Dia Mundial da Fotografia: relembre todos os filmes que venceram o Troféu Redentor de Melhor Fotografia Prêmio é concedido desde a edição de 2009 do Festival do Rio. Longas-metragens como Sem Coração, As Boas Maneiras e Sudoeste já foram premiados na categoria.
Sudoeste, de Eduardo Nunes, tem direção de fotografia de Mauro Pinheiro Jr. — Foto: divulgação/Vitrine Filmes
Há exatos 185 anos, no dia 19 de agosto de 1839, o inventor francês Louis Daguerre apresentou publicamente, com pompa e circunstância, os resultados de sua mais bem sucedida criação: o daguerreótipo, máquina que revolucionou o processo fotográfico.
Daguerre não foi o único revindicar a “paternidade” da fotografia e nem o primeiro a inventar uma máquina precursora do processo fotográfico, mas a exibição do daguerreótipo no Institut de France, em Paris, deixou um impacto na comunidade científica europeia e foi escolhida para marcar as comemorações do Dia Internacional da Fotografia, celebrado nesta segunda-feira, 19/8.
Sem os avanços tecnológicos e artísticos da fotografia no século XIX, os irmãos Lumière não teriam revolucionado a arte narrativa ao sequenciar imagens fixas para criar a ilusão da imagem em movimento e assim dar o pontapé inicial no cinema tal qual o conhecemos.
Fotografia e cinema compartilham uma série de conceitos comuns relativos às suas linguagens visuais, como a atenção ao enquadramento, iluminação, profundidade de campo e composição. No dia a dia do fazer cinematográfico, o profissional que atual na direção de fotografia é responsável por impulsionar a potência de uma narrativa ao criar uma identidade visual própria para cada projeto.
Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, tem direção de fotografia de Heloísa Passos — Foto: divulgação/Espaço Filmes
No Festival do Rio, o Troféu Redentor de Melhor Fotografia é concedido desde a edição de 2009, quando Heloísa Passos se tornou a primeira pessoa a ser premiada nesta categoria por seus trabalhos em Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, e em O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant.
Além de ser a vencedora pioneira da categoria, Passos também é a única pessoa que venceu o referido prêmio duas vezes. Em 2016, a fotógrafa, cineasta e documentarista ganhou o Troféu Redentor de melhor fotografia por Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira. Naquele ano, o prêmio foi dividido entre Passos e Fernando Lockett, de Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos.
A seguir, relembre todos os filmes que venceram o Troféu Redentor de Melhor Fotografia.
- Sem Coração, de Tião e Nara Normande
Direção de fotografia: Evgenia Alexandrova
Festival do Rio 2023
- Mato Seco em Chamas, de Adirley Queirós e Joana Pimenta
Direção de fotografia: Joana Pimenta
Festival do Rio 2022
- Casa Vazia, de Giovani Borba
Direção de fotografia: Ivo Lopes Araújo
Festival do Rio 2021
- Breve Miragem de Sol, de Eryk Rocha
Direção de fotografia: Miguel Vassy
Festival do Rio 2019
- Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos, de João Salaviza e Renée Nader Messora
Direção de fotografia: Renée Nader Messora
Festival do Rio 2018
- As Boas Maneiras, de Juliana Rojas e Marco Dutra
Direção de fotografia: Rui Poças
Festival do Rio 2017
- Super Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos, de Sérgio Oliveira, e Mulher do Pai, de Cristiane Oliveira (empate)
Direção de fotografia: Fernando Lockett (Superorquestra...) e Heloisa Passos (Mulher do Pai)
Festival do Rio 2016
- Boi Neon, de Gabriel Mascaro
Direção de fotografia: Diego Garcia
Festival do Rio 2015
- Obra, de Gregorio Graziosi
Direção de fotografia: André Brandão
Festival do Rio 2014
- Quase Samba, de Ricardo Targino
Direção de fotografia: Pedro Urano
Festival do Rio 2013
- Disparos, de Juliana Reis
Direção de fotografia: Gustavo Hadba
Festival do Rio 2012
- Mãe e Filha, de Petrus Cariry, e Sudoeste, de Eduardo Nunes (empate)
Direção de fotografia: Petrus Cariry (Mãe e Filha) e Mauro Pinheiro Jr. (Sudoeste)
Festival do Rio 2011
- Boca, de Flavio Frederico
Direção de fotografia: Adrian Teijido
Festival do Rio 2010
Viajo Porque Preciso, Volto Porque te Amo, de Marcelo Gomes e Karim Aïnouz, e O Amor Segundo B. Schianberg, de Beto Brant
Direção de fotografia: Heloísa Passos, em ambos os filmes
Festival do Rio 2009
Voltar