Publicado em 10/10/2013

O último debate do Cine Encontro 2013 na Sede do Festival ocorreu ontem (09) e teve como assunto Minutos atrás, longa-metragem de Caio Sóh que traz os atores Vladimir Brichta e Otávio Müller como viajantes numa terra árida e hostil. Para um público numeroso, a mediadora da conversa, Irina Neves, representante da distribuidora do filme, a H20, informou que a obra deve ser lançada muito em breve, ainda este ano.

O realizador falou sobre a escolha do elenco, contando que os três atores abriram mão de seus cachês e se tornaram sócios do projeto, que a produtora Luana Lobo informou ter custado somente 330 mil reais, tendo sido filmado em apenas dez dias. Sóh e Lobo, que já haviam trabalhado em parceria antes no longa Teu olhos meus, de 2011, lembraram ainda que o filme se baseia numa peça de autoria do diretor. “Eu tinha uma paixão muito grande por este texto”, declarou Lobo.

Sobre a trilha sonora, Sóh apontou que as canções representam as falas do personagem de Paulinho Moska, e elogiou o talento do músico: “Ele acrescentou em tudo”, disse. Com relação à técnica utilizada na fotografia, que mescla o colorido e o preto e branco, o realizador contou que a ideia surgiu num rompante, e explicou um pouco do processo de rotoscopia, ressaltando o fato de que os avanços tecnológicos permitem que esse efeito seja conseguido de maneira muito menos árdua do que no passado.

Sóh falou ainda sobre seu método de criação: “Eu sou mais escritor do que qualquer coisa. Eu sou um experimentador do cinema”, afirmou, ao que Lobo completou: “Ele é criativo o tempo inteiro”.

Texto: Maria Caú

Fotos: Viviane Laprovita




Voltar