Festival do Rio 2024: confira os filmes e espaços selecionados para receber programação gratuita No Centro, na zona Norte e na zona Oeste, há opções de curtas e longas-metragens, entre ficcção e documentário, para aproveitar o evento sem pagar nada. Filmes que competem na Première Brasil, obras premiadas em edições anteriores e grandes sucessos de público fazem parte da seleção
Mussum, O Filmis, de Silvio Guindane
A maratona cinéfila apresentada na 26ª edição do Festival do Rio, entre 3 e 13 de outubro, pode ser aproveitada em diferentes pontos da cidade e sem custos. Quatro espaços exibirão filmes de maneira gratuita, no Centro, na Zona Oeste e na Zona Norte. Saiba quais são eles e quais obras fazem parte do catálogo.
Tradicional no Festival, o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF) leva ao público uma programação especial. A mostra Cinema Capacete: Filmes de Artista apresenta sessões de curtas-metragens, nos dias 9 e 10 de outubro, que dialogam com as problemáticas da produção audiovisual. Na sessão do dia 10, o cineasta holandês Gabriel Lester estará presente para apresentar e discutir sua coleção de seis curtas.
Be Kind, de Gabriel Lester
O CCJF também apresenta a mostra Cine Memória Lupa, em parceria com o Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual da UFF (LUPA-UFF). Serão duas sessões, em 5 e 6 de outubro, às 10h, apresentando um panorama da animação brasileira com filmes publicitários e institucionais, seguido de debate com os curadores. Batizada de Resgate da Animação Promocional Brasileira, a mostra homenageia Ziraldo, falecido no último mês de abril.
A programação do CCJF conta ainda com 12 filmes nacionais, incluindo vencedores de edições passadas do Festival do Rio. É o caso de Propriedade (2022), que ganhou o prêmio de Melhor Montagem, e de Diálogos com Ruth de Souza, que teve Juliana Vicente escolhida como a Melhor Direção de Documentário, ambas na competição oficial da Première Brasil. Para retirar os ingressos, é preciso preencher um formulário disponível na página dos filmes.
Diálogos com Ruth de Souza, de Juliana Vicente
Com salas estreantes no Festival do Rio, o projeto Cinema Circulação amplia o alcance do evento e atinge o público das zonas Norte e Oeste com diversas sessões gratuitas. No Parque Susana Naspolini, em Realengo, haverá quatro sessões de filmes nacionais, incluindo as cinebiografias Mussum, O Filmis (2023), de Silvio Guindane; e Nosso Sonho (2022), que conta a história do início da dupla Claudinho e Buchecha, de Eduardo Albergaria. As sessões acontecem nos dias 11 e 12 de outubro e não é necessário retirar ingressos.
Outra novidade desta edição é o CineCarioca Nova Brasília, localizado no Complexo do Alemão. De 10 a 13 de outubro, oito filmes serão exibidos nas sessões de 14h e 16h30. Entre os destaques estão Febre, de Elisa Eliash, que faz parte da mostra Première Brasil: Geração; Sem Coração, que foi eleito o Melhor Filme Brasileiro no Prêmio Félix de 2023; e Levante, que no ano passado ganhou os prêmios de Melhor Direção e Melhor Montagem na competição oficial da Première Brasil.
Sem Coração, de Nara Normande e Tião
Também é possível conferir os da competição oficial da mostra Première Brasil no Odeon sem pagar nada. Nas sessões à tarde, há uma cota de 150 gratuidades para o público geral. Acompanhe o site as redes sociais do Festival do Rio 2024 para saber como reservar os seus ingressos.
Clique aqui para ver toda a programação gratuita do 26º Festival do Rio.
Leia mais:
- Conheça a história do Cine Odeon, a mais tradicional sala do circuito do Festival do Rio 2024
- Com número ampliado de salas, conheça o circuito completo do Festival do Rio 2024
- Conheça os júris do Festival do Rio 2024
- Com preços promocionais e cota de ingressos gratuitos para o Cine Odeon, veja a programação da Première Brasil Debates
- Cachorros em cena: os filmes do Festival do Rio 2024 que trazem cães como protagonistas
Voltar