Publicado em 15/09/2014

Durante 15 dias o Rio de Janeiro será a capital oficial do cinema. O Festival do Rio vai apresentar 350 filmes de mais de 60 países, exibidos em cerca de 30 locais da cidade, receber profissionais do audiovisual para palestras e workshops no RioMarket, realizar debates gratuitos  no Cine Encontro e muito mais.

A festa tem a honra de abrir sua 16ª edição com a exibição de O sal da terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. O filme, que recebeu um Prêmio Especial na mostra Um Certo Olhar em Cannes 2014, registra expedições e acompanha o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado.  

O longa Trash – A Esperança Vem do Lixo, do premiado diretor Stephen Daldry  (Billy Elliot, As Horas e O Leitor) será a sessão de encerramento do Festival do Rio. A première conta com a presença já confirmada de Daldry, entre outros.

O público vai poder conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades, votar no melhor da Première Brasil, participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades do cinema mundial.

São 350 filmes divididos por mais de 15 mostras, entre eles Boyhood - Da infância à juventude, de Richard Linklater;  Mapas para as Estrelas, de David Cronenberg; Garota Exemplar, de David Fincher; Mr Turner, de Mike Leigh; National Gallery, de Frederick Wiseman, Jimmy's Hall, de Ken Loach; Mommy, de Xavier Dolan; Cavalo Dinheiro, de Pedro Costa; Por cima do meu cadáver, de Takashi Miike; O cheiro da gente, de Larry Clark; O presidente, de Moshen Makhmalbaf; A Princesa de França, de Matías Piñeiro; Dente por dente, de Kim Ki-duk; Homens, mulheres e filhos, de Jason Reitman; Björk: Biophilia Live, de Peter Strickland e Nich Fenton; David Bowie Is, de Hamish Hamilton; Canções do Norte, de Soon-Mi Yoo; Sétimo, de Patxi Amezcua – com Ricardo Darin;  Os Maias, de João Botelho, O Amor é Estranho, de Ira Sachs, entre outros. (abaixo outros títulos)

Além das mostras já conhecidas Panorama, Expectativa 2014, Première Brasil, Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Terror, Midnight Música, Filme Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio Ambiente,o Festival vai dedicar mostras especiais a quatro grandes cineastas:Roberto Rosselini, com exibição de seis clássicos restaurados, umaretrospectiva do diretor americano Michael Cimino euma homenagem especial ao ator e diretor Hugo Carvana, com exibição de Vai Trabalhar, Vagabundo, que este ano completa 40 anos.  
Em parceria com o British Council,  a mostra Clássicos de Hitchcockvai exibir cinco longas mudos do mestre do suspense com acompanhamento musical ao vivo pelo pianista Cadu Pereira, na sala 1 do Estação Botafogo.

Dois marcos do cinema  ganham exibições especiais: presente para os beatlemaníacos, com a cópia restaurada de A Hard Day's Night, de Richard Lester, e presente para os cinéfilos fãs do terror, com a versão original em cópia restaurada de O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper.

Sessão mais que especial e única será a exibição do longa Trinta, de Paulo Machline, em noite nobre, para público e convidados, no Theatro Municipal. O filme narra a trajetória do carnavalesco Joãosinho Trinta para produzir seu primeiro desfile na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.

As mais recentes produções e clássicos imperdíveis do cinema mexicano poderão ser apreciados na mostra Foco México. Entre os destaques está o longa Cantinflas, de Sebastian del Amo, filme selecionado pelo México para concorrer a uma vaga no Oscar 2015.

Outra novidade na programação fica por conta dos filmes de temática LGBT. Acompanhando o comportamento da sociedade, a curadoria da Mostra Gay sentiu a necessidade de espalhar os filmes gays por outras mostras. Ao mesmo tempo em que a mostra gay deixa de existir, foi criado o Prêmio Felix, em que um júri oficial vai escolher o melhor filme LGBT de toda a programação.

Os debates e sessões com presença de convidados também se tornaram parte essencial da programação: “Um dos nossos objetivos é buscar uma aproximação cada vez maior entre público e nossos convidados. Por essa razão, além do já tradicional Cine Encontro, vamos promover palestras, conversas e apresentações no CCBB, CCJF, Instituto Moreira Salles e outros cinemas do circuito”, anuncia Ilda Santiago, diretora executiva de programação do Festival.

O Cinépolis Lagoon será o cinema oficial das sessões de gala da Première Brasil, das sessões com presença de diretores e sessões de outras mostras. O Cine Jóia e o Museu da República passam a integrar o circuito do Festival, além das habituais salas do circuito Estação, Kinoplex São Luiz, Roxy, Oi Futuro Ipanema, Ponto Cine e outros locais de exibição.Pelo quarto ano, o Armazém da Utopia (Armazém 6) será a sede do RioMarket, do Cine Encontro e das sessões populares:

No RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, diversos temas serão abordados, entre eles: tendências do mercado de cinema, oportunidades de mercado no cenário internacional, o mercado latino-americano e suas oportunidades de negócios, as melhores oportunidades para produzir com a Europa, o fim da exibição em 35mm e seu impacto no mercado, entre outros.  

Na edição de 2014, o RioMarket será dividido em dois mercados segmentados: RioMarket TV e RioMarket Film. O RioMarket TV ocorrerá entre os dias 24 a 26 de setembro e o o RioMarket Film entre os dias 29 de setembro a 2 de outubro. 

O RioMarket 2014 contará com programação gratuita aberta ao público nos dias 27 e 28 de setembro. Nesses dias serão apresentados workshops sobre os temas mais atuais da indústria audiovisual e uma programação em parceria com a GloboNews com mostra de filmes, workshops e seminários. Além disso, no dia 26 será oferecido um workshop de cinematografia em animação, também aberto ao público. Em todas estas atividades, é necessário fazer a inscrição pelo site.

O Cine Encontro oferece ao público a oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada gratuita.

Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas, seminários, debates e encontros com  diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de cinema da América Latina.
 

O Festival do Rio é possível graças ao patrocínio master da Prefeitura/RioFilme; ao patrocínio da Petrobras; co-patrocínio da Oi, BNDES e Globo Filmes; Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro (ICMS) e demais parceiros e apoiadores.


Alguns títulos e mostras:

Mostra Panorama

- Boyhood - Da infância à juventude (Boyhood), de  Richard Linklater

- Carvão Negro (Black Coal, Thin Ice), Diao Yinan

- Manglehorn (Manglehorn), de  David Gordon Green

- Garota exemplar (Gone Girl), de  David Fincher

- Timbuktu (Timbuktu), de  Abderrahmane Sissako

- Incompreendida (Misunderstood), de  Asia Argento

- O Amor É Estranho (Love is Strange), de  Ira Sachs

- Whiplash - Em busca da perfeição (Whiplash), de  Damien Chazelle

- Solness, o construtor (A Master Builder), de  Jonathan Demme

- Homens, mulheres e filhos (Men, Women & Children), de  Jason Reitman

- Três Corações (3 Hearts), de  Benoit Jacquot

- God Help the Girl (God Help the Girl), de  Stuart Murdoch

- O Ciúme (Jealousy), de  Philippe Garrel

- Massagem cega (Blind Massage), de  Lou Ye

- O Presidente (The President), de  Moshen Makhmalbaf

- Só Deus sabe (Heaven Knows What), de  Ben Safdie, Joshua Safdie

- Cavalo dinheiro (Horse Money), de  Pedro Costa

- Catedrais da cultura 3D (Cathedrals of Culture), de  Wim Wenders, Michael Glawogger, Michael Madsen, Robert Redford, Margreth Olin, Karim Aïnouz

- ‘71 (’71), de  Yann Demange

- Stations of the cross (Stations of the Cross), de  Dietrich Brüggemann

- Stratos (Stratos), de  Yannis Economides

- O juiz (The Judge), de  David Dobkin

- Ida (Ida), de  Pawel Pawlikowski

- Uma promessa (A Promise), de  Patrice Leconte

- Onírica (Field of Dogs), de  Lech Majewski

- Short Plays (Short Plays), de  Sebastián Cordero, Doris Dörrie, Vincent Gallo, Daniel Gruener, Luca Lucini, Carlos Moreno, Gaspar Noé, Carlos Reygadas, Apichatpong Weerasethakul, Ik-Joon Yang

- Mapas para as estrelas (Maps to the Stars), de  David Cronenberg

- Mommy (Mommy), de  Xavier Dolan

- Mr. Turner (Mr. Turner), de  Mike Leigh

- Jimmy’s Hall (Jimmy’s Hall), de  Ken Loach

- The Disappearance of Eleanor Rigby: Them (The Disappearance of Eleanor Rigby: Them), de  Ned Benson

- Pessoas-pássaro (Bird People), de  Pascale Ferran

- O país de Charlie (Charlie’s Country), de  Rolf de Heer

- Fantasia (Fantasia), de  Chao Wang

- Frank (Frank), de  Lenny Abrahamson

- Coming Home (Coming Home), de  Zhang Yimou

- Maïdan: Protestos na Ucrânia (Maïdan), de  Sergei Loznitsa

- Bande de Filles (Girlhood), de  Céline Sciamma

- National Gallery (National Gallery), de  Frederick Wiseman

- Metamorfoses (Metamorphoses), de  Christophe Honoré

- O preço da glória (The Prince of Fame), de  Xavier Beauvois

- O cheiro da gente (The Smell of Us), de  Larry Clark

- Contos iranianos (Tales), de  Rakhshan Banietemad

- Aloft (Aloft), de  Claudia Llosa

- The Face of an Angel (The Face of an Angel), de  Michael Winterbottom

- Rio 50 graus (Rio 50 Degrees), de  Julien Temple

- Jornada ao Oeste (Journey to the West), de  Tsai Ming-Liang

- Falando com Deuses (Words with Gods), de  Warwick Thornton, Héctor Babenco, Mira Nair, Hideo Nakata, Amos Gitai,Álex de la Iglesia, Emir Kusturica, Bahman Ghobadi, Guillermo Arriaga

- A sapiência (La Sapience), de Eugène Green

- Corações famintos (Hungry Hearts), de  Saverio Costanzo

- Amnésia Vermelha (Red Amnesia), de  Wang Xiaoshuai

- Gomorrah (Gomorrah), de  Stefano Sollima

- Odisseia iraquiana (Iraqi Odyssey), de  Samir

- Vôo noturno (Night Flight), de  LeeSong Hee-il

- Dentre por dente (One on One), de  Kim Ki-duk

- The Humbling  (The Humbling), de  Barry Levinson

- Tsili (Tsili), de  Amos Gitai


Mostra Expectativa

- A distância (The Distance), de Sergio Caballero

- Ela perdeu o controle (She’s Lost Control), de Anja Marquardt

- O Seqüestro de Michel Houellebecq (The Kidnapping of Michel Houellebecq), de Guillaume Nicloux 

- Sonhos imperiais (Imperial Dreams), de Malik Vitthal

- Land Ho! (Land Ho!), de Martha Stephens, Aaron Katz

- Listen Up Philip (Listen Up Philip), de Alex Ross Perry

- Obvious Child (Obvious Child), de Gillian Robespierre

- Os mais jovens (Young Ones), de Jake Paltrow

- The Skeleton Twins (The Skeleton Twins), de Craig Johnson

- Pescando sem redes (Fishing Without Nets), de Cutter Hodierne

- Toda terça-feira (52 Tuesdays), de Sophie Hyde

- Na cadência do amor (Lilting), de Hong Khaou

- Algo a romper (Something Must Break), de Ester Martin Bergsmark

- Noivas (Brides), de Tinatin Kajrishvili

- Cinco Estrelas (Five Star), de Keith Miller

- Forma (Forma), de Ayumi Sakamoto

- Party Girl (Party Girl), de Marie Amachoukeli, Claire Burger, Samuel Theis

- Titli (Titli), de Kanu Behl

- Uma garota à porta (A Girl at My Door), de July Jung

- Xenia (Xenia), de Panos H. Koutras

- Ao Seu Lado (Next to Her), de Asaf Korman

- Coma seus mortos (Eat Your Bones), de Jean-Charles Hue

- Te peguei dormindo, Nicole (Tu Dors Nicole), de Stéphanie Lafleur

- Mais sombrio que a meia-noite (Darker Than Midnight), de Sebastiano Riso

- Canções do norte (Songs from the North), de Soon-Mi Yoo

- Os nossos meninos (The Dinner), de Ivano de Matteo

- Goob (The Goob), de Guy Myhill

- 10.000 Km (10.000 Km), de Carlos Marques-Marcet

- Brooklyn (Brooklyn), de Pascal Tessaud

- Sobrevivente (Alive), de Jungbum Park

- Blind (Blind), de Eskil Vogt


Mostra Midnight

- Kumiko, a caçadora de tesouros (Kumiko, the Treasure Hunter), de David Zellner (midnight)

- Um dia difícil (A Hard Day), de Kim Seong-hun (midnight)

- Patema invertida (Patema Inverted), de Yasuhiro Yoshiura (midnight)

- Gangues de Tóquio (Tokyo Tribe), de Sion Sono (midnight)

- Cold in July (Cold in July), de Jim Mickle (midnight)

- Burying the Ex (Burying the Ex), de Joe Dante (midnight)

- Por cima do seu cadáver (Over Your Dead Body), de Takashi Miike (midnight)


Mostra Midnight Docs

- Prop 8: O casamento gay em julgamento (The Case Against 8), de Ben Cotner, Ryan White (midnight docs)

- Espetáculo: O julgamento de Pamela Smart (Captivated, The Trials of Pamela Smart), de Jeremiah Zagar (midnight docs)

- O caso Galápagos - Quando Satã veio ao paraíso (The Galapagos Affair: Satan Came to Eden), de Dayna Goldfine, Dan Geller (midnight docs)

- Last Hijack (Last Hijack), de Tommy Pallotta, Femke Wolting (midnight docs)

- Muito além das patricinhas de Beverly Hills (Beyond Clueless), de Charlie Lyne (midnight docs)

- Exército vermelho (Red Army), de Gabe Polsky (midnight docs)


Mostra Midnight Terror

- Aleluia (Alleluia), de Fabrice Du Welz (midnight terror)

- Corrente do mal (It Follows), de David Robert Mitchell (midnight terror)

- Annabelle (Annabelle), de John Leonetti (midnight terror)

- Primavera (Spring), de Justin Benson, Aaron Moorhead (midnight terror)

- O ABC da morte 2 (ABCs of Death 2), de Vários (midnight terror)

- O Massacre da Serra Elétrica (Versão Original Restaurada) (The Texas Chainsaw Massacre), de Tobe Hooper (midnight terror)


Midnight Música

- Procurando Fela Kuti (Finding Fela), de Alex Gibney

- Nick Cave – 20.000 dias na Terra (20.000 Days on Earth), de Iain Forsyth, Jane Pollard

- Pulp - Vida, morte e supermercados (Pulp), de Florian Habicht

- Que caramba é a vida (Que Caramba es la Vida), de Doris Dörrie

- American Interior - A viagem de Gruff Rhys pela América (American Interior), de Gruff Rhys, Dylan Goch

- Björk: Biophilia Live (Björk: Biophilia Live), de Peter Strickland, Nick Fenton

- Beautiful Noise - A era shoegazer (Beautiful Noise), de Eric Green

- A Hard Day’s Night: Os reis do iê iê iê (Versão Restaurada) (A Hard Day’s Night), de Richard Lester

- Quando Björk conheceu David Attenborough (When Björk Met Attenborough), de Louise Hooper

- David Bowie Is (David Bowie Is), de Hamish Hamilton


Mostra Filme Doc

- Life Itself - A vida de Roger Ebert ( Life Itself), de Steve James

- Mr Leos CaraX (Mr X), de Tessa Louise-Salomé

- Feliz por ser diferente (Happy to be Different), de Gianni Amelio

- Altman, um cineasta americano (Altman), de Ron Mann

- Estúdio Ghibli, reino de sonhos e loucura (The Kingdom of Dreams and Madness), de Mami Sunada

- Go-Go Boys: os bastidores da Cannon Films (The Go-Go Boys: The Inside Story of Cannon Films), de Hilla Medalia

- A Voz de Sokurov (The Voice of Sokurov), de Leena Kilpeläinen

- Remake, Remix, RipOff (Remake, Remix, RipOff), de Cem Kaya 


Mostra Itinerários Únicos

- Martha Argerich - Meu sangue ( Bloody Daughter), de Stéphanie Argerich

- Nan Goldin - Lembro do seu rosto (Nan Goldin - I Remember Your Face), de Sabine Lidl

- Criado na internet: A história de Aaron Swartz (The Internet’s Own Boy), de Brian Knappenberger

- Sarah Lucas: escultora (About Sarah), de Elisa Miller

- O cidadão Himmler (The Decent One), de Vanessa Lapa

- Dior e eu (Dior and I), de Frédéric Tcheng

- Sobre Susan Sontag (Regarding Susan Sontag), de Nancy Kates

- O último produtor de teatro (The Last Impresario), de Gracie Otto

- Poesia precisa - A arquitetura de Lina Bo Bardi (Precise Poetry - Lina Bo Bardi’s Architecture), de Belinda Rukschcio

- Viagens noturnas com Jim Jarmusch (Travelling at Night with Jim Jarmusch), de Léa Rinaldi

- The New York Review of Books: Uma reflexão de 50 anos (The 50 Year Argument), de Martin Scorsese, David Tedeschi

- Microtopia (Microtopia), de Jesper Wachtmeister

- Domingo (Sunday), de Karim Ainouz


Mostra Fronteiras

- Um verão de liberdade ( Freedom Summer), de Stanley Nelson

- Vietnã: batendo em retirada (Last Days in Vietnam), de Rory Kennedy

- Nós, o gigante acordado (We Are the Giant), de Greg Barker

- Amigos, amigos, negócios à parte (We Come as Friends), de Hubert Sauper

- Câmera Escura: Os fotógrafos negros e a emergência de uma raça (Through A Lens Darkly: Black Photographers and the Emergence of a People), de Thomas Allen Harris

- A Primeira Baixa (First to Fall), de Rachel Beth Anderson

- Colocando a vida em jogo (The Supreme Price), de Joanna Lipper

- Água prateada, um autorretrato da Síria (Eau Argentee, Syrie autoportrait), de Ossama Mohammed, Wiam Simav Bedirxan

- Revolução ao contrário (Revolution in Reverse - Debito & Lavoro: il Nuovo Colonialismo), de Chiara Cavalazzi

- Suspiros das cidades (Hams al-mudam), de Kasim Abid


Mostra Geração

- Belle e Sebastian (Belle et Sébastien), de Nicolas Vanier

- Violeta ( Violet), de Bas Devos

- Maria e o Homem Aranha (María y el Araña), de María Victoria Menis

- Finn (Finn), de Frans Weisz

- Encantados (Encantados), de Tizuka Yamasaki

- Dixie e a revolução dos zumbis (Dixie y la Rebelión Zombi), de Ricardo Ramón, Beñat Beitia

- Primeiros amores (Amori Elementari), de Sergio Basso

- Desligando Charleen (Charleen macht Schluss ), de Mark Monheim


Foco México

- Manto aquífero (Manto Acuífero), de Michael Rowe

- Peixes insólitos (Los insólitos peces gato), de Claudia Sainte-Luce

- Güeros (Güeros), de Alonso Ruizpalacios

- Los Angeles (Los Ángeles), de Damian John Harper

- González (González), de Christian Díaz Pardo

- Os ausentes (Los ausentes), de Nicolás Pereda

- Asteróide (Asteroide), de Marcelo Tobar

- Cumes (Cumbres), de Gabriel Nuncio

- Somos Mari Pepa (Somos Mari Pepa), de Samuel Kishi Leopo

- Cantinflas (Cantinflas), de Sebastian del Amo

- A guerra de Manuela Jankovic (La Guerra de Manuela Jankovic), de Diana Cardozo

- Primaveras escuras (), de Ernesto Contreras

- As Horas Mortas (Las Horas Muertas), de Aaron FERNANDEZ

- Somos Mari Pepa (Somos Mari Pepa), de Samuel Kishi Leopo


Clássicos Mexicanos

- O Compadre Mendoza (El Compadre Mendoza), de Fernando de Fuentes

- Vamos com Pancho Villa! (¡Vámonos con Pancho Villa!), de Fernando de

Fuentes

- A Mulher do Porto  (La Mujer del Puerto), de Arcady Boytler

- Redes (Redes), de Fred Zinnemann, Emilio Gómez Muriel

- A Outra (La Otra), de Roberto Gavaldón


Première Latina

- Ar Livre (Aire Libre), de  Anahí Berneri

- Matar um homem (Matar a un hombre) de Alejandro Fernández Almendras

- A terceira margem (La Tercera orilla) de Celina Murga

- Bem Perto de Buenos Aires (Historia del miedo) de Benjamin Naishtat

- Feriado (Feriado) de Diego Araujo

- Mauro (Mauro) de Hernán Rosselli

- La Salada (La Salada) de Juan Martín Hsu

- As irmãs Quispe (Las niñas Quispe) de Sebastián Sepúlveda

- Gente de bem (Gente de bien) de Franco Lolli

- Mãos sujas (Manos sucias) de Josef Wladyka

- A princesa de França (La Princesa de Francia) de Matías Piñeiro

- Sétimo (Séptimo) de Patxi Amezcua

- Dois Disparos (Dos Disparos) de Martín Rejtman

- Os inimigos da dor (Los Enemigos del Dolor) de Arauco Hernández

- Los Hongos (Los Hongos) de Oscar Ruiz Navia

- O mistério da felicidade (El Misterio de la Felicidad) de Daniel Burman

- A voz em off (La Voz en Off) de Cristián Jiménez

- Lulu, de Luis Ortega



Voltar