Conheça os filmes já confirmados para o Festival 2014 Durante 15 dias o Rio será a capital oficial do cinema, entre filmes, debates e encontros
Durante 15
dias o Rio de Janeiro será a capital oficial do cinema. O Festival do Rio vai apresentar 350 filmes de mais de 60 países,
exibidos em cerca de 30 locais da cidade, receber profissionais do audiovisual
para palestras e workshops no RioMarket, realizar debates gratuitos
no Cine Encontro e muito mais.
A festa tem a honra de abrir sua 16ª edição com a exibição de O sal
da terra, de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado. O filme, que
recebeu um Prêmio Especial na mostra Um Certo Olhar em Cannes 2014, registra
expedições e acompanha o trabalho do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião
Salgado.
O longa Trash – A Esperança Vem do Lixo, do premiado diretor Stephen
Daldry (Billy Elliot, As Horas e O Leitor) será a
sessão de encerramento do Festival do Rio. A première conta com a presença já
confirmada de Daldry, entre outros.
O público vai poder conferir os filmes mais comentados, descobrir raridades,
votar no melhor da Première Brasil,
participar de debates e de sessões especiais com a presença de personalidades
do cinema mundial.
São 350 filmes divididos por mais de 15 mostras, entre eles Boyhood
- Da infância à juventude, de Richard Linklater; Mapas
para as Estrelas, de David Cronenberg; Garota Exemplar, de David
Fincher; Mr Turner, de Mike Leigh; National Gallery, de Frederick
Wiseman, Jimmy's Hall, de Ken Loach; Mommy, de Xavier Dolan; Cavalo
Dinheiro, de Pedro Costa; Por cima do meu cadáver, de Takashi
Miike; O cheiro da gente, de Larry Clark; O presidente, de Moshen
Makhmalbaf; A Princesa de França, de Matías Piñeiro; Dente por dente, de Kim
Ki-duk; Homens, mulheres e filhos, de Jason Reitman; Björk:
Biophilia Live, de Peter Strickland e Nich Fenton; David Bowie Is, de Hamish
Hamilton; Canções do Norte, de Soon-Mi Yoo; Sétimo, de Patxi Amezcua
– com Ricardo Darin; Os Maias, de João Botelho, O
Amor é Estranho, de Ira Sachs, entre outros. (abaixo outros títulos)
Além das mostras já conhecidas Panorama,
Expectativa 2014, Première Brasil,
Première Latina, Fronteiras, Midnight, Midnight Terror, Midnight Música, Filme
Doc, Geração, Itinerários únicos e Meio
Ambiente,o Festival vai dedicar
mostras especiais a quatro grandes cineastas:Roberto Rosselini, com
exibição de seis clássicos restaurados, umaretrospectiva do diretor americano Michael
Cimino euma homenagem especial
ao ator e diretor Hugo Carvana, com
exibição de Vai Trabalhar, Vagabundo, que este ano completa 40 anos.
Em parceria com o British Council,
a mostra Clássicos de Hitchcockvai exibir cinco longas mudos do
mestre do suspense com acompanhamento musical ao vivo pelo pianista Cadu Pereira,
na sala 1 do Estação Botafogo.
Dois marcos do cinema ganham exibições especiais: presente para os
beatlemaníacos, com a cópia restaurada de A
Hard Day's Night, de Richard Lester, e presente para os cinéfilos fãs do
terror, com a versão original em cópia restaurada de O Massacre da Serra Elétrica, de Tobe Hooper.
Sessão mais que especial e única será a exibição do longa Trinta, de Paulo Machline, em noite nobre, para público e
convidados, no Theatro Municipal. O
filme narra a trajetória do carnavalesco Joãosinho Trinta para produzir seu
primeiro desfile na escola de samba Acadêmicos do Salgueiro.
As mais recentes produções e clássicos imperdíveis do cinema mexicano poderão
ser apreciados na mostra Foco México. Entre os destaques está o longa Cantinflas, de Sebastian del Amo, filme
selecionado pelo México para concorrer a uma vaga no Oscar 2015.
Outra novidade na programação fica por conta dos filmes de temática LGBT. Acompanhando o comportamento da sociedade,
a curadoria da Mostra Gay sentiu a necessidade de espalhar os filmes gays por
outras mostras. Ao mesmo tempo em que a mostra gay
deixa de existir, foi criado o Prêmio
Felix, em que um júri oficial vai escolher o melhor filme LGBT de toda a
programação.
Os debates e sessões com presença de convidados também se tornaram parte
essencial da programação: “Um dos nossos objetivos é buscar uma aproximação
cada vez maior entre público e nossos convidados. Por essa razão, além do já tradicional Cine Encontro, vamos promover palestras,
conversas e apresentações no CCBB, CCJF, Instituto Moreira Salles e outros
cinemas do circuito”, anuncia Ilda Santiago, diretora executiva de programação
do Festival.
O Cinépolis Lagoon será o cinema
oficial das sessões de gala da Première
Brasil, das sessões com presença de diretores e sessões de outras mostras.
O Cine Jóia e o Museu da República passam a integrar o circuito do Festival, além
das habituais salas do circuito Estação,
Kinoplex São Luiz, Roxy, Oi Futuro
Ipanema, Ponto Cine e outros locais de exibição.Pelo quarto ano, o Armazém da
Utopia (Armazém 6) será a sede do RioMarket, do Cine Encontro e das sessões
populares:
No RioMarket, área de negócios do Festival do Rio, diversos temas serão
abordados, entre eles: tendências do mercado de cinema, oportunidades de
mercado no cenário internacional, o mercado latino-americano e suas
oportunidades de negócios, as melhores oportunidades para produzir com a
Europa, o fim da exibição em 35mm e seu impacto no mercado, entre outros.
Na edição de 2014, o RioMarket será dividido em dois mercados segmentados: RioMarket TV e RioMarket Film. O RioMarket TV ocorrerá entre os dias 24 a 26 de setembro e o o RioMarket Film entre os dias 29 de setembro a 2 de outubro.
O RioMarket 2014 contará com programação gratuita aberta ao público nos dias 27 e 28 de setembro. Nesses dias serão apresentados workshops sobre os temas mais atuais da indústria audiovisual e uma programação em parceria com a GloboNews com mostra de filmes, workshops e seminários. Além disso, no dia 26 será oferecido um workshop de cinematografia em animação, também aberto ao público. Em todas estas atividades, é necessário fazer a inscrição pelo site.O Cine Encontro oferece ao público a
oportunidade de entrar em contato direto com quem faz cinema, através de
debates e conversas com os realizadores e atores/atrizes dos filmes da Première
Brasil, convidados internacionais de outras mostras e com representantes do
meio cinematográfico. Todas as atividades do Cine Encontro tem entrada
gratuita.
Filmes inéditos, exibição de clássicos, mostras especiais, retrospectivas,
seminários, debates e encontros com diretores e atores internacionais fazem do evento um dos mais importantes encontros de
cinema da América Latina.
O Festival do Rio é possível graças ao patrocínio master da Prefeitura/RioFilme; ao patrocínio da Petrobras; co-patrocínio da Oi, BNDES e Globo Filmes; Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro (ICMS) e demais parceiros e apoiadores.
Alguns títulos e mostras:
Mostra Panorama
- Boyhood - Da infância à juventude (Boyhood), de Richard Linklater
- Carvão Negro (Black Coal, Thin Ice), Diao Yinan
- Manglehorn (Manglehorn), de David Gordon Green
- Garota exemplar (Gone Girl), de David Fincher
- Timbuktu (Timbuktu), de Abderrahmane Sissako
- Incompreendida (Misunderstood), de Asia Argento
- O Amor É Estranho (Love is Strange), de Ira Sachs
- Whiplash - Em busca da perfeição (Whiplash), de Damien Chazelle
- Solness, o construtor (A Master Builder), de Jonathan Demme
- Homens, mulheres e filhos (Men, Women & Children), de Jason Reitman
- Três Corações (3 Hearts), de Benoit Jacquot
- God Help the Girl (God Help the Girl), de Stuart Murdoch
- O Ciúme (Jealousy), de Philippe Garrel
- Massagem cega (Blind Massage), de Lou Ye
- O Presidente (The President), de Moshen Makhmalbaf
- Só Deus sabe (Heaven Knows What), de Ben Safdie, Joshua Safdie
- Cavalo dinheiro (Horse Money), de Pedro Costa
- Catedrais da cultura 3D (Cathedrals of Culture), de Wim Wenders, Michael Glawogger, Michael Madsen, Robert Redford, Margreth Olin, Karim Aïnouz
- ‘71 (’71), de Yann Demange
- Stations of the cross (Stations of the Cross), de Dietrich Brüggemann
- Stratos (Stratos), de Yannis Economides
- O juiz (The Judge), de David Dobkin
- Ida (Ida), de Pawel Pawlikowski
- Uma promessa (A Promise), de Patrice Leconte
- Onírica (Field of Dogs), de Lech Majewski
- Short Plays (Short Plays), de Sebastián Cordero, Doris Dörrie, Vincent Gallo, Daniel Gruener, Luca Lucini, Carlos Moreno, Gaspar Noé, Carlos Reygadas, Apichatpong Weerasethakul, Ik-Joon Yang
- Mapas para as estrelas (Maps to the Stars), de David Cronenberg
- Mommy (Mommy), de Xavier Dolan
- Mr. Turner (Mr. Turner), de Mike Leigh
- Jimmy’s Hall (Jimmy’s Hall), de Ken Loach
- The Disappearance of Eleanor Rigby: Them (The Disappearance of Eleanor Rigby: Them), de Ned Benson
- Pessoas-pássaro (Bird People), de Pascale Ferran
- O país de Charlie (Charlie’s Country), de Rolf de Heer
- Fantasia (Fantasia), de Chao Wang
- Frank (Frank), de Lenny Abrahamson
- Coming Home (Coming Home), de Zhang Yimou
- Maïdan: Protestos na Ucrânia (Maïdan), de Sergei Loznitsa
- Bande de Filles (Girlhood), de Céline Sciamma
- National Gallery (National Gallery), de Frederick Wiseman
- Metamorfoses (Metamorphoses), de Christophe Honoré
- O preço da glória (The Prince of Fame), de Xavier Beauvois
- O cheiro da gente (The Smell of Us), de Larry Clark
- Contos iranianos (Tales), de Rakhshan Banietemad
- Aloft (Aloft), de Claudia Llosa
- The Face of an Angel (The Face of an Angel), de Michael Winterbottom
- Rio 50 graus (Rio 50 Degrees), de Julien Temple
- Jornada ao Oeste (Journey to the West), de Tsai Ming-Liang
- Falando com Deuses (Words with Gods), de Warwick Thornton, Héctor Babenco, Mira Nair, Hideo Nakata, Amos Gitai,Álex de la Iglesia, Emir Kusturica, Bahman Ghobadi, Guillermo Arriaga
- A sapiência (La Sapience), de Eugène Green
- Corações famintos (Hungry Hearts), de Saverio Costanzo
- Amnésia Vermelha (Red Amnesia), de Wang Xiaoshuai
- Gomorrah (Gomorrah), de Stefano Sollima
- Odisseia iraquiana (Iraqi Odyssey), de Samir
- Vôo noturno (Night Flight), de LeeSong Hee-il
- Dentre por dente (One on One), de Kim Ki-duk
- The Humbling (The Humbling), de Barry Levinson
- Tsili (Tsili), de Amos Gitai
Mostra Expectativa
- A distância (The Distance), de Sergio Caballero
- Ela perdeu o controle (She’s Lost Control), de Anja Marquardt
- O Seqüestro de Michel Houellebecq (The Kidnapping of Michel Houellebecq), de Guillaume Nicloux
- Sonhos imperiais (Imperial Dreams), de Malik Vitthal
- Land Ho! (Land Ho!), de Martha Stephens, Aaron Katz
- Listen Up Philip (Listen Up Philip), de Alex Ross Perry
- Obvious Child (Obvious Child), de Gillian Robespierre
- Os mais jovens (Young Ones), de Jake Paltrow
- The Skeleton Twins (The Skeleton Twins), de Craig Johnson
- Pescando sem redes (Fishing Without Nets), de Cutter Hodierne
- Toda terça-feira (52 Tuesdays), de Sophie Hyde
- Na cadência do amor (Lilting), de Hong Khaou
- Algo a romper (Something Must Break), de Ester Martin Bergsmark
- Noivas (Brides), de Tinatin Kajrishvili
- Cinco Estrelas (Five Star), de Keith Miller
- Forma (Forma), de Ayumi Sakamoto
- Party Girl (Party Girl), de Marie Amachoukeli, Claire Burger, Samuel Theis
- Titli (Titli), de Kanu Behl
- Uma garota à porta (A Girl at My Door), de July Jung
- Xenia (Xenia), de Panos H. Koutras
- Ao Seu Lado (Next to Her), de Asaf Korman
- Coma seus mortos (Eat Your Bones), de Jean-Charles Hue
- Te peguei dormindo, Nicole (Tu Dors Nicole), de Stéphanie Lafleur
- Mais sombrio que a meia-noite (Darker Than Midnight), de Sebastiano Riso
- Canções do norte (Songs from the North), de Soon-Mi Yoo
- Os nossos meninos (The Dinner), de Ivano de Matteo
- Goob (The Goob), de Guy Myhill
- 10.000 Km (10.000 Km), de Carlos Marques-Marcet
- Brooklyn (Brooklyn), de Pascal Tessaud
- Sobrevivente (Alive), de Jungbum Park
- Blind (Blind), de
Eskil Vogt
Mostra Midnight
- Kumiko, a caçadora de tesouros (Kumiko, the Treasure Hunter), de David Zellner (midnight)
- Um dia difícil (A Hard Day), de Kim Seong-hun (midnight)
- Patema invertida (Patema Inverted), de Yasuhiro Yoshiura (midnight)
- Gangues de Tóquio (Tokyo Tribe), de Sion Sono (midnight)
- Cold in July (Cold in July), de Jim Mickle (midnight)
- Burying the Ex (Burying the Ex), de Joe Dante (midnight)
- Por cima do seu
cadáver (Over Your Dead Body), de Takashi Miike (midnight)
Mostra Midnight Docs
- Prop 8: O casamento gay em julgamento (The Case Against 8), de Ben Cotner, Ryan White (midnight docs)
- Espetáculo: O julgamento de Pamela Smart (Captivated, The Trials of Pamela Smart), de Jeremiah Zagar (midnight docs)
- O caso Galápagos - Quando Satã veio ao paraíso (The Galapagos Affair: Satan Came to Eden), de Dayna Goldfine, Dan Geller (midnight docs)
- Last Hijack (Last Hijack), de Tommy Pallotta, Femke Wolting (midnight docs)
- Muito além das patricinhas de Beverly Hills (Beyond Clueless), de Charlie Lyne (midnight docs)
- Exército vermelho
(Red Army), de Gabe Polsky (midnight docs)
Mostra Midnight Terror
- Aleluia (Alleluia), de Fabrice Du Welz (midnight terror)
- Corrente do mal (It Follows), de David Robert Mitchell (midnight terror)
- Annabelle (Annabelle), de John Leonetti (midnight terror)
- Primavera (Spring), de Justin Benson, Aaron Moorhead (midnight terror)
- O ABC da morte 2 (ABCs of Death 2), de Vários (midnight terror)
- O Massacre da Serra Elétrica (Versão Original Restaurada) (The Texas
Chainsaw Massacre), de Tobe Hooper (midnight terror)
Midnight Música
- Procurando Fela Kuti (Finding Fela), de Alex Gibney
- Nick Cave – 20.000 dias na Terra (20.000 Days on Earth), de Iain Forsyth, Jane Pollard
- Pulp - Vida, morte e supermercados (Pulp), de Florian Habicht
- Que caramba é a vida (Que Caramba es la Vida), de Doris Dörrie
- American Interior - A viagem de Gruff Rhys pela América (American Interior), de Gruff Rhys, Dylan Goch
- Björk: Biophilia Live (Björk: Biophilia Live), de Peter Strickland, Nick Fenton
- Beautiful Noise - A era shoegazer (Beautiful Noise), de Eric Green
- A Hard Day’s Night: Os reis do iê iê iê (Versão Restaurada) (A Hard Day’s Night), de Richard Lester
- Quando Björk conheceu David Attenborough (When Björk Met Attenborough), de Louise Hooper
- David Bowie Is (David Bowie Is), de Hamish Hamilton
Mostra Filme Doc
- Life Itself - A vida de Roger Ebert ( Life Itself), de Steve James
- Mr Leos CaraX (Mr X), de Tessa Louise-Salomé
- Feliz por ser diferente (Happy to be Different), de Gianni Amelio
- Altman, um cineasta americano (Altman), de Ron Mann
- Estúdio Ghibli, reino de sonhos e loucura (The Kingdom of Dreams and Madness), de Mami Sunada
- Go-Go Boys: os bastidores da Cannon Films (The Go-Go Boys: The Inside Story of Cannon Films), de Hilla Medalia
- A Voz de Sokurov (The Voice of Sokurov), de Leena Kilpeläinen
- Remake, Remix,
RipOff (Remake, Remix, RipOff), de Cem Kaya
Mostra Itinerários Únicos
- Martha Argerich - Meu sangue ( Bloody Daughter), de Stéphanie Argerich
- Nan Goldin - Lembro do seu rosto (Nan Goldin - I Remember Your Face), de Sabine Lidl
- Criado na internet: A história de Aaron Swartz (The Internet’s Own Boy), de Brian Knappenberger
- Sarah Lucas: escultora (About Sarah), de Elisa Miller
- O cidadão Himmler (The Decent One), de Vanessa Lapa
- Dior e eu (Dior and I), de Frédéric Tcheng
- Sobre Susan Sontag (Regarding Susan Sontag), de Nancy Kates
- O último produtor de teatro (The Last Impresario), de Gracie Otto
- Poesia precisa - A arquitetura de Lina Bo Bardi (Precise Poetry - Lina Bo Bardi’s Architecture), de Belinda Rukschcio
- Viagens noturnas com Jim Jarmusch (Travelling at Night with Jim Jarmusch), de Léa Rinaldi
- The New York Review of Books: Uma reflexão de 50 anos (The 50 Year Argument), de Martin Scorsese, David Tedeschi
- Microtopia (Microtopia), de Jesper Wachtmeister
- Domingo (Sunday), de Karim Ainouz
Mostra Fronteiras
- Um verão de liberdade ( Freedom Summer), de Stanley Nelson
- Vietnã: batendo em retirada (Last Days in Vietnam), de Rory Kennedy
- Nós, o gigante acordado (We Are the Giant), de Greg Barker
- Amigos, amigos, negócios à parte (We Come as Friends), de Hubert Sauper
- Câmera Escura: Os fotógrafos negros e a emergência de uma raça (Through A Lens Darkly: Black Photographers and the Emergence of a People), de Thomas Allen Harris
- A Primeira Baixa (First to Fall), de Rachel Beth Anderson
- Colocando a vida em jogo (The Supreme Price), de Joanna Lipper
- Água prateada, um autorretrato da Síria (Eau Argentee, Syrie autoportrait), de Ossama Mohammed, Wiam Simav Bedirxan
- Revolução ao contrário (Revolution in Reverse - Debito & Lavoro: il Nuovo Colonialismo), de Chiara Cavalazzi
- Suspiros das cidades (Hams al-mudam), de Kasim Abid
Mostra Geração
- Belle e Sebastian (Belle et Sébastien), de Nicolas Vanier
- Violeta ( Violet), de Bas Devos
- Maria e o Homem Aranha (María y el Araña), de María Victoria Menis
- Finn (Finn), de Frans Weisz
- Encantados (Encantados), de Tizuka Yamasaki
- Dixie e a revolução dos zumbis (Dixie y la Rebelión Zombi), de Ricardo Ramón, Beñat Beitia
- Primeiros amores (Amori Elementari), de Sergio Basso
- Desligando Charleen (Charleen macht Schluss ), de Mark Monheim
Foco México
- Manto aquífero (Manto Acuífero), de Michael Rowe
- Peixes insólitos (Los insólitos peces gato), de Claudia Sainte-Luce
- Güeros (Güeros), de Alonso Ruizpalacios
- Los Angeles (Los Ángeles), de Damian John Harper
- González (González), de Christian Díaz Pardo
- Os ausentes (Los ausentes), de Nicolás Pereda
- Asteróide (Asteroide), de Marcelo Tobar
- Cumes (Cumbres), de Gabriel Nuncio
- Somos Mari Pepa (Somos Mari Pepa), de Samuel Kishi Leopo
- Cantinflas (Cantinflas), de Sebastian del Amo
- A guerra de Manuela Jankovic (La Guerra de Manuela Jankovic), de Diana Cardozo
- Primaveras escuras (), de Ernesto Contreras
- As Horas Mortas (Las Horas Muertas), de Aaron FERNANDEZ
- Somos Mari Pepa (Somos Mari Pepa), de Samuel Kishi Leopo
Clássicos Mexicanos
- O Compadre Mendoza (El Compadre Mendoza), de Fernando de Fuentes
- Vamos com Pancho Villa! (¡Vámonos con Pancho Villa!), de Fernando de
Fuentes
- A Mulher do Porto (La Mujer del Puerto), de Arcady Boytler
- Redes (Redes), de Fred Zinnemann, Emilio Gómez Muriel
- A Outra (La Otra), de Roberto Gavaldón
Première Latina
- Ar Livre (Aire Libre), de Anahí Berneri
- Matar um homem (Matar a un hombre) de Alejandro Fernández Almendras
- A terceira margem (La Tercera orilla) de Celina Murga
- Bem Perto de Buenos Aires (Historia del miedo) de Benjamin Naishtat
- Feriado (Feriado) de Diego Araujo
- Mauro (Mauro) de Hernán Rosselli
- La Salada (La Salada) de Juan Martín Hsu
- As irmãs Quispe (Las niñas Quispe) de Sebastián Sepúlveda
- Gente de bem (Gente de bien) de Franco Lolli
- Mãos sujas (Manos sucias) de Josef Wladyka
- A princesa de França (La Princesa de Francia) de Matías Piñeiro
- Sétimo (Séptimo) de Patxi Amezcua
- Dois Disparos (Dos Disparos) de Martín Rejtman
- Os inimigos da dor (Los Enemigos del Dolor) de Arauco Hernández
- Los Hongos (Los Hongos) de Oscar Ruiz Navia
- O mistério da felicidade (El Misterio de la Felicidad) de Daniel Burman
- A voz em off (La Voz en Off) de Cristián Jiménez
- Lulu, de Luis Ortega
Voltar