Publicado em 20/09/2024

Os Sonhos de Pepe - Movimento 2025 01

Por Rodrigo Torres

Os Sonhos de Pepe (Los Sueños de Pepe – Movimiento 2052), parte um da trilogia dirigida pelo uruguaio Pablo Trobo, será uma das grandes atrações internacionais do 26º Festival do Rio, realizado entre os dias 3 e 13 de outubro de 2024. O documentário, que completa a programação da Premiére Latina, revela como a filosofia do ex-presidente do Uruguai, diante de um planeta a caminho do colapso climático, serve como um alerta para nós e traz reflexões sobre como mudar esse panorama urgente.

O cineasta Pablo Trobo é um homem sensível e preocupado com o mundo, e se sentiu tocado pelas preocupações de Pepe quando o conheceu, em 2009, trabalhando como cinegrafista de sua campanha à presidência. “O discurso do Mujica fugia da situação política daquela eleição. Ele sonhava com um mundo parecido com o que eu queria ver. Então, decidi acompanhá-lo e documentar tudo que fosse importante”, revela Trobo, em entrevista exclusiva para o Festival do Rio 2024.

Os Sonhos de Pepe - Movimento 2025
Pepe Mujica discursa para a ONU em 2009 — Foto: divulgação

Nascia ali o documentário Os Sonhos de Pepe. E uma longa viagem acompanhando o líder uruguaio que seria transformadora para o homem detrás da câmera. “Pessoalmente, foi uma aventura incrível. Com Mujica, tudo muda o tempo todo”, ele conta, acrescentando a oportunidade única de filmar uma das pessoas mais influentes de seu tempo tão de perto: “A vida ter me colocado no caminho do Pepe, e poder registrar isso, foi um sonho”.

Pablo Trobo afirma que Os Sonhos de Pepe é “um filme de guerrilha, feito com poucos recursos econômicos, mas com muitos recursos criativos”. E com muito estudo e vontade de fazer a diferença no mundo. O subtítulo original, “Movimento 2052”, se refere ao ano em que especialistas preveem que o planeta chegará a um ponto sem volta se não reduzirmos drasticamente o consumo de recursos naturais. O diretor vê Pepe priorizar esse debate — em alta em 2024 — há mais de 15 anos.

Pablo Trobo
Pablo Trobo — Foto: reprodução / arquivo pessoal

“O direcionamento do filme foi, desde o primeiro dia, mostrar a vida e o pensamento de Pepe. Mas as repercussões de seu discurso anos depois, no Rio+20, catapultaram essa intenção de expressar sua filosofia para as gerações futuras e, sobretudo, divulgá-la para as atuais. Pois, se nós não mudarmos hoje nossa forma de viver, provavelmente não teremos futuro”, alerta Pablo.

Os Sonhos de Pepe é um documentário que atua em duas frentes. Primeiro, o filme retrata uma figura inspiradora, consciente, que, prestes a completar 90 anos, segue lutando por um mundo melhor não para si, mas para as gerações futuras. “O que mais me surpreende é que ele não mudou com o passar dos anos. Ele se manteve fiel a si mesmo. Ele não traiu a criança que existe dentro dele”, diz Pablo sobre Mujica.

Os Sonhos de Pepe - Movimento 2025 01
Os Sonhos de Pepe - Movimento 2052, de Pablo Trobo — Foto: divulgação

O segundo objetivo de Pablo com este projeto é, portanto, cativar o público com um sentimento bom em tempos tão difíceis: “Espero que as pessoas sintam esperança. Que só depende de cada um de nós que as coisas melhorem. Se o público chegar em casa feliz com o filme e, no dia seguinte, implementar algumas mensagens que estão ali, terei contribuído com um grão de areia para a causa. Este filme não é meu, é do Pepe. E de todos.”

O Movimento 2052 é, portanto, uma iniciativa em prol de “um futuro mais igualitário, mais solidário, e um planeta mais sustentável”. Para saber como Pablo Trobo articula essa bela filosofia e a transforma em cinema, você não pode perder o lançamento de Os Sonhos de Pepe em nossa Première Latina. Para saber todas as datas e horários dos filmes do Festival do Rio 2024, siga já as nossas redes sociais:

Leia mais sobre o Festival do Rio 2024:



Voltar