Festival do Rio 2024: parceria com a European Film Promotion evidencia filmes europeus de mulheres e pessoas de gênero queer Seleção do programa Europe! Voices of Women+ in Film traz 32 longas, entre ficção e documentário, com destaques do cinema europeu. Lista traz filmes exibidos em Cannes, Berlim, Locarno e Veneza, incluindo o vencedor do Leopardo de Ouro em 2024
Bird, de Andrea Arnold
Alguns dos filmes que serão exibidos na 26ª edição do Festival do Rio com o selo Europe! Voices of Women+ in Film chegam no evento após rodar pelo tradicional circuito de festivais. Indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim, Linguagem Estrangeira conta a história de Fanny, uma adolescente francesa de 17 anos que viaja para a Alemanha em um intercâmbio. Lá, ela conhece Lena, sua amiga por correspondência, e a aproximação entre as duas provoca descobertas profundas na jovem.
Língua Estrangeira, de Claire Burger
Rainhas, de Klaudia Reynicke, aborda a relação das irmãs Lucia e Aurora com o pai ausente, Carlos, quando as meninas e a mãe planejam deixar a Espanha. O longa ganhou o prêmio de melhor filme na mostra Generation Kplus, em Berlim, e também foi exibido nos Festivais de Sundance e Locarno.
Também em Berlim, o documentário Interceptado, de Oksana Karpovych, recebeu uma menção especial do Júri Ecumênico na mostra Forum Berlim. O filme revela ligações de soldados russos nos campos de batalha na Ucrânia interceptados pelo serviço de inteligência ucraniano. Completam a lista de selecionados para o festival o documentário Uma Família, de Christine Angot; The Outrun, de Nora Fingscheidt com Saoirse Ronan no papel principal e Gloria! Acordes Para a Liberdade, de Margherita Vicario.
The Outrun, de Nora Fingscheidt
Em Cannes, Andrea Arnold competiu pela Palma de Ouro com Bird, filme que acompanha a pequena Bailey, de 12 anos, que mora com o pai (interpretado por Barry Keoghan) e o irmão em uma ocupação no norte da Inglaterra. A menina não tem companhia dentro de casa, então resolve ir atrás de outros lugares e pessoas para preencher essa lacuna enquanto se aproxima da puberdade.
No festival, foram exibidos também os filmes A Bela de Gaza, de Yolande Zauberman; Niki, de Céline Sallette, e O Julgamento do Cachorro, dirigido por Laetitia Dosch, na mostra Un Certain Regard; e Animale, de Emma Benestan, encerrou a Semana da Crítica no evento.
Tóxico, de Saulė Bliuvaitė
Em Locarno, na Suíça, Saulė Bliuvaitė venceu o Leopardo de Ouro com Tóxico, que conta a história de Maria, uma menina de 13 anos que mora com a avó em uma cidade industrial da Lituânia. Ela conhece a aspirante a modelo Kristina e para se aproximar dela, se inscreve em uma escola misteriosa que prepara jovens para a carreira de modelo. A partir daí, ela entra em contato com um ambiente com ares de culto e se depara com descobertas pessoais.
Família, de Francesco Costabile, acompanha Luigi, um jovem de 20 anos que se radicaliza e entra para um grupo de extrema-direita. As coisas se complicam ainda mais para a família do jovem quando o pai violento e abusivo, de quem ele, a mãe e o irmão não tinham notícias há dez anos, ressurge na vida dos três. O ator Francesco Gheghi, que interpreta o protagonista, ganhou o prêmio de melhor interpretação na mostra Orizzontti no Festival de Veneza.
Família, de Francesco Costabile
Unicorns, de Sally El Hosaini, James Krishna Floyd
Uma Família, de Christine Angot
Eat The Night, de Caroline Poggi, Jonathan Vinel
Clandestina, de Maria Mire
A Bela de Gaza, de Yolande Zauberman
O Julgamento do Cachorro, de Laetitia Dosch
Fonissa, de Eva Nathena
Rainhas, de Klaudia Reynicke
Língua Estrangeira, de Claire Burger
Niki, de Céline Sallette
Mãos no Fogo, de Margarida Gil
Tóxico, de Saulė Bliuvaitė
Meu Lugar É Aqui, de Daniela Porto, Cristiano Bortone
É Tempo de Amar, de Katell Quillévéré
Banzo, de Margarida Cardoso
Bruxas, de Elizabeth Sankey
Bird, de Andrea Arnold
The Outrun, de Nora Fingscheidt
Twiggy, de Sadie Frost
Animale, de Emma Benestan
Maria, de Jessica Palud
A Contadora de Filmes, de Lone Scherfig
Humphey Bogart: A Vida Vem Em Flashes, de Kathryn Ferguson
Two Minutes to Midnight, de Yael Bartana
Pedaço de Mim, de Anne-Sophie Bailly
Amável, de Lilja Ingolfsdottir
As Mulheres da Sacada, de Noémie Merlant
Transamazonia, de Pia Marais
Familia, de Francesco Costabile
Gloria! Acordes Para a Liberdade, dir. Margherita Vicario
Interceptado, de Oksana Karpovych
Tesouro, de Julia von Heinz
- Prêmio Felix, 10 anos: veja a lista completa dos filmes de temática LGBQTIAPN+ confirmados na Festival do Rio 2024
- Expectativa: 10 filmes de diretores promissores para você assistir no Festival do Rio 2024
- Festival do Rio 2024 vai exibir a cultuada trilogia A Balada do Espião, de Takashi Miike, na mostra Panorama Mundial
- Com preços promocionais e cota de ingressos gratuitos para o Cine Odeon, veja a programação da Première Brasil Debates
- Anita Rocha da Silveira fala sobre a 'emoção e alegria imensa' de viver o Festival do Rio como cineasta e espectadora
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:
Voltar