Publicado em 25/09/2024

Emilia Pérez, de Jacques AudiardEmilia Pérez, de Jacques Audiard

A corrida pelo Oscar 2025 já começou e o público do Festival do Rio larga na frente para conferir alguns dos longas-metragens que aspiram conquistar a cobiçada estatueta da categoria de melhor filme internacional no próximo ano.

Ao todo, a 26ª edição do Festival do Rio, que acontece entre os dias 3 e 13 de outubro, traz mais de 150 filmes internacionais na programação. Entre eles estão 15 produções que estão no páreo em busca de uma nomeação ao tradicional prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, representando países como Argentina, Alemanha, Canadá, Camboja, Chile, Costa Rica, Dinamarca, França, Grécia, Marrocos, Nepal, Noruega, Romênia e Suíça.

Com sua tradição de celebrar a diversidade cultural e promover diálogos entre diferentes escolas cinematográficas de todo o mundo, o Festival do Rio reafirma a força e relevância de sua curadoria, que antecipa alguns dos principais destaques do cinema global em suas mostras internacionais. Com exceção dos anos 2005 e 2013, todas as edições do Festival do Rio entre 1999 e 2023 contaram com ao menos um dos cinco filmes que no ano seguinte seriam indicados ao Oscar de melhor filme internacional.


The Seed Of The Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof

Entre os destaques da seleção de pré-selecionados do Oscar estão Emilia Pérez, representante da França dirigido por Jacques Audiard, e The Seed of a Sacred Fig, drama ambientado no Irã que representa a Alemanha e conta com a direção de Mohammad Rasoulof. Ambos os filmes foram citados pelas tradicionais revistas Variety e The Hollywood Reporter como um dos cinco favoritos a uma indicação na categoria internacional do prêmio da Academia.

A produção francesa, que traz diálogos em espanhol e se passa no México, brilhou no Festival de Cannes deste ano ao conquistar o Prêmio do Júri e o prêmio de Melhor Interpretação Feminina, entregue para o quarteto de protagonistas formado por Karla Sofía Gascón, Zoe Saldaña, Selena Gomez e Adriana Paz. Com este resultado, Gascón fez história na Croisette ao se tornar a primeira mulher abertamente trans laureada por seu trabalho na atuação no prestigiado festival francês. Emilia Pérez será o filme de abertura da 26ª edição do Festival do Rio, abrindo a maratona cinéfila carioca com uma sessão de gala no Cine Odeon - CCLSR.

The Seed of a Sacred Fig, que retrata o clima de paranoia e agitação política em uma família de classe média no Irã, foi o filme mais premiado de Cannes em 2024, acumulando cinco honrarias: o Prêmio Especial, o Prêmio do Júri Ecumênico, o Prêmio FIPRESCI, o Prêmio François Chalais (dedicado às obras que celebram os valores do jornalismo) e o Prêmio dos Cinemas Independentes Franceses (Prix des cinémas Art et Essai).

Memórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi Funiss
Memórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi Funiss

Outros filmes da seleção que tiveram uma premiada carreira por grandes festivais de cinema mundo afora nesta temporada são Memórias de um Corpo Ardente, representante da Costa Rica que Prêmio do Público mostra Panorama no Festival de Berlim; Armand e os limites das famílias, indicação da Noruega que venceu a Câmera de Ouro em Cannes; o drama romeno Três Quilômetros para o Fim do Mundo, que foi o grande vencedor da Queer Palm em Cannes; e Rainhas, produção que representa a Suíça, é ambientada no Peru e venceu o prêmio de melhor filme na mostra Generation Kplus do Festival de Berlim 2024.

A seguir, conheça todos os filmes que disputam uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional e estão confirmados na programação do 26º Festival do Rio.

  • Matem o Jóckey! (El Jockey), de Luis Ortega, representante da Argentina
    Mostra: Première Latina
    Idioma: espanhol

Matem o Jóckey! (El Jockey), de Luis Ortega
Matem o Jóckey! (El Jockey), de Luis Ortega

Sinopse: Remo Manfredini é um jóquei lendário, mas seu comportamento autodestrutivo começa a ofuscar o talento e ameaça seu namoro com Abril. No dia da corrida mais importante de sua carreira, que o libertaria das dívidas com o poderoso mafioso, ele sofre um grave acidente, some do hospital e vagueia pelas ruas de Buenos Aires. Livre de sua identidade, Remo parece finalmente encontrar um propósito, mas Sirena deseja encontrá-lo vivo ou morto. Competição principal Veneza 2024.

  • The Seed of the Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof, representante da Alemanha
    Mostra: Panorma Mundial
    Idioma: persa

The Seed of the Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof
The Seed of the Sacred Fig, de Mohammad Rasoulof

Sinopse: O recém-promovido juiz de instrução Iman luta contra a paranoia e o esgotamento mental em meio à agitação política em Teerã causada pela morte de uma jovem. Quando sua arma desaparece, ele suspeita de sua esposa e de suas filhas, impondo medidas severas que desgastam os laços familiares. Prix Spécial e Prêmio FIPRESCI Cannes 2024.

  • Encontro com Ditador (Rendez-Vous Avec Pol Pot), de Rithy Panh, representante do Camboja
    Mostra: Panorama Mundial
    Idioma: francês, língua khmer

Encontro com Ditador (Rendez-Vous Avec Pol Pot), de Rithy Panh
Encontro com Ditador (Rendez-Vous Avec Pol Pot), de Rithy Panh

Sinopse: Kampuchea Democrático (atual Camboja), 1978. Três jornalistas franceses são convidados pelo Khmer Vermelho a conduzir uma entrevista exclusiva com o líder Pol Pot. Tudo parece tranquilo, mas, na verdade, o regime está em declínio e a guerra contra o Vietnã ameaça o país de uma invasão. Procurando culpados, o governo comete secretamente um genocídio e a bela imagem nacional é destruída perante os olhos dos jornalistas, revelando o horror. Inspirado no livro When the War Was Over: Cambodia and the Khmer Rouge Revolution, de Elizabeth Becker. Cannes Première 2024.

  • Linguagem Universal (Universal Language), de Matthew Rankin, representante do Canadá
    Mostra: Expectativa
    Idioma: francês, persa

Linguagem Universal (Universal Language), de Matthew Rankin
Linguagem Universal (Universal Language), de Matthew Rankin

Sinopse: Em uma interzona misteriosa e surreal entre Teerã e Winnipeg, as vidas de vários personagens se entrelaçam de forma surpreendente e misteriosa. Os estudantes Negin e Nazgol encontram uma grana congelada no gelo do inverno e tentam reivindicá-la. Massoud conduz um grupo de turistas confusos pelos monumentos e locais históricos de Winnipeg. Matthew abandona seu emprego sem sentido num escritório do governo de Quebec e inicia uma jornada enigmática para visitar a mãe. Prêmio do Público Quinzena dos Realizadores Cannes 2024.

  • No Lugar da Outra (El lugar de la otra), de Maite Alberdi, representante do Chile
    Mostra: Première Latina
    Idioma: espanhol

No Lugar da Outra (El lugar de la otra), de Maite Alberdi
No Lugar da Outra (El lugar de la otra), de Maite Alberdi

Sinopse: Chile, 1955. Quando a célebre escritora María Carolina Geel mata seu amante, o caso cativa a tímida secretária Mercedes, funcionária do tribunal. Após visitar o apartamento da acusada e encontrar um oásis de liberdade, Mercedes começa a questionar sua vida, identidade e até o papel da mulher na sociedade. Baseado numa história real.

  • Memórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi Funiss, representante da Costa Rica
    Mostra: Première Latina
    Idioma: espanhol


Memórias de um Corpo Ardente (Memorias de un Cuerpo que Arde), de Antonella Sudasassi Funiss

Sinopse: Criadas numa época repressiva, quando a sexualidade ainda era um tabu, Ana, de 68 anos, Patricia, de 69, e Mayela, de 71, desenvolveram suas compreensões do significado de "ser mulher" com base em regras não ditas e expectativas implícitas. Agora que elas ousam falar sobre isso abertamente, suas memórias, segredos e anseios são entrelaçados de maneira poética e suas histórias são interpretadas por outra mulher, da mesma geração, que encarna suas vidas. Prêmio do Público mostra Panorama Berlim 2024.

  • A Garota da Agulha (The Girl With the Needle), de Magnus Von Horn, representante da Dinamarca
    Mostra: Panorama Mundial
    Idioma: dinamarquês


A Garota da Agulha (The Girl With the Needle), de Magnus Von Horn

Sinopse: Karoline é uma operária que luta para sobreviver em Copenhague após a Primeira Guerra Mundial. Quando se vê desempregada, abandonada e grávida, ela conhece a carismática Dagmar, que administra uma agência de adoção clandestina. Karoline assume o papel de ama de leite e as duas se tornam bem próximas, mas o mundo da jovem é despedaçado quando ela descobre a verdade por trás do seu trabalho. Inspirado numa história real. Competição principal Cannes 2024.

  • Emilia Pérez, de Jacques Audiard, representante da França
    Mostra: Gala de Abertura
    Idioma: Espanhol

Emilia Pérez, de Jacques Audiard
Emilia Pérez, de Jacques Audiard

Sinopse: México, hoje. Superqualificada e desvalorizada, a advogada Rita trabalha em uma empresa que prefere encobrir crimes do que servir à justiça. Um dia, ela recebe uma proposta inesperada para ajudar um chefe de cartel a se aposentar e desaparecer. Há anos ele planeja se transformar na mulher que sempre sonhou ser. Prêmio do Júri e Prêmio de Melhor Atriz para Adriana Paz, Karla Sofía Gascón, Selena Gomez e Zoe Saldaña Cannes 2024.

  • Assassina (Murderess), de Eva Nathena, representante da Grécia
    Mostra: Expectativa
    Idioma: grego

Assassina (Murderess), de Eva Nathena
Assassina (Murderess), de Eva Nathena

Sinopse: Em uma ilha remota da Grécia, por volta de 1900, Hadoula vive presa na rejeição da própria mãe enquanto luta para sobreviver aos ditames de uma sociedade patriarcal. Baseado no clássico The Murderess, de Alexandros Papadiamantis.

  • Todo Mundo Ama Touda (Everybody Loves Touda), de Nabil Ayouch, representante do Marrocos
    Mostra: Panorama Mundial
    Idioma: árabe

Todo Mundo Ama Touda (Everybody Loves Touda), de Nabil Ayouch
Todo Mundo Ama Touda (Everybody Loves Touda), de Nabil Ayouch

Sinopse: O único sonho de Touda é se tornar uma Sheikha, que é uma categoria tradicional e respeitada de estrelas marroquinas empoderadas pela poesia das que vieram antes. Ela se apresenta nos bares todas as noites, sob o olhar lascivo dos homens, e planeja deixar a região para tentar a sorte em Casablanca, onde espera ser reconhecida como uma verdadeira artista e garantir um futuro melhor para si e para o filho. Cannes Première 2024.

  • Caminho da Vida (Shambhala), de Min Bahadur Bham, representante do Nepal
    Mostra: Expectativa
    Idioma: nepali, tibetano

Caminho da Vida (Shambhala), de Min Bahadur Bham
Caminho da Vida (Shambhala), de Min Bahadur Bham

Sinopse: Em um vilarejo poliândrico do Himalaia, no Nepal, Pema, recém-casada e grávida, tenta aproveitar ao máximo sua nova vida, mas logo seu primeiro marido desaparece numa rota comercial. Acompanhada por seu marido na prática, o monge Karma, ela embarca numa jornada pela natureza selvagem para encontrá-lo e acaba vivendo um processo de autodescoberta e libertação. Competição principal Berlim 2024.

  • Armand e os limites das famílias (Armand), de Halfdan Ullmann Tøndel, representante da Noruega
    Mostra: Expectativa
    Idioma: norueguês

Armand e os limites das famílias (Armand), de Halfdan Ullmann Tøndel
Armand e os limites das famílias (Armand), de Halfdan Ullmann Tøndel

Sinopse: Em um dos últimos dias antes das férias escolares, algo acontece entre Armand e Jon, de 6 anos. Seus pais são chamados para uma reunião, mas a direção não sabe exatamente o que aconteceu. Foi apenas uma brincadeira de criança ou algo muito mais sério? O incidente entre os dois garotos desencadeia uma série de eventos que empurra os responsáveis e a equipe do colégio para uma batalha fascinante, que faz emergir a loucura, o desejo e a obsessão. Prêmio Caméra d'Or Cannes 2024.

  • Três Quilômetros para o Fim do Mundo (Three Kilometres to the End of the World), de Emanuel Pârvu, representante da Romênia

    Mostra: Panorama Mundial
    Idioma: romeno

Três Quilômetros para o Fim do Mundo (Three Kilometres to the End of the World), de Emanuel Pârvu
Três Quilômetros para o Fim do Mundo (Three Kilometres to the End of the World), de Emanuel Pârvu

Sinopse: Adi, de 17 anos, está passando o verão na sua aldeia natal, no delta do Danúbio. Certa noite ele é brutalmente atacado na rua e, no dia seguinte, seu mundo é virado de pernas para o ar. Seus pais já não o olham como antes e a aparente tranquilidade da região começa a ruir. Queer Palm Cannes 2024.

  • Rainhas (Reinas), de Klaudia Reynicke, representante da Suíça
    Mostra: Première Latina
    Idioma: espanhol

Rainhas (Reinas), de Klaudia Reynicke
Rainhas (Reinas), de Klaudia Reynicke

Sinopse: Lucia e Aurora estão prestes a deixar o seu país para sempre junto com a mãe. Precisam, no entanto, que o pai ausente, Carlos, assine os documentos de saída. Diante da decisão, Carlos sente a perda do amor das filhas e decide rever sua postura antes que elas partam de vez e seja tarde demais. Prêmio de Melhor Filme mostra Generation Kplus Berlim 2024.

Leia também:

Siga as redes sociais do Festival do Rio:



Voltar