Publicado em 29/09/2024

A Verdadeira Dor
A Verdadeira Dor, de Jesse Eisenberg

Todos nós tínhamos grandes expectativas, em outubro do ano passado, quando lançamos o filme de estreia da diretora Celine Song, Vidas Passadas (2023), que foi um dos maiores sucessos da programação internacional do Festival do Rio em 2023. Por isso, é sempre um prazer acompanhar a trajetória de sucesso que um novo diretor segue depois que seu primeiro longa-metragem é exibido no maior encontro de cinema da América Latina.

Você viu aqui primeiro Sean Baker com Tangerina (vencedor do Prêmio Felix de melhor longa-metragem de ficção em 2015), Matt Ross e seu Capitão Fantástico (2016), Ryan Coogler com o emocionante Fruitvale Station: A Última Parada (2013), Xavier Dolan com o divisivo Eu Matei Minha Mãe (2009), o impactante A Onda (2008), de Dennis Gansel... Enfim, fazemos todo ano uma seleção de obras de cineastas de primeira viagem que se tornam consagrados nos anos seguintes.

Em breve, você poderá dizer para os seus amigos que conheceu um novo diretor promissor ou um possível filme clássico no Festival do Rio 2024, pois reunimos quase 50 longas na mostra Expectativa desta edição. Pegue seu caderninho e anote 10 filmes de grande potencial, e produzidos em muitos países diferentes, que serão exibidos na mostra entre os dias 3 e 13 de outubro:

A Verdadeira Dor
A Verdadeira Dor, de Jesse Eisenberg

Sinopse: Os primos incompatíveis David e Benji se reúnem para um passeio pela Polônia em homenagem à amada avó. No entanto, a aventura toma rumos inesperados conforme as antigas tensões dos dois ganham força durante a investigação da história familiar. Prêmio de Melhor Roteiro Sundance 2024.

País: Estados Unidos

Leia também: Festival do Rio anuncia os primeiros filmes internacionais da edição de 2024

O Retrato de Norah
O Retrato de Norah, de Tawfik Alzaidi - Foto: Black Sugar Pictures

Sinopse: Nader é o novo professor de uma aldeia pequena e remota na Arábia Saudita. Artista no sigilo, porque expressões artísticas estão banidas no país, ele conhece a jovem Norah, que reacende sua criatividade e o inspira a voltar a pintar. Assumindo um grande risco, eles criam uma conexão delicada e discreta, com Nader apresentando Norah ao mundo além da pequena comunidade e a incentivando a buscar onde possa expressar sua arte livremente. Menção Especial na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2024.

País: Arábia Saudita

E Seus Filhos Depois Deles
E Seus Filhos Depois Deles, dos irmãos Boukherma

Sinopse: Agosto de 1992. O adolescente Anthony e seu primo matam o tédio à beira do lago. Eles vivem em um vale esquecido no leste da França, onde circulam entre as ruínas das fábricas da cidade outrora industrial que seus pais conheceram. O encontro casual com uma menina mais velha, Steph, desperta o primeiro amor de verão que irá definir tudo. É um momento agridoce na vida de Anthony, marcando o fim da infância e o seu amadurecimento. Prêmio Revelação para o ator Paul Kircher no Festival de Veneza 2024.

País: França

  • Tóxico (Akiplėša), de Saulė Bliuvaitė

Tóxico (Akiplėša), de Saulė Bliuvaitė
Tóxico, de Saulė Bliuvaitė

Sinopse: Abandonada pela mãe, Maria, de 13 anos, é obrigada a viver com a avó numa cidade industrial deprimente. Durante um confronto violento na rua, ela conhece a aspirante a modelo Kristina. Buscando se aproximar dela, Maria se inscreve numa escola misteriosa que prepara meninas para o principal casting da região. A relação ambígua com Kristina e o ambiente intenso, com ares de culto, da instituição empurram Maria para um processo de autodescoberta. Leopardo de Ouro no Festival de Locarno 2024.

País: Lituânia

Interceptado (Intercepted), de Oksana Karpovych
Interceptado, de Oksana Karpovych

Sinopse: Os serviços de inteligência ucranianos interceptaram milhares de telefonemas feitos por soldados russos do campo de batalha, na Ucrânia, para familiares e amigos na Rússia. Justapostas com imagens da destruição causada pela invasão e da rotina dos ucranianos que resistem e reconstroem o país, as vozes dos militares revelam as dimensões do poder desumanizante da guerra e da natureza imperialista do ataque russo. Menção Especial do Júri Ecumênico mostra Forum Berlim 2024.

País: Canadá, França, Ucrânia

  • Entrelaços (Necklace), de Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira

Entrelaços
Entrelaços, de Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira

Sinopse: O casal LGBTQIA+ Fernando Grostein Andrade e Fernando Siqueira faz uma road trip psicológica pela Bahia, Rio de Janeiro e Utah. Fernando enfrenta um trauma complexo e Siqueira usa a música para ajudá-lo. Natureza e ecoterapia catalisam a cura. Filmado em 16mm e digital, o longa-metragem experimental tem participações de artistas renomados, como o violoncelista Jaques Morelenbaum.

País: Brasil, Estados Unidos

Ela Estava Sentada, Como Todas as Outras (Kai Shi De Qiang), de Youjia Qu
Ela Estava Sentada, Como Todas as Outras, de Youjia Qu

Sinopse: Zhuang é um descontraído veterano do ensino médio cuja vida se entrelaça com a da colega de classe — e atleta — Meng quando ele assume a culpa pelo roubo de uma pistola de largada. Suas personalidades contrastantes definem o curso de uma jornada terna, que passa pelo romance juvenil e pelas complexidades do amadurecimento. Situado em um contexto cultural distante, o filme explora intimamente como é crescer em meio ao rígido processo de preparação para o ensino superior chinês. Menção Especial na mostra Generation 14plus do Festival de Berlim 2024.

País: China 

Viet e Nam (Viet and Nam), de Trương Minh Quý
Viet e Nam, de Trương Minh Quý

Sinopse: Viet e Nam se amam e são mineiros que trabalham 1000 metros abaixo do solo, onde o perigo espreita e a escuridão predomina. O carvão que sustenta o casal polui a terra e o mar. E quando Nam decide deixar o país pagando um agente que esconde pessoas em contêineres, isso causa uma fissura entre o seu amor por Viet e seus desejos para o futuro. Exibido na mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes 2024.

País: Vietnã, Filipinas, Singapura, França, Países Baixos, Itália, Alemanha

Leia mais: Conheça os novos destaques internacionais de temática LGBTQIAPN+ da programação do Festival do Rio 2024

Amal – Dos Muros para Dentro (Amal), de Jawad Rhalib

Amal, de Jawad Rhalib
Amal, de Jawad Rhalib

Sinopse: Em uma escola do subúrbio de Bruxelas, uma professora de literatura idealista e entusiasmada torna-se alvo de intensa hostilidade por parte de estudantes e colegas ligados ao extremismo islâmico ao decidir ajudar uma adolescente muçulmana acusada de homossexualidade.

País: Bélgica

Leia também: 15 filmes do Festival do Rio 2024 que entrelaçam temas como imigração, território, deslocamento e identidade

Santosh
Santosh – Vozes da Hierarquia, de Sandhya Suri

Sinopse: Santosh, recém-viúva, herda o emprego de seu marido como policial na zona rural do norte da Índia. Quando uma garota de casta inferior é encontrada estuprada e assassinada, ela é envolvida na investigação sob a orientação da carismática inspetora feminista Sharma. Exibido na mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes 2024.

País: Reino Unido

Leia mais:

Siga o Festival do Rio nas redes sociais:



Voltar