Publicado em 03/10/2024

Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane
Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane

A maratona cinéfila apresentada na 26ª edição do Festival do Rio, entre 3 e 13 de outubro, pode ser aproveitada em diferentes pontos da cidade e sem custos. Quatro espaços exibirão filmes de maneira gratuita, no Centro, na Zona Oeste e na Zona Norte. Saiba quais são eles e quais obras fazem parte do catálogo.

Tradicional no Festival, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) leva ao público uma programação especial. A mostra Cinema Capacete: Filmes de Artista apresenta sessões de curtas-metragens, nos dias 9 e 10 de outubro, que dialogam com as problemáticas da produção audiovisual. Na sessão do dia 10, o cineasta holandês Gabriel Lester estará presente para apresentar e discutir sua coleção de seis curtas.

Be Kind, de Gabriel Lester
Be Kind, de Gabriel Lester

O CCJF também apresenta a mostra Cine Memória Lupa, em parceria com o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF (LUPA-UFF). Serão duas sessões, em 5 e 6 de outubro, às 10h, apresentando um panorama da animação brasileira com filmes publicitários e institucionais, seguido de debate com os curadores. Batizada de Resgate da Animação Promocional Brasileira, a mostra homenageia Ziraldo, falecido no último mês de abril.

A programação do CCJF conta ainda com 12 filmes nacionais, incluindo vencedores de edições passadas do Festival do Rio. É o caso de Propriedade (2022), que ganhou o prêmio de Melhor Montagem, e de Diálogos com Ruth de Souza, que teve Juliana Vicente escolhida como a Melhor Direção de Documentário, ambas na competição oficial da Première Brasil. Para retirar os ingressos, é preciso preencher um formulário disponível na página dos filmes.

Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente
Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente

Com salas estreantes no Festival do Rio, o projeto Cinema Circulação amplia o alcance do evento e atinge o público das zonas Norte e Oeste com diversas sessões gratuitas. No Parque Susana Naspolini, em Realengo, haverá quatro sessões de filmes nacionais, incluindo as cinebiografias Mussum, O Filmis (2023), de Silvio Guindane; e Nosso Sonho (2022), que conta a história do início da dupla Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria. As sessões acontecem nos dias 11 e 12 de outubro e não é necessário retirar ingressos.

Outra novidade desta edição é o CineCarioca Nova Brasília, localizado no Complexo do Alemão. De 10 a 13 de outubro, oito filmes serão exibidos nas sessões de 14h e 16h30. Entre os destaques estão Febre, de Elisa Eliash, que faz parte da mostra Première Brasil: Geração; Sem Coração, que foi eleito o Melhor Filme Brasileiro no Prêmio Félix de 2023; e Levante, que no ano passado ganhou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Montagem na competição oficial  da Première Brasil. 

Sem Coração, de Nara Normande e Tião
Sem Coração, de Nara Normande e Tião

Também é possível conferir os da competição oficial da mostra Première Brasil no Odeon sem pagar nada. Nas sessões à tarde, há uma cota de 150 gratuidades para o público geral. Acompanhe o site as redes sociais do Festival do Rio 2024 para saber como reservar os seus ingressos. 

Clique aqui para ver toda a programação gratuita do 26º Festival do Rio. 

Leia mais:

Siga o Festival do Rio nas redes sociais:



Voltar