Publicado em 15/08/2024

O Mensageiro, com Valentina Herszage, e O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, com Caio Blat, estão entre as principais estreias da semana — Foto: divulgação/Imovision/Filmes do Estação
O Mensageiro, com Valentina Herszage, e O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, com Caio Blat, estão entre as principais estreias da semana — Foto: divulgação/Imovision/Filmes do Estação

Por João Vitor Figueira

O Mensageiro, O Diabo na Rua no Meio do Redemunho e O Auge do Humano 3 estão entre as principais estreias desta quinta-feira, 15/8. As três produções que nesta semana despontam no circuito comercial de salas de cinema do Brasil marcaram presença na programação da edição de 2023 do Festival do Rio.

Com direção de Lúcia Murat, cineasta dona de uma trajetória multipremiada no Festival do Rio, O Mensageiro competiu pela Première Brasil na edição do ano passado e “retrata momentos de humanidade em meio ao horror”, na definição da diretora.

Leia mais: O Mensageiro: gestos de humanidade nos porões da ditadura

Shi Menegat e Valentina Herszage em O Mensageiro, de Lúcia Murat — Foto: divulgação/Imovision
Shi Menegat e Valentina Herszage em O Mensageiro, de Lúcia Murat — Foto: divulgação/Imovision

O Mensageiro traz Valentina Herszage, vencedora do Troféu Redentor de Melhor Atriz por sua atuação em Mate-me Por Favor, no papel de Vera, uma ativista política de esquerda que enfrenta as incertezas da prisão e o horror da tortura nos porões de um quartel durante a ditadura militar.

Shi Menegat, que também já venceu um prêmio de atuação no Festival do Rio por seu trabalho Tinta Bruta, interpreta Armando, um jovem soldado recém-chegado do Sul do país que tenta formar um vínculo com Vera.

Valentina Herszage em O Mensageiro — Foto: divulgação/Imovision
Valentina Herszage em O Mensageiro — Foto: divulgação/Imovision

Enquanto acompanha o sofrimento da prisioneira, Armando desenvolve uma amizade com Maria (Georgette Fadel), mãe de Vera, uma mulher conservadora e católica que pressiona os militares em um contexto de grande repressão para garantir a liberdade da filha.

“O filme é uma ficção que parte de uma experiência que eu vivi”, disse Lúcia Murat durante um debate com o público na edição de 2023 do Festival do Rio. Na juventude, a diretora combateu a ditadura militar no movimento estudantil e como parte da luta armada, chegando a passar três anos encarcerada pelo regime. A experiência a fez incorporar alguns elementos autobiográficos no enredo de O Mensageiro, com roteiro assinado pela diretora em parceria com Tunico Amâncio.

Shi Menegat, Georgette Fadel, Lucia Murat e Valentina Herszage no tapete vermelho da Première Brasil — Foto: Festival do Rio/Claudio Andrade
Shi Menegat, Georgette Fadel, Lucia Murat e Valentina Herszage no tapete vermelho da Première Brasil — Foto: Festival do Rio/Claudio Andrade

“Quando eu estava no DOI-CODI, um soldado levou uma mensagem para a minha mãe. Três anos depois, eu soube que minha mãe tinha sido madrinha do casamento dele”, comentou a diretora.

Lúcia Murat já recebeu o Troféu Redentor de melhor direção de longa-metragem por seus trabalhos em Praça Paris (em 2017) e Quase Dois Irmãos (em 2004), sendo que este último também retrata o período da ditadura militar e o tema das prisões políticas durante o regime. Em 2018, a diretora e roteirista presidiu o Júri Oficial da Première Brasil.

Outra produção nacional que estreia nesta quinta-feira é O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, dirigido pela multiartista Bia Lessa, que tem uma trajetória profissional marcada por trabalhos como atriz, diretora de cinema e de teatro. O filme foi exibido fora de competição na Première Brasil do Festival do Rio em 2023.


Caio Blat em O Diabo na Rua no Meio do Redemunho —  Foto:divulgação/Filmes do Estação

Com Caio Blat no papel do jagunço Riobaldo, o filme adapta para os cinemas o clássico romance Grande Sertão: Veredas, obra magna de João Guimarães Rosa (1908 – 1967). 

Em 2006, Lessa assinou a instalação dedicada ao livro no Museu da Língua Portuguesa, e comandou a aclamada adaptação do espetáculo teatral que estreou em 2017 e foi laureada com o Prêmio APCA 2017 na categoria Melhor Direção, com o Prêmio Shell nas categorias Melhor Direção (Bia Lessa) e Melhor Ator (Caio Blat) e com o Prêmio Bravo! 2018 na categoria Melhor Espetáculo de Teatro.

Luiza Lemmertz em O Diabo na Rua no Meio do Redemunho —  Foto:divulgação/Filmes do Estação
Luiza Lemmertz em O Diabo na Rua no Meio do Redemunho —  Foto:divulgação/Filmes do Estação

O Diabo na Rua no Meio do Redemunho traz Riobaldo conduzindo e apresentando os conflitos da trama em uma narrativa não-linear de abordagem cinematográfica experimental, direcionamento que faz jus à proposta literária de Guimarães Rosa.

Bia Lessa, Caio Blat e Luisa Arraes no tapete vermelho de O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, exibido na Première Brasil: Hors Concours em 2023 —  Foto: Festival do Rio/Eny Miranda
Bia Lessa, Caio Blat e Luisa Arraes no tapete vermelho de O Diabo na Rua no Meio do Redemunho, exibido na Première Brasil: Hors Concours em 2023 —  Foto: Festival do Rio/Eny Miranda

A trajetória do jagunço pelo sertão é marcada por embates sangrentos com outros bandos, disputas de poder e por sua relação com Diadorim (Luiza Lemmertz), figura enigmática e valente que se torna seu grande amor. No elenco do longa-metragem estão nomes como Luiza Arraes, Leo Miggiorin, Clara Lessa, José Maria Rodrigues, Daniel Passi e Lucas Oranmian.

O Auge do Humano 3, de Eduardo Williams — Foto: divulgação/Retrato Filmes
O Auge do Humano 3, de Eduardo Williams — Foto: divulgação/Retrato Filmes

Destaque na mostra Midnight Movies no Festival do Rio do ano passado, O Auge do Humano 3 funde os gêneros de ficção científica e documentário com direção, roteiro e montagem do cineasta argentino Eduardo Williams. O filme é uma continuação não-linear de O Auge do Humano, presente na mostra Première Latina do Festival do Rio 2016.

“Diferentes grupos de amigos perambulam em um mundo chuvoso, ventoso e sombrio. Eles passam o tempo juntos, tentando fugir de seus trabalhos deprimentes, vagando constantemente em direção ao mistério das novas possibilidades”, descreve a sinopse oficial do longa-metragem.

O filme é uma coprodução internacional de países como Argentina, Taiwan, Portugal, Países Baixos e Brasil e traz cenas rodas em Peru, Sri Lanka e Taiwan. O Auge do Humano 3 foi premiado nos festivais de San Sebastián (Melhor Filme na competição Zabaltegi-Tabakalera) e Locarno (Prêmio da Crítica Boccalino d’Oro).



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