Festival do Rio exibe hoje Pequeno Segredo Representante brasileiro a uma vaga de finalista do Oscar de melhor filme estrangeiro 2017 tem sessão no Cine Odeon
O Festival do Rio apresenta hoje às 19h30m no Cine Odeon o longa Pequeno segredo, com a presença do diretor David Schurmann, da produtora Isabelle Gasparini e do produtor João Roni Garcia. Trata-se do filme escolhido pela comissão do Ministério da Cultura para representar o Brasil na competição por uma vaga de finalista para o Oscar de filme estrangeiro. O longa está sendo exibido como parte da Premiere Brasil, na mostra Hors Concours 2016.
David é um dos três filhos do casal Vilfredo e Heloísa. A família tornou-se famosa por velejar ao redor do mundo. O longa conta a história da irmã adotiva de David, Kat Schurmann (interpretada por Mariana Goulart). A menina morreu em 2006, ao 13 anos, em consequência de complicações da Aids. O filme acompanha o cotidiano da menina, que não desconfia ser portadora do virus HIV, sonha ser bailarina e acredita que os muitos remédios que toma são vitaminas. A mãe, Heloísa, é interpretada por Julia Lemmertz, e o pai, Vilfredo, por Marcello Anthony. Há também uma trama paralela que conta a história dos pais biológicos da menina.
A trama do filme foi construída a partir da experiência pessoal e íntima do director, apesar de a mãe, Heloísa, ter publicado um livro sobre o assunto em 2012. O longa não se aprofunda em detalhes do tratamento e sim sobre as relações familiars e sobre os sonhos da menina. O director espera que a plateia julgue o seu filme por si, sem comparações com outros filmes que se candidataram a ser o representante do Brasil no Oscar. A montagem de Gustavo Gianni constrói uma narrativa ágil, que salta por diferentes períodos de maneira fluida.
Voltar