Publicado em 02/10/2024

O Maníaco do Parque, de Maurício Eça
O Maníaco do Parque, de Maurício Eça

A curiosidade ao redor de eventos e pessoas que marcaram, de alguma maneira, um período histórico serve como ponto de partida para muitos cineastas. Na 26ª edição do Festival do Rio, que acontece de 3 a 13 de outubro, não faltam boas opções para quem gosta de histórias baseadas em fatos reais, desde biografias até a construção de retratos de um país em profunda crise social e democrática. Saiba mais sobre 20 filmes que se enquadram nesse tema.

Uma das vertentes mais populares das mídias audiovisuais, as obras que tratam de crimes reais, ou true crime, estão presentes no Festival do Rio. O longa brasileiro O Maníaco do Parque, dirigido por Maurício Eça, conta a história dos mais infames serial killers do país. O motoboy Francisco (vivido por Silvero Pereira) foi condenado por atacar 23 mulheres, assassinar dez delas e esconder seus corpos no Parque do Estado, em São Paulo. 

O filme é contado através das lentes de Elena, uma repórter que percebe que a investigação do caso pode servir de combustível para sua carreira. O papel da mídia sensacionalista, que gerou uma grande onda de pânico na cidade, também é um dos temas do longa. A sessão única acontece no sábado, 12 de outubro, às 19h30 no Odeon.

A Garota da Vez, de Anna Kendrick
A Garota da Vez, de Anna Kendrick

Em A Garota da Vez, filme que marca a estreia de Anna Kendrick na direção, o foco também é na história de um serial killer, desta vez na década de 1970. Kendrick também protagoniza o longa, no papel de Sheryl Bradshaw, uma jovem aspirante a atriz que conhece um charmoso rapaz em um programa de namoro na televisão. O que ela não sabe, no entanto, é que ele é um psicopata no meio de uma onda de assassinatos.

Para quem prefere filmes sobre grandes eventos históricos, Encontro Com o Ditador, de Rithy Panh traça a realidade do Camboja na década de 1970. Na trama, três jornalistas são convidados para conduzir uma entrevista com o líder do Kampuchea Democrático, nome do país à epoca, Pol Pot. Eles descobrem a realidade do regime, que está em declínio e vivendo em meio a uma ameaça de invasão durante a guerra contra o Vietnã. 

Encontro Com o Ditador, de Rithy Panh
Encontro Com o Ditador, de Rithy Panh

Trazendo para a tela imagens reais do Camboja durante o período, o longa foi inspirado no livro When the War Was Over: Cambodia and the Khmer Rouge Revolution, de Elizabeth Becker, e foi selecionado para a mostra Cannes Première 2024. 

As biografias também têm destaque no Festival. Uma delas é Baldiga - Coração Aberto, um documentário de Markus Stein que busca montar o quebra-cabeça sobre o artista alemão Jurgen Baldiga. Nas décadas de 1980 e 1990, ele imortalizou a cena queer de Berlim Ocidental através de suas fotografias que se tornaram um importante registro histórico LGBQTIAPN+. 

Baldiga - Coração Aberto, de Markus Stein
Baldiga - Coração Aberto, de Markus Stein

Já em Moacyr Luz, o Embaixador Dessa Cidade, Tarsilla Alves presta uma homenagem em vida ao músico que, ao lado de parceiros como Aldir Blanc, inventou um Rio de Janeiro em sambas e canções. Com o Samba do Trabalhador, tradicional evento que ocorre às segundas-feiras no bairro do Andaraí, ele marcou seu nome na história da cultura carioca, e o documentário acompanha suas andanças durante uma semana, desde uma roda de samba em São Paulo até um sábado de carnaval no Rio.

Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade, de Tarsilla Alves
Moacyr Luz, O Embaixador Dessa Cidade, de Tarsilla Alves

A seguir, confira uma seleção diversa de filmes sobre eventos reais que estarão no Festival do Rio.

Clandestina, de Maria Mire
Clandestina, de Maria Mire

Sinopse: Para pensar as atuais práticas de dissidência política, mergulhamos no passado e acompanhamos a vivência de uma jovem artista. Convidada a entrar na clandestinidade em Portugal na segunda metade do século XX, Margarida Tengarrinha desempenhou um importante papel na resistência antifascista, tornando-se falsificadora de documentos por militância. Através do anacronismo temporal, o filme é como uma carta a um tempo porvir, uma premonição da possibilidade trágica da História estar se repetindo.

Sessões:
Sexta, 04/10 - 21:00 - Estação NET Rio 4 (sessão com convidados)
Sábado, 05/10 - 20:45 - Estação NET Gávea 3
Quarta, 09/10 - 14:00 - Estação NET Rio 5Segunda, 14/10 - 19:00 - Estação NET Rio 5

Promessa – A Arquitetura de BV Doshi, de Jan Schmidt-Garre

Promessa – A Arquitetura de BV Doshi, de Jan Schmidt-Garre

Sinopse: BV Doshi (1927–2023) foi um dos arquitetos mais influentes da Índia do século XX e ganhador do Prêmio Pritzker de Arquitetura. Doshi e sua prática Vastu-Shilpa possuem um portfólio de mais de 70 anos, com colaborações de Le Corbusier e Louis Kahn. O filme apresenta seus famosos edifícios e oferece uma visão única de seu processo de trabalho. Doshi compartilha suas fontes de inspiração e motivação com presença de espírito e humor. Sua sabedoria cria a imagem de um homem com quem podemos não só aprender a construir humanamente, mas com quem podemos aprender — a ser humanos.

Sessões:
Sexta, 04/10 - 17:00 - Estação NET Gávea 4
Quinta, 10/10 - 17:10 - Estação NET Rio 4
Sábado, 12/10 - 18:45 - Estação NET Rio 4

Super/Man: A História de Christopher Reeve, de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui
Super/Man: A História de Christopher Reeve, de Ian Bonhôte e Peter Ettedgui

Sinopse: A ascensão de Christopher Reeve como astro do cinema é seguida por um acidente quase fatal de equitação em 1995, que o deixou paralisado do pescoço para baixo. Depois disso, o icônico ator da franquia Superman se tornou um ativista da busca por tratamentos de lesões na medula espinhal e dos direitos das pessoas com deficiência. 

Sessões:
Quinta, 10/10 - 19:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 1
Sábado, 12/10 - 17:00 - Estação NET Gávea 2
Domingo, 13/10 - 16:15 - Kinoplex São Luiz 4

Humphrey Bogart: A Vida Vem em Flashes, de Kathryn Ferguson
Humphrey Bogart: A Vida Vem em Flashes, de Kathryn Ferguson

Sinopse: Primeiro documentário em longa-metragem a explorar a notável vida e carreira do icônico ator Humphrey Bogart. Narrado em suas próprias palavras, o filme examina os complexos relacionamentos de Bogart com sua mãe, Maud Humphrey, e com suas quatro esposas: Helen Menken, Mary Philips, Mayo Methot e Lauren Bacall.

Sessões:
Sábado, 05/10 - 13:30 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
Quinta, 10/10 - 19:15 - Estação NET Rio 4
Segunda, 14/10 - 16:30 - Estação NET Botafogo 1

No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut

No Céu da Pátria Nesse Instante, de Sandra Kogut

Sinopse: Rodado ao longo de 2022, o documentário acompanha de perto os meses turbulentos do período eleitoral que culminaram na invasão do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF no dia 8 de janeiro de 2023. Através do olhar e da vivência de alguns personagens envolvidos no processo das eleições, mergulhamos num Brasil de tensão e expectativa, onde coexistem realidades paralelas que têm dificuldade de se enxergar mutuamente. Um registro de um momento na história do país em que a democracia esteve seriamente em jogo.

Sessões:
Sexta, 04/10 - 21:30 - Estação NET Gávea 2 (sessão com convidados)
Sexta, 04/10 - 21:30 - Estação NET Gávea 1 (sessão com convidados)
Sábado, 05/10 - 19:00 - Estação NET Rio 5

  • Twiggy (Twiggy), de Sadie Frost

Twiggy, de Sadie Frost
Twiggy, de Sadie Frost

Sinopse: Documentário focado na vida e na época da maior it girl de todos os tempos: Twiggy. Na primeira vez em que ela conta sua história, sua vida é apresentada através de sua infância numa família de classe trabalhadora no noroeste de Londres, seu estrelato internacional e sua carreira como atriz, cantora, estilista, escritora e apresentadora de TV aclamada. 

Sessões:
Sexta, 11/10 - 19:30 - Cine Odeon - CCLSR
Sábado, 12/10 - 13:45 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
Terça, 15/10 - 21:45 - Estação NET Rio 5

O Poeta Rei, de Carlos Gomes
O Poeta Rei, de Carlos Gomes

Sinopse: Uma viagem pelo território do Al-Andalus seguindo a história dramática e fascinante de um dos homens mais poderosos do seu tempo, nascido com vocação para poeta, mas cujo destino quis que administrasse um reino no século XI: o poeta-rei Al-Mu’tamid. Dez séculos depois, a busca do homem por trás do mito recria a sua psicologia a partir da poesia e dos fatos conhecidos da sua vida, que são comentados por encontros e paisagens numa jornada musical pelos países que partilham o seu legado — Portugal, Espanha e Marrocos. 

Sessões: 
Domingo, 06/10- 16:45 - Estação NET Rio 4
Quarta, 09/10 - 19:15 - Estação NET Rio 4 (sessão com convidados)
Sábado, 12/10 - 16:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 2

O Aprendiz, de Ali Abbasi
O Aprendiz, de Ali Abbasi

Sinopse: Na Nova York das décadas de 1970 e 1980, o jovem Donald Trump inicia seu negócio imobiliário por meio de uma barganha com o influente — e controverso — advogado e mediador político Roy Cohn. Com sede de poder em um contexto de corrupção, o ambicioso Trump vai de homem de negócios a celebridade de reality show, finalmente se tornando presidente dos Estados Unidos e uma das figuras mais polêmicas do mundo. Competição principal Cannes 2024.

Sessões:
Quinta, 10/10 - 22:00 - Cine Odeon - CCLSR
Sexta, 11/10 - 21:15 - Reserva Cultural Niterói 3
Domingo, 13/10 - 21:45 - Estação NET Gávea 5

Leia mais: Ali Abbasi volta ao Festival do Rio com O Aprendiz, aguardado filme sobre Donald Trump estrelado por Sebastian Stan e Jeremy Strong

Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinicius, de Tarsilla Alves
Os Afro-Sambas, o Brasil de Baden e Vinicius, de Tarsilla Alves 

Sinopse: Lançado em 1966 por Vinicius de Moraes e Baden Powell, o disco Os Afro-Sambas é um dos mais cultuados do Brasil. Participantes da gravação original, críticos, amigos e familiares dos músicos revivem a criação dessa obra-prima. Filmado entre Salvador e Rio de Janeiro, o documentário reúne imagens de arquivo e entrevistas exclusivas com Maria Bethânia, Dori Caymmi, Russo Passapusso e Nelson Motta. Uma homenagem a um clássico que transformou a música brasileira.

Sessões:
Quarta, 09/10 - 19:00 - Estação NET Botafogo 1 (sessão com convidados)
Quinta, 10/10 - 18:30 - Estação NET Rio 3

  • As Gigantes (The Giants), de Laurence Billet e Rachael Anthony


As Gigantes, de Laurence Billet e Rachael Anthony

Sinopse: Retrato cinematográfico do herói ambiental e ícone gay australiano Bob Brown, que levou a política verde ao centro do poder no país. O documentário entrelaça a trajetória do ativista com o ciclo de vida das árvores anciãs pelas quais ele luta há 50 anos, desafiando o público a dar continuidade ao seu legado.

Sessões:
Sexta, 04/10 - 16:30 - Estação NET Rio 4
Domingo, 06/10 - 16:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
Sexta, 11/10 - 18:45 - Estação NET Rio 4

Jean Genet Agora, de Miguel Zeballos

Jean Genet Agora, de Miguel Zeballos

Sinopse: Autor de romances como Nossa Senhora das Flores e Querelle de Brest, Jean Genet (1911–1986) foi um escritor maldito e ativista. Homossexual declarado numa época em que orientações sexuais eram ocultas, Genet começou a escrever seus romances, poesias e peças teatrais na prisão, aos 32 anos, e tornou-se um dos autores franceses mais produtivos e polêmicos do século XX. Juntando registros, pesquisas de arquivo e material próprio, o cineasta argentino Miguel Zeballos traça um paralelo do legado da arte e do ativismo de Genet com os dias de hoje.

Sessões:
Terça, 08/10 - 18:45 - Estação NET Rio 4
Sexta, 11/10 - 16:00 - Estação NET Gávea 2
Domingo, 13/10 - 16:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 2

Interceptado, de Oksana Karpovych
Interceptado, de Oksana Karpovych

Sinopse: Os serviços de inteligência ucranianos interceptaram milhares de telefonemas feitos por soldados russos do campo de batalha, na Ucrânia, para familiares e amigos na Rússia. Justapostas com imagens da destruição causada pela invasão e da rotina dos ucranianos que resistem e reconstroem o país, as vozes dos militares revelam as dimensões do poder desumanizante da guerra e da natureza imperialista do ataque russo. Menção Especial do Júri Ecumênico mostra Forum Berlim 2024

Sessões: 
Quarta, 09/10 - 20:30 - Estação NET Rio 3 (sessão com convidados)
Sábado, 12/10 - 14:00 - Estação NET Rio 3
Domingo, 13/10 - 13:45 - Estação NET Gávea 3

Leia mais: Parceria com a European Film Promotion evidencia filmes europeus de mulheres e pessoas de gênero queer

Trilha Sonora para um Golpe de Estado, de Jonathan Gimonprez
Trilha Sonora para um Golpe de Estado, de Jonathan Gimonprez

Sinopse: Jazz e descolonização estão entrelaçados nesta montanha-russa histórica, que reescreve o episódio da Guerra Fria que levou os músicos Abbey Lincoln e Max Roach a invadirem o Conselho de Segurança da ONU em protesto contra o assassinato de Patrice Lumumba — político que liderou a independência da República Democrática do Congo. Prêmio Especial do Júri por Inovação Cinematográfica Sundance 2024. 

Sessões: 
Domingo, 06/10 - 15:45 - Kinoplex São Luiz 4
Sexta, 11/10 - 20:45 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
Domingo, 13/10 - 18:20 - Reserva Cultural Niterói 3
Terça, 15/10 - 20:45 - Estação NET Gávea 2

Leia mais: Conheça os filmes Festival do Rio em que a música é um dos personagens principais

Meu Nome É Maria, de Jessica Palud
Meu Nome É Maria, de Jessica Palud

Sinopse: Maria não é criança nem adulta quando brilha na tela do cultuado filme Último Tango em Paris (1972). Ela rapidamente alcança a fama e se torna uma atriz icônica, sem estar preparada para a glória e para o escândalo que vêm a seguir. Cannes Première 2024. 

Sessões:
Sábado, 05/10 - 14:00 - Estação NET Botafogo 1
Terça, 08/10 - 13:45 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
Sexta, 11/10 - 18:45 - Kinoplex São Luiz 4
Sábado, 12/10 - 21:45 - Estação NET Gávea 5

Leia mais: Juventude, amadurecimento e descobertas: confira 10 filmes na temática 'coming of age' no Festival do Rio 2024

Uma Família, de Christine Angot
Uma Família, de Christine Angot

Sinopse: A premiada escritora francesa Christine Angot recebe um convite para trabalhar em Estrasburgo, onde seu pai viveu e morreu há muitos anos. Foi nessa cidade que ela o conheceu, aos 13 anos, e ele começou a estuprá-la. Sua esposa e seus filhos ainda vivem lá. Angot pega uma câmera e bate na porta dos parentes querendo entender suas atitudes em relação ao crime do pai, que durou vários anos. Uma viagem cinematográfica que desafia normas sociais e perspectivas familiares diante do incesto. Mostra Encounters Berlim 2024.

Sessões:
Terça, 08/10 - 17:00 - Estação NET Rio 2
Quinta, 10/10 - 16:00 - Estação NET Gávea 2
Sábado, 12/10 - 21:30 - Estação NET Rio 2

Leia mais:

Siga o Festival do Rio nas redes sociais:



Voltar