Publicado em 19/09/2014

O novo longa do cineasta francês Eugène Green, La Sapienza, é um dos destaques da mostra Panorama do Festival do Rio deste ano. Exibido nos festivais de Roma, Locarno e Toronto, o filme conta a história de Alexandre, um arquiteto bem sucedido, e sua esposa, Alienor, em uma viagem de autodescoberta pela Itália. O diretor estará presente no Festival e apresentará a sessão do filme no Estação Rio 1, dia 25 de setembro, às 19h30.

Green ganha também uma homenagem do Cinemaison, cineclube do Consulado Francês no Rio de Janeiro: na próxima segunda-feira, 22 de setembro, dois de seus trabalhos anteriores terão exibição especial, com presença do diretor. Serão O mundo vivente (2003), às 18h, e A religiosa portuguesa (2009), às 20h.

Green nasceu em 1947, em Nova York, e naturalizou-se francês. Trabalhou por décadas lecionando artes dramáticas em sua companhia de teatro barroco, a La Sapience. Em 2001, dirigiu seu primeiro longa-metragem, Toutes les nuits. Com O mundo vivente, ganhou o prêmio FIPRESCI no Festival de Londres 2003. No Festival de Locarno, ganhou o prêmio do júri com o filme Memories (2007).



Voltar