Publicado em 13/05/2022

PARCEIRO DO FESTIVAL DO RIO, FESTIVAL DE CANNES ACONTECE ENTRE OS DIAS 17 e 28 DE MAIO

O Brasil não estará, afinal, de fora do Festival de Cannes. O evento francês, parceiro do Festival do Rio, anunciou que vai exibir versão recém restaurada e em formato 4K de Deus e o Diabo na Terra do Sol, de Glauber Rocha.

O filme, assim, retorna ao Festival de Cannes quase 60 anos depois de sua estreia, que aconteceu justamente no evento francês, em 1964, quando disputou a Palma de Ouro. Agora, o longa será exibido dentro da seção Cannes Classics, que tem como objetivo promover o patrimônio cinematográfico mundial.

A nova versão de Deus e o Diabo foi refeita pela diretora Paloma Rocha, filha do cineasta, e pelo produtor Lino Meireles. Um trabalho de restauro que começou em 2019 e só agora pode ser finalizado. 

A mostra Cannes Classics esse ano terá a Índia como país de honra. Aberta com a cópia restaurada de A Mãe e a Puta (Jean Eustache, 1973), a seção ainda contará com títulos de Vittorio De Sica (Vítimas da Tormenta, 1946), Orson Welles (O Processo, 1962), Martin Scorsese (O Último Concerto de Rock, 1978), entre outros. Além desses, o programa vai trazer a exibição de dois episódios da série documental inédita The Last Movie Stars, dirigida pelo ator Ethan Hawke, sobre Joanne Woodward e Paul Newman.

A 75ª edição do Festival de Cannes acontece entre os dias 17 e 28 de maio, sem títulos brasileiros na disputa pela Palma. O Festival do Rio acontece entre 06 e 16 de outubro.

O Festival do Rio é uma realização da Cinema do Rio. E conta com o patrocínio máster da Shell, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, por meio da Rio Filme, órgão que integra a Secretaria de Governo e Integridade Pública e apoio da FUNARJ.




Voltar