O cinema pernambucano mais uma vez marca presença na Première Brasil Prometo deixar essa cidade, de Daniel Aragão, foi o longa de ficção debatido na Sede do Festival neste sábado
O
primeiro sábado do Festival do Rio teve como destaque mesa-redonda em torno do
longa-metragem de Daniel Aragão, Prometo
deixar essa cidade, que faz parte da Première Brasil. O filme narra as
dificuldades da ressocialização de Joli (Bianca Joy Porte) após seu retorno de
uma clínica para dependentes de drogas. O mediador, o crítico de cinema Rodrigo
Fonseca, iniciou os trabalhos ressaltando a emergência de um cinema de gênero no
Brasil, representado por títulos como Quando
eu era vivo, de Marco Dutra, apontando que a obra de Aragão evoca o cinema
de terror de cineastas como John Carpenter, mas o faz ao tratar de temas
sociais.
O diretor inventariou essa série de referências, do cinema norte-americano dos anos 1970, ao noir, passando pelos filmes de Rogério Sganzerla. Nesse ponto, Fonseca lembrou que a parceria de Aragão e Joy Porte se assemelha ao relacionamento cinematográfico entre Sganzerla e a atriz Helena Ignez. Diretor e atriz se mostraram felizes com a comparação, e Aragão lembrou que o fato de ele ter operado a câmera durante parte das filmagens contribuiu para o estabelecimento dessa ligação.
Sobre o processo de construção da sua personagem, Bianca Joy Porte, protagonista do longa, sublinhou a importância da pesquisa, contando um pouco de sua experiência de laboratório, em uma clínica de reabilitação de mulheres viciadas e frequentando reuniões dos Narcóticos Anônimos. “Eu fiz questão de me entregar, e não foi fácil”, declarou.
Jacob revelou ainda que foi justamente essa feição colaborativa que fez com que a produção do filme não fosse difícil. Aproveitou também para elogiar o trabalho de Aragão, que disse admirar: “Ele é um monstro, assina oitenta coisas diferentes no filme”, brincou.
Texto: Maria Caú
Fotos: Luiza Andrade
Newsletter
Cadastre-se para receber nossa newsletter e mantenha-se informado sobre as principais novidades do Festival do Rio
Voltar