dessa terça (1º) no Odeon. No entanto, devido aos protestos que aconteceram na Cinelândia, as sessões do principal cinema do Festival tiveram de ser canceladas. A do filme, que também contaria com a entrega do Redentor Life Achievement Award ao diretor, foi remanejada para o Estação Botafogo 1, à meia-noite. Mesmo com a mudança, Schrader aceitou o prêmio sob aplausos do público presente. O cineasta comentou o momento que a cidade enfrenta na página do filme no Facebook:

“O Festival do Rio tem sido atingido por protestos desde sua abertura. Os manifestantes cercaram seu principal cinema, tornando impossível a exibição de filmes por lá. (As manifestações são contra o governo, não o festival. Mas o festival atrai olhares internacionais) A sessão de hoje de The Canyons, assim como a entrega do Life Achievement Award a Paul Scharder (ou seja, eu) passou de 19h15 no Odeon Petrobras para um local mais ‘seguro’ à meia-noite. Eu tenho assistido aos protestos ao vivo pela televisão. Parece que o drama segue o filme por onde passa”

Pouco depois da sessão, o diretor postou uma foto do troféu e mais alguns comentários:

“O Troféu Redentor. Eu preferia tê-lo recebido sob uma cortina de gás lacrimogêneo e usando uma máscara de gás. Mas a realidade foi muito mais prosaica. O motivo pelo qual a cerimônia de entrega do prêmio e a sessão de The Canyons foram remarcadas não tem nada a ver com o filme ou o festival. É que o principal cinema do festival fica na praça que está sendo ocupada pelos manifestantes anti-governo”.



Voltar