Talents Rio forma profissionais do audiovisual num trabalho conjunto da Berlinale Talents e do Goethe-Institut com o Festival do Rio Além do Goethe-Institut, patrocinador do Talents Rio desde sua primeira edição, o programa conta agora com os novos apoios de Samambaia.org, da Open Society Foundation e do Projeto Paradiso. O Talents Rio Crítica conta ainda com o apoio da ESPM-RJ e o apoio institucional da Fipresci – Federação Internacional de Críticos e Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
Em 2024, a direção do Festival do Rio conseguiu materializar um antigo sonho: expandir o Talents Rio, programa de formação e capacitação que é um dos desdobramentos internacionais do Berlinale Talents, do Festival de Berlim.
Os festivais, hoje em dia, são muito mais do que uma celebração do cinema – representam um segmento dinâmico do campo audiovisual, que oferece não só uma janela de visibilidade e proeminência fundamental para os filmes, mas também um espaço de construção de redes nas mais diversas esferas e de formação múltipla de públicos e profissionais de todas as áreas do campo.
Depois de alguns anos de gestação, em 2016 o Festival do Rio realizou a primeira edição do Talents Rio, que seguiu até 2022 – com a interrupção forçada da pandemia. O programa consistia em uma única seção, voltada para a formação de críticos de cinema de países da língua portuguesa (chamada, até então, de Talent Press). Depois de uma pausa em 2023, o Talents Rio volta expandido e fortalecido, cobrindo mais duas áreas, graças à entrada de novos parceiros.
Além do Goethe-Institut, patrocinador do Talents Rio desde sua primeira edição, o programa conta agora com os novos apoios de Samambaia.org, da Open Society Foundation e do Projeto Paradiso. O Talents Rio Crítica conta ainda com o apoio da ESPM-RJ e o apoio institucional da Fipresci – Federação Internacional de Críticos e Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema.
Para essa nova etapa do Talents Rio, foram escolhidas duas áreas que, consideramos, são estratégicas e de grande importância para o cinema e o audiovisual brasileiro: o Desenho de Audiência, metodologia multidisciplinar voltada para o fortalecimento da distribuição e da circulação das obras audiovisuais, e a Preservação, área que sempre foi especialmente carente no Brasil, e que enfrenta desafios urgentes na era digital.
Sob a coordenação geral de Pedro Butcher, que segue também na coordenação do Talents de Crítica, Talita Arruda assumiu a coordenação do programa de Desenho de Audiência, e Lila Foster a coordenação de Preservação.
O programa de Desenho de Audiência contará com atividades abertas e fechadas, que certamente serão potencializadas pelo ambiente efervescente do Festival do Rio e sua área de mercado, o RioMarket. Os encontros internos reúnem estudo de casos e masterclasses com profissionais como Fabio Rodrigues (Cinema do Dragão), Elida Silpe (Malute Filmes), Paula Gomes (Olhar Distribuição) e Ibirá Machado (Descoloniza Filmes). Todas as atividades do Talents Rio Preservação serão abertas ao público. O programa de Crítica consistirá em encontros editoriais e com outros críticos e jornalistas, e na produção de textos que serão publicados no site do Talents Rio e do Talent Press de Berlim, e também no site da Fipresci (Federação Internacional de Críticos).
Inédito entre os Talents do mundo, incluindo o de Berlim, o Talents de Preservação será um programa piloto, reunindo profissionais e simpatizantes para imaginar o melhor formato para o Talents de Preservação, a ser definitivamente implantado em 2025. Lila Foster montou a programação a partir do belo conceito “Preservação: uma missão compartilhada”. E como a ideia central do Talents é compartilhar conhecimento, estão previstas atividades transversais, reunindo todos os participantes.
Por ser um programa piloto, o Talents de preservação não conta com uma seleção de talentos esse ano. Para os programas de Crítica e Desenho de Audiência, foram selecionados oito profissionais em início de carreira para cada área – um grupo marcado pela pluralidade de origens, perfis e interesses, vindos de sete estados brasileiros, e uma participante de Angola, na África.
O Talents Rio Crítica tem como mentores a programadora, pesquisadora e crítica Juliana Costa, coordenadora adjunta do Programa de Alfabetização Audiovisual da Cinemateca Capitólio, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, e o repórter da Folha de S. Paulo, crítico de cinema e programador Gabriel Araújo, de Belo Horizonte, Minas Gerais. O programa contará ainda com a participação muito especial da crítica e pesquisadora Lorenna Rocha, que, ao lado de Gabriel, conversará com os participantes sobre sua trajetória e sobre a plataforma Indeterminações.
O programa do Talents Rio 2024 foi pensado com seriedade e carinho e, claro, estará sempre em movimento, uma vez que o campo em que trabalhamos vive em constante transformação. Confira, a seguir a programação aberta ao público.
TALENTS RIO 2024 – PROGRAMAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO
7 de outubro, segunda-feira, 17h - Estação Net Gávea, sala 5
ABERTURA. Exibição de "Um é pouco, dois é bom", de Odilon Lopez.
8 de outubro, terça-feira, 10h-12h - Estação Net Botafogo sala 3 (66 lugares)
TALENTS RIO PRESERVAÇÃO – O presente e o futuro da preservação digital: o caso do audiovisual
O processo da preservação audiovisual envolve uma série de práticas e requisitos de infraestrutura. No caso da preservação digital, as novas tecnologias e o predomínio de filmes produzidos digitalmente impõem desafios para a salvaguarda da produção contemporânea. Debate com instituições de salvaguarda e convidados sobre o status da preservação digital em seus acervos e apontamentos sobre o futuro da preservação digital no Brasil.
- Drika Oliveira – coordenadora de acervos fílmicos da Cinemateca do Museu de Arte Moderna
- Gabriela Queiróz – Diretora técnica da Cinemateca Brasileira
- Marco Dreer – Preservador audiovisual, pesquisador e diretor da Via 78
- Natalia de Castro – Preservadora audiovisual – Centro Técnico do Audiovisual
Mediação: Lila Foster - coordenadora Talents Rio Preservação
8 de outubro, terça-feira, 14h-16h - Estação Net Botafogo - sala de cursos (20 lugares)
TALENTS RIO PRESERVAÇÃO – Práticas de Digitalização e Preservação Digital no Brasil (1):
Estudo de caso sobre o processo de digitalização e restauração digital do filme "Um é pouco, dois é bom" de Odilon Lopez (1970), filme de abertura do Talents Rio 2024.
- Aarão Marins – Diretor Técnico de restauração digital da Mapa Filmes do Brasil
- Debora Butruce – Preservadora audiovisual e coordenadora técnica da restauração
- João Paulo Reis – Coordenador de Pós-produção da Link Digital
Mediação: Lila Foster - coordenadora Talents Rio Preservação
8 de outubro, terça-feira, 15h-16h30 – Armazém da Utopia (sala 2)
TALENTS RIO DESENHO DE AUDIÊNCIA - Aula aberta: Simplificando o Desenho de Audiência
Afinal, o que é desenho de audiência? Quais suas ferramentas e como elas atuam para mapear as potências dos filmes e fortalecer o diálogo com os públicos? Uma conversa que reúne profissionais de diferentes áreas que trabalham com o Desenho de Audiência, para que possamos escutar sobre a aplicação da metodologia na prática e criar estratégias de distribuição coerentes e criativas.
- Marina Tarabay – distribuidora (Fistaile)
- Rafael Sampaio – produtor e diretor do BrLab
- Stefano Volp – escritor e roteirista
9 de outubro, quarta-feira, 10:00-11:30 - Armazém da Utopia - Sala 2
TALENTS RIO PRESERVAÇÃO – O presente e o futuro da preservação digital no Brasil: a memória digital em suas diversas facetas
Quando pensamos em uma estrutura de preservação audiovisual no Brasil, é preciso alargar horizontes e abarcar a experiência de salvaguarda de arquivos, instituições e coletivos que possuem experiências de preservação digital voltadas para tipologias diversas, incluindo o audiovisual. Tais experiências apontam para a complexidade enfrentada por instituições de memória no contexto contemporâneo e a necessidade de trocas entre diferentes experiências no campo da preservação das memórias brasileiras.
- Cadu Marconi – Chefe do serviço de Reformatação de Documentos Audiovisuais do Arquivo Nacional
- Ninna Carneiro – Analista de Documentação e Informação do Programa de História Oral e Coordenadora do Núcleo de Audiovisual e Documentário do FGV CPDOC
- Sheila Mueller – Coordenadora de Documentos Audiovisuais e Cartográficos do Arquivo Nacional
- Thamires Ribeiro – Conservadora-restauradora do Museu da Maré
Mediação: Lila Foster - coordenadora Talents Rio Preservação
9 outubro, quarta-feira, 14h-15h30 - Armazém da Utopia Sala 3 (70 lugares)
TALENTS RIO PRESERVAÇÃO – Práticas de Digitalização e Preservação Digital no Brasil (2): Estudo de caso – LUPA – Laboratório Universitário de Preservação Audiovisual – UFF
- Diogo Rembold – técnico do LUPA
- Rafael de Luna – professor e coordenador do LUPA
Mediação: Lila Foster - coordenadora Talents Rio Preservação
10 de outubro, quinta-feira, 11h-13h - Armazém da Utopia- Sala 2 (115 lugares)
TALENTS RIO PRESERVAÇÃO – Preservação audiovisual, uma missão compartilhada
O digital tem imposto desafios imensos para o campo da preservação audiovisual. Como podemos assegurar que os filmes produzidos nas últimas décadas, nativos em digital, possam sobreviver para contar a sua história e a história do nosso tempo? A efemeridade do digital nos desafia a pensar em conjunto sobre a preservação como uma missão compartilhada. Como que realizadores, produtores e técnicos podem estabelecer práticas nos seus processos de trabalho tendo como perspectiva a preservação desses sons e dessas imagens? Como as instituições de salvaguarda e o campo de profissionais da preservação podem fornecer estrutura e amparo técnico para a comunidade cinematográfica? Como amenizar a ameaça de perdemos a produção das últimas décadas, que teve uma mudança inédita no cinema brasileiro com a explosão da produção de mulheres, cineastas indígenas, negros e da comunidade LGBTQIAPN+? Como os festivais podem contribuir para o processo de preservação das memórias audiovisuais do nosso país?
Preservação Audiovisual, uma missão compartilhada – Debate 1
- Lila Foster – Preservadora audiovisual e coordenadora do Talents Rio Preservação
- Milena Manfredini – cineasta, antropóloga e curadora independente
- Rafael Sampaio – produtor e diretor do BrLab
- Talita Arruda – Distribuidora e Coordenadora Talents Rio Desenho de Audiência
Moderador: Pedro Butcher coordenador Talents Rio Crítica
10 de outubro, quinta-feira, 14h-16h – Armazém da Utopia (sala 3)
TALENTS RIO DESENHO DE AUDIÊNCIA – Mensurar audiências: impacto econômico e cultural
- Cavi Borges – realizador, produtor, programador e agitador cultural
- Lia Bahia – professora e pesquisadora (UFF)
- Ellen Francisco – diretora executiva do Casa Doc e Bombozila
10 de outubro, quinta-feira, 16:00/17:30 - Armazém da Utopia- Sala 2 (115 lugares)
TALENTS RIO PRESERVAÇÃO – Preservação Audiovisual, uma missão compartilhada – Debate 2
- Inês Aisengart –Diretora Técnica da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual (ABPA) e Coordenadora do Programa de Arquivo da WITNESS
- João Luiz Vieira – pesquisador e professor emérito da Universidade Federal Fluminense
- Patrícia Machado – pesquisadora e professora PUC-Rio e integrante da Repia (Rede das Pesquisas das Imagens de Arquivo)
Mediação: Lila Foster - coordenadora Talents Rio Preservação
11 de outubro, sexta-feira, 15h30-17h – Armazém da Utopia, sala 1
TALENTS RIO DESENHO DE AUDIÊNCIA – Dá teu nome: estratégias de comunicação criativas
- Bernardo Lessa – Diretor executivo da Tanto
- Luisa Lucciola – Gerente de comunicação e gestão de talentos do Projeto Paradiso
- Sandro Garcia – Cineasta belforroxense, idealizador e fundador do Coletivo BaixadaCine e do Cineclube Velho Brejo
11 de outubro, sexta-feira, 17h-19h – Armazém da Utopia, sala 2
TALENTS RIO DESENHO DE AUDIÊNCIA – Em movimento: diálogos e inovações na distribuição e circulação audiovisual
- Felipe Lopes – Distribuidor (Retrato Filmes), professor (ESPM) e presidente da ANDAI - Associação Nacional de Distribuidoras Audiovisuais Independentes.
- Fernanda Oliveira – Supervisora comercial do Kinoplex
- Gabriel Bortolini – Produtor, diretor, produtor de elenco e curador do cineclube Queerioca.
ENDEREÇOS
- Armazém da Utopia – Avenida Rodrigues Alves, s/n, Armazém 6, Santo Cristo.
- Estação Botafogo – Rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo.
- Estação Net Gávea – Shopping da Gávea, Rua Marquês de São Vicente, 52, 4º piso, Gávea.
- Centro Cultural da Justiça Federal – Avenida Rio Branco, 241, Centro.
TALENTS RIO 2024
COORDENADORES:
PEDRO BUTCHER – COORDENAÇÃO GERAL E COORDENAÇÃO DO TALENTS RIO CRÍTICA
Jornalista, crítico de cinema, pesquisador e professor. É autor dos livros “Hollywood e o mercado de cinema no Brasil: princípios de uma hegemonia” (Letramento, 2024) e “Cinema brasileiro hoje” (Publifolha, 2005), entre outros. Integra a equipe do encontro de coprodução Brasil CineMundi e é mentor do programa Talent Press, do Festival de Berlim. É colaborar do jornal Valor Econômico, onde assina a coluna Janela Crítica, e professor do curso de cinema e audiovisual da ESPM-Rio.
TALITA ARRUDA – COORDENAÇÂO / DESENHO DE AUDIÊNCIA
Distribuidora, pesquisadora e curadora. Mestre pela UFRB, pesquisa a distribuição audiovisual dos cinemas negros contemporâneos. Atua pela Fistaile, empresa que promove o encontro entre audiências e projetos audiovisuais. Colabora em espaços como Lab Negras Narrativas, Sessão Vitrine Petrobras, Locarno Industry Academy, BrLab, El Público del Futuro e EFM Toolbox (Berlinale). Trabalhou em empresas como Vitrine Filmes, Canal Curta!, Porta Curtas e Synapse Brasil. Foi selecionada para os cursos EAVE Marketing Workshop (2022), Sunshine Cinema (2022), TFL NEXT Audience DESENHO (2021) e Berlinale Talents (2019). É associada à APAN, Andai e ABPA.
LILA FOSTER – COORDENAÇÃO / PRESERVAÇÃO
Curadora, preservacionista audiovisual e realizadora. Trabalhou na Cinemateca Brasileira e participou do programa de estágios em preservação e curadoria audiovisual da Haghefilm Foundation (Amsterdam). Trabalhou como programadora e/ou curadora em diversos festivais, entre eles Mostra de Cinema de Ouro Preto, FICA – Festival Internacional de Cinema Ambiental, FIDBA – Festival Internacional de Cinema Documentário de Buenos Aires e Mostra de Cinema de Tiradentes. É presidente da ABPA - Associação Brasileira de Preservação Audiovisual e integrante do Conselho Técnico Consultivo da Cinemateca Brasileira.
TALENT PRESS CRÍTICA - MENTORES
JULIANA COSTA – Pesquisadora, programadora e crítica de cinema, tendo publicado em diversas revistas nacionais, como Filme e Cultura, Teorema e Cinética, e internacionais, como Filmmagie e Fantomas (Bélgica) e Cámbrica (Equador). É editora do Zinematógrafo, fanzine impresso de crítica de cinema, e da Revista Digital Abismu. Foi colaboradora do site Cine Festivais, pelo qual cobriu festivais de cinema no Brasil, e é cofundadora do Cineclube Academia das Musas, que se dedica ao estudo e à difusão de filmografias de diretoras mulheres. É doutora em Comunicação Social pela PUCRS, com doutorado sanduíche pela Universidade Paul Valéry Montpellier 3, e coordenadora adjunta do Programa de Alfabetização Audiovisual, projeto educativo da Cinemateca Capitólio.
GABRIEL ARAÚJO – Formado em Comunicação Social pela UFMG, é repórter da Folha de S. Paulo e atua como programador e crítico de cinema. É cofundador da INDETERMINAÇÕES, plataforma de crítica e cinema negro brasileiro, e cofundador, coordenador geral e curador do Cineclube Mocambo. Integrou as equipes de curadoria de mostras e festivais, como o 24º, 25º e 26º Festival Internacional de Curtas de BH (FestCurtasBH), a Sessão INDETERMINAÇÕES, faixa de programação do IMS Paulista, a Mostra América Negra: Conversas Entre as Negritudes Latino-americanas (Nicho 54), e a primeira e segunda edição da LONA - Mostra Cinema e Territórios, entre outros. Integra a Abraccine (Associação Brasileira de Críticos de Cinema) e o coletivo Lena Santos, de jornalistas negras e negros de Minas Gerais. É coautor do livro “Vidas Inteiras: Histórias dos 10 anos da Lei de Cotas” (Crivo Editorial, 2023) e um dos editores da “Revista Zanza Vol. 1: A cidade no cinema, a arte na cidade” (2023).
PARTICIPANTES SELECIONADOS:
TALENTS RIO CRÍTICA
CLARA PELLEGRINI - Do cinema, na crítica e direção de arte (mas não só). Bacharel pela PUC Minas. Corpo Crítico no 24º FestCurtasBH, assistente nas oficinas de crítica: Escola Itaú Cultural; Análises de Estilos Cinematográficos (2023). Crítica na Revista Descompasso.
EGBERTO SANTANA - Formado em jornalismo pela Unesp de Bauru em 2021, é colaborador e cofundador da Revista Descompasso. Também é repórter correspondente de Poá na Agência Mural de Jornalismo das Periferias. Possui textos publicados no Plano Aberto, Persona Unesp, Corpo Crítico (2020), Mostra Cinema do Presente (2021), Nicho 54 (2021) e no Laboratório Crítico da Revista Crítica de Cinemas Africanos (2022) e no livro No Rastro dos Encontros Perdidos (2024), sobre a mostra Novíssimo CInema Brasileiro do Cinusp. Realizou trabalhos de curadoria para o Sesc Campo Limpo na mostra "O que ficou de junho de 2023?" (2023) e para o cineclube Cine BlackOut do núcleo XI de agosto - UNEafro Poá (2023).
GUILHERME VEIGA - Formado em Jornalismo pela Unigranrio Duque de Caxias em 2020 e em Roteiro Audiovisual pela FACHA, é crítico de cinema desde 2018, e já colaborou para sites como Cineplot, Plano Crítico e High on Films. É colaborador do Jornal Nota. Auxiliou na produção e curadoria do cineclube Mate com Angu por meio da Oficina Demomate. Seu trabalho audiovisual A Roda foi exposto na exibição Chama 0.3, organizado pelo Espaço Cultural Candeeiro.
IAKIMA DELAMARE - Mestranda em Comunicação na UFMG e uma das fundadoras do Coletivo Zanza de crítica de cinema. Atuou como curadora e/ou produtora de diversas mostras e festivais como o CineCipó, a Mostra Lona e o Festival de Cinema Infantil de BH.
MAÍRA OLIVEIRA - Roteirista, diretora e educadora. Assinou mais de trinta projetos audiovisuais, como Papai é Pop, Quintal TV, A Magia de Aruna, além de adaptações de Quarto de Despejo e Cidade de Deus. É conselheira Sudeste da APAN.
RENAN EDUARDO - Mestrando em Comunicação Social pela UFMG. Integrou o Júri Jovem da 25ª Mostra de Cinema de Tiradentes, é curador do 26º FestCurtasBH, da 2ª Mostra de Cinema Preto Periférico de Ouro Preto e editor da Revista Descompasso.
QUEMUEL COSTA – Ator e crítico de cinema e teatro. Integrou o Júri Jovem da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2023) e foi um dos selecionados para o intercâmbio artístico Inclusão por meio das artes (2023), apoiado pela Erasmus + e realizado em Mar del Plata. Tem textos publicados no Farofa Crítica (RN), camarescura (PE) e Quarta Parede (PE). Em 2024 protagonizou o curta Meu Amigo S. (em pós-produção) dirigido por Aristeu Araújo e Carlos Segundo. Pesquisa o uso da autobiografia para abordar as subjetividades negras no teatro e na performance. Atualmente é mestrando em Artes Cênicas no PPGAC-UFBA.
WALESKA ANTUNES – Formada em Cinema e Audiovisual pela Universidade Estadual do Paraná e atua como tradutora audiovisual e curadora no Festival Ecrã. Escreve para a revista Multiplot.
TALENTS RIO DESENHO DE AUDIÊNCIA
DOUGLAS HENRIQUE - Diretor e curador, membro da ABD/APECI e ABPA. Diretor artístico e curador do MOV Festival e do Jorra! Festival de Cinema Negro, também membro titular da curadoria do Cinema UFPE. Atualmente desenvolvendo o primeiro longa-metragem.
DREÇA MANUEL – Nascida em Luanda, é artista visual cuja expressão artística explora o campo emocional, complexidade da identidade indo da poesia ao cinema experimental. Atua como curadora de cinema, promovendo a riqueza e diversidade cultural africana através dos filmes.
KARINY MARTINS – Curadora, pesquisadora e roteirista. É sócia na Cartografia Filmes e roteirista na TV Globo. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná e Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense. Autora do livro "Ficção Especulativa no Cinema Negro Brasileiro – A Estética Afrofuturista em Curtas-metragens" (O Quadro Edições, 2023).
LUC DA SILVEIRA – Atua na divulgação e distribuição de filmes, e é também realizador. Em 2023 teve seu curta-metragem Um homem com um celular selecionado na V Mostra Sesc de Cinema, e em 2024 estreou Esse navio vai afundar no 13º Olhar de Cinema.
MARINA MEIRA – Carioca graduada pela FACHA com maestría em Escritura de Guion pela EICTV. Como criadora e executiva de desenvolvimento, acompanhou projetos de séries e longas-metragens para canais como Netflix, Amazon Prime, TNT, MAX e Fox Premium.
NATALY PINHO – Com profundo interesse pela distribuição e pela exibição cinematográfica, atualmente divide seu trabalho entre o Panorama Internacional Coisa de Cinema, o Cine Glauber Rocha e o lançamento do longa-metragem A Mensageira (2024), de Cláudio Marques.
PETHRUS TIBÚRCIO – Integrou, na última década, a equipe de cerca de 40 obras audiovisuais. Produziu festivais de cinema em Pernambuco e é cocriadore da plataforma Tela Trans, voltada para a criação audiovisual elaborada por pessoas trans no Brasil.
RAFAEL RIBEIRO – Cineasta e mestre em comunicação pela UFF. Dirigiu e roteirizou os curtas Invasão Drag (2018) e A Filha do Homem (2019). Criou o Núcleo Pajubá (@pajubanucleo), projeto que atua pela valorização da produção audiovisual LGBTI+ brasileira independente.
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