NOVA IGUAÇU RECEBE CINEMA CIRCULAÇÃO, PROJETO ESPECIAL DO FESTIVAL DO RIO E FUNARJ DEPOIS DE PASSAR POR DUQUE DE CAXIAS, PROGRAMA GRATUITO, COM MOSTRA DE FILMES E OFICINAS, ACONTECE ENTRE 19 E 28 DE AGOSTO NA CIDADE
DEPOIS DE PASSAR POR DUQUE DE CAXIAS, PROGRAMA GRATUITO, COM MOSTRA DE FILMES E OFICINAS, ACONTECE ENTRE 19 E 28 DE AGOSTO NA CIDADE
O Complexo Cultural de Nova Iguaçu e os Centros Culturais / CÉU´s vão receber o projeto especial Cinema Circulação no mês de agosto, entre os dias 19 e 28. Promovido pelo Festival do Rio e FUNARJ, o programa conta com quatro oficinas de audiovisual e a exibição de mostra com seis filmes, distribuídos pelos vários equipamentos culturais do município, de forma a atender a população de vários bairros.
Para o público infantil, haverá a oficina Brinquedos Óticos, ministrada por Victor França da Silva, nas Praças dos CÉUs Jardim Nova Era e Jardim Paraíso. Para o público jovem, as oficinas de Game (com Luca Alves Fernandes da Silva ) e de Linguagem Cinematográfica (Alexandre Guerreiro ) acontecerão no Complexo Cultural.
As exibições de filmes, que contemplam várias faixas etárias, serão realizadas no auditório Silvio Monteiro, no centro da cidade e no CEU Jardim Paraíso. Foram escolhidos os longas-metragens Pacarrete, de Allan Deberton; Três Verões, de Sandra Kogut; Eduardo e Mônica, de René Sampaio; Medida Provisória, de Lázaro Ramos; Meu Amigãozão, de Andrés Lieban; e Correndo atrás, de Jeferson De.
O Cinema Circulação - que passou por Duque de Caxias (09 a 11 de agosto) - tem como objetivo contribuir para a democratização do amplo acesso à cultura, levando mostras especiais de filmes e a realização de oficinas de audiovisual a demais municípios do Estado do Rio de Janeiro. Depois de Nova Iguaçu, o projeto chegará a Volta Redonda. Toda programação é gratuita, com vagas limitadas (inscrições no local).
Já a 24ª edição do Festival do Rio acontece entre 06 e 16 de outubro de 2022.
Sobre as oficinas:
BRINQUEDOS ÓTICOS: Apresentação dos aparelhos óticos que antecederam a invenção do cinema: taumatrópio, zootrópio, fenaquistoscópio e outras técnicas de criar a ilusão do movimento. Utilização desses aparelhos para criar seus próprios desenhos animados. Propiciam, de forma lúdica e prazerosa, a descoberta científica e a criação artística.
Ministrado por: Victor França da Silva
Público-alvo: pessoas acima de 7 anos
Nº de participantes: 30 pessoas
Duração: 4 horas
GAMES: Trabalhar as formas de pensar a criação do jogo, desde a concepção até a finalidade, passando pelas regras, funcionamento (como os personagens e objetos são ativados), o desenho (aparência e diagramação) e a parte sonora. Como programar através de programas simples e gratuitos para a construção de jogos.
Ministrado por: Luca Alves Fernandes da Silva
Público-alvo: pessoas acima de 16 anos
Nº de participantes: 20 pessoas
Duração: 4 horas
LINGUAGEM CINEMATOGRÁFICA E VÍDEO: Reflexão sobre os elementos que compõem a linguagem cinematográfica e audiovisual em geral através da projeção e análise de curtas-metragens, com exercícios voltados para criação de vídeo com linguagem criativa, sobretudo para redes sociais. Análise dos trabalhos.
Ministrado por: Alexandre Guerreiro
Público-alvo: pessoas acima de 14 anos
Nº de participantes: 35 pessoas
Duração: 4 horas
Sobre os filmes:
EDUARDO E MÔNICA: Em um dia atípico, situado em Brasília na década de 1980, uma série de coincidências leva Eduardo (Gabriel Leone) a conhecer Mônica (Alice Braga), tendo como pano de fundo uma festa estranha com gente esquisita. A comédia romântica é baseada na música homônima de Renato Russo, da banda Legião Urbana.
Direção: René Sampaio
Elenco: Gabriel Leone, Alice Braga, Victor Lamoglia
Não recomendado para menores de 14 anos
MEDIDA PROVISÓRIA: Em um futuro distópico, o governo brasileiro decreta uma medida provisória, em uma iniciativa de reparação pelo passado escravocrata, provocando uma reação no Congresso Nacional. O Congresso então aprova uma medida que obriga os cidadãos negros a migrarem para a África na intenção de retornar a suas origens. O longa é uma adaptação de "Namíbia, Não!", peça de Aldri Anunciação, que o diretor e ator Lázaro Ramos dirigiu para o teatro em 2011.
Direção: Lázaro Ramos
Elenco: Taís Araújo, Alfred Enoch, Seu Jorge
Não recomendado para menores de 14 anos
PACARRETE: Pacarrete (Marcélia Cartaxo) é uma professora de dança aposentada que vive com a irmã Chiquinha (Zezita Matos) no interior do Ceará. Rigorosa e ranzinza, ela vive limpando a calçada e brigando com quem passa por ela. Seu grande sonho é estrelar um balé para a população local durante a grande festa da cidade, que está prestes a acontecer.
Direção: Alan Deberton
Elenco: Marcélia Cartaxo, Zezita Matos, Soia Lira, João Miguel
Não recomendado para menores de 12 anos
TRÊS VERÕES: Todos os anos, entre o Natal e o Ano Novo, Edgar (Otávio Muller) e Marta (Gisele Fróes) um rico casal carioca, recebe amigos e familiares para as festas em sua mansão na região de Angra dos Reis. Entretanto, quem de fato organiza a casa e gerencia tudo é a governanta Madalena (Regina Casé), que sonha em comprar um terreno para que possa abrir seu próprio negócio.
Direção: Sandra Kogut
Elenco: Regina Casé, Rogério Fróes, Otávio Muller, Gisele Fróes, Jessica Ellen
Não recomendado para menores de 12 anos
MEU AMIGÃOZÃO – O FILME: Yuri, Lili e Matt se preparam para um dia especial e muito aguardado. Mas os sonhos da turma vão por água abaixo quando descobrem que os pais mudaram os planos e agora vão juntos para uma mesma colônia de férias, com várias crianças que eles nunca viram. Juntos, eles vão para o mesmo ônibus e quando estão prestes a embarcar na excursão, os AmigãoZões entram em ação e saem correndo com seus pequenos amigos para dentro do parque. Eles escapam para um lugar fantástico.
Direção: Andrés Lieban
Desenho Animado
Classificação livre
CORRENDO ATRÁS: Paulo Ventania (Aílton Graça) é um típico trabalhador brasileiro, sem muita formação. Já fez diversos bicos para conseguir pagar as contas, mas nada parece dar certo. Para mudar de vida, tem a ideia de se tornar um empresário de futebol. Sai, então, em busca de talentos do esporte. É aí que ele conhece Glanderson (Juan Paiva).
Direção: Jeferson De
Elenco: Ailton Graça, Helio de La Peña, Juan Paiva, Tonico Pereira, Juliana Alves, Lázaro Ramos
Classificação livre
Agenda:
19 de agosto, sexta-feira
- 15h/ FILME: Pacarrete/ Complexo Cultural de Nova Iguaçu
- 19h/ FILME: Três Verões/ Complexo Cultural de Nova Iguaçu
23 de agosto, terça-feira
- 14h às 18h/ OFICINA: Brinquedos Óticos, com Victor França da Silva/ Praça CÉU Jardim Paraíso
24 de agosto, quarta-feira
- 14h às 18h/ OFICINA: Brinquedos Óticos, com Victor França da Silva/ Praça CÉU - Jardim Nova Era
- 14h às 18h/ OFICINA: Games, com Luca Alves Fernandes da Silva/ Cultural de Nova Iguaçu
- 14h às 18h/ OFICINA: Linguagem Cinematográfica e Vídeo, com Alexandre Guerreiro/ Complexo Cultural de Nova Iguaçu
26 de agosto, sexta-feira
- 15h/ FILME: Eduardo e Mônica/ Complexo Cultural de Nova Iguaçu
- 19h/ FILME: Medida Provisória/ Complexo Cultural de Nova Iguaçu
28 de agosto, domingo
- 14h/ FILME: Meu Amigãozão - O Filme/ Praça CÉU - Jardim Paraíso
- 17h/ FILME: Correndo Atrás/ Praça CÉU - Jardim Nova Era
Endereços:
- Complexo Cultural de Nova Iguaçu
Rua Getúlio Vargas, 51 - Centro
- Praça Céu - Jardim Nova Era
Rua Leocádio Melo, s/n - Jardim Nova Era
- Praça Céu - Jardim Paraíso
Rua Cruzeiro do Sul, 223 - Jardim Paraíso
Voltar