Publicado em 02/04/2025

Cerimônia de abertura do 26º Festival do Rio, em 2024 — Foto: Davi Campana/Festival do Rio
Cerimônia de abertura do 26º Festival do Rio, em 2024 — Foto: Davi Campana/Festival do Rio

Cedo demais para começar a contagem regressiva? Quando se trata do maior encontro de cinema da América Latina, toda a ansiedade para vivenciar uma verdadeira imersão no cinema e seus encantos é justificável. 

A 27ª edição do Festival do Rio está a exatos seis meses de transformar, mais uma vez, a cidade do Rio de Janeiro na capital mundial do cinema. Entre os dias 2 e 12 de outubro de 2025, o evento celebrará a magia das imagens em movimento com uma programação que inspira reflexões, provoca debates e estimula encontros enriquecedores entre o público, cineastas, atores e profissionais do audiovisual. 

Aproveite este lembrete para já reservar um espaço na sua agenda para vivenciar essa verdadeira maratona cinéfila daqui a um semestre. Para ficar por dentro de todas as novidades do evento neste ano, não deixe de acompanhar nossas atualizações em nosso site e em nossas redes sociais.


Cerimônia de abertura do 26º Festival do Rio, em 2024 — Foto: Davi Campana/Festival do Rio

Na mais recente edição do Festival do Rio, realizada em 2024, registrou-se mais uma vez o entusiasmo do público com a seleção vibrante e instigante de longas e curta-metragens apresentada nas telonas na maratona cinéfila carioca. 

Ao todo, foram exibidos 286 filmes em 685 sessões que refletem a riqueza da produção audiovisual mundial, com obras representantes de 60 países, além do destaque especial para a produção nacional na Première Brasil, maior vitrine do audiovisual do país.

As sessões atraíram 100 mil espectadores para salas de cinema, um registro de público 11% maior em relação à edição de 2023. A programação, que tradicionalmente contempla audiências de todas as idades e paladares cinéfilos, contou com projeções em todas as regiões da cidade do Rio de Janeiro e em Niterói, com sessões espalhadas em 24 salas de cinema.

Na cerimônia de entrega de prêmios, o Festival do Rio ampliou ainda mais o reconhecimento aos profissionais do audiovisual brasileiro com a criação de quatro novas categorias: Melhor Som e Melhor Trilha Sonora na Competição Principal e os prêmios de Melhor Atriz e Melhor Ator na mostra Première Brasil Novos Rumos (relembre todos os vencedores aqui). Agora, a Première Brasil e Prêmio Felix, que é dedicado as produções com narrativas LGBTQIAPN+, somam 27 categoriais.

Se você já sente falta da energia vibrante do festival, prepare-se: a próxima edição promete momentos inesquecíveis. Reserve as datas, fique atento aos anúncios e junte-se a nós em outubro para viver o melhor do cinema.

Leia também:

Siga o Festival do Rio nas redes sociais:


O Festival do Rio conta com patrocínio master da Shell, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com apoio especial da Prefeitura do Rio de Janeiro por meio da RioFilme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio.



    Voltar

    Edição 2024