Publicado em 03/12/2021

O Festival do Rio será palco da primeira exibição em terras brasileiras de Madres paralelas, novo filme do aclamado realizador espanhol Pedro Almodóvar. O longa-metragem será exibido na gala de abertura da edição 2021 e responsável, portanto, por abrir com muita emoção a maratona cinematográfica no dia 9 de dezembro.

Estrelado por Penélope Cruz, musa e parceira recorrente do cineasta, o drama acompanha duas mulheres que se encontram em um quarto de hospital onde vão dar à luz. Ambas são solteiras e engravidaram acidentalmente. Apesar de pertencerem a gerações distantes, criam um forte vínculo nas poucas horas que passam juntas.

Madres paralelas foi o filme de abertura do Festival de Veneza deste ano e Penélope conquistou o prêmio de Melhor Atriz do evento. Previsto para estrear na Netflix e em cinemas selecionados em 2022, o longa é mais um melodrama do realizador focado no universo feminino e na maternidade.

É a segunda vez em dez anos que um filme de Almodóvar é escolhido para abrir o Festival do Rio. Na 13ª edição, em 2011, a honraria coube ao suspense A pele que habito, que foi projetado em sessão de gala no Odeon, com a presença ilustre da atriz Marisa Paredes.


O Festival do Rio tem o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da RioFilme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública.



Voltar