Juventude, amadurecimento e descobertas: confira 10 filmes na temática 'coming of age' no Festival do Rio 2024 Em qualquer lugar do mundo, a passagem da adolescência para a vida adulta vem acompanhada de uma gama de conflitos. Nestas obras, os protagonistas vivenciam pela primeira vez emoções, angústias, medos e aventuras que moldam suas personalidades
E Seus Filhos Depois Deles, dos irmãos Boukherma
Uma das temáticas mais populares no cinema mundial, os filmes de coming of age, ou amadurecimento, estão presentes na 26ª edição do Festival do Rio. Entre 3 e 13 de outubro, o público poderá assistir histórias que tratam da passagem da juventude para a idade adulta através do olhar de diferentes cineastas do mundo inteiro.
Os dilemas da adolescência, que podem envolver conflitos familiares, descoberta da sexualidade, primeiras experiências e medos em relação ao futuro, já apareceram em diversos filmes exibidos nas edições do Festival do Rio. Em 2023, Sem Coração, de Normande e Tião, apresentou esta temática e foi o vencedor do Prêmio Félix na categoria Melhor Filme Brasileiro. Para a 2024, a programção também conta com boas opções de filmes que exploram esse universo.
Ela Estava Sentada, Como Todas as Outras, de Qu Youjia
Em Ela Estava Sentada, Como Todas as Outras, o diretor Qu Youjia aborda a rigidez do sistema educacional chinês através das experiências de Zhuang. Ele está no último ano do ensino médio e se envolve com a colega de classe, Meng, quando ela rouba uma pistola de largada de atletismo e ele assume a culpa. A partir daí, os dois se aproximam e precisam aprender a lidar com suas personalidades completamente diferentes enquanto se preparam para a próxima fase de suas vidas. O longa recebeu uma menção especial na mostra Generation 14plus Berlim 2024.
O tema do primeiro amor também guia a narrativa de E Seus Filhos Depois Deles, dos irmãos Boukherma. O filme se passa em uma cidade pequena em um vale na França no ano de 1992. Anthony é um adolescente que inicialmente quer apenas matar o tempo ocioso nas férias, mas tudo muda quando ele conhece e se apaixona por Steph. Mais velha, ela apresenta ao garoto um universo de possibilidades, que envolve além de amor, conflitos sociais e raciais, e uma boa dose de violência. O filme foi selecionado para a competição principal em Veneza e Paul Kircher, que interpreta o protagonista, ganhou o prêmio de Ator Revelação.
Vera e o Prazer dos Outros, de Romina Tamburello e Federico Actis
A descoberta sexual dá o tom de Vera e o Prazer dos outros, filme dos argentinos Romina Tamburello e Federico Actis. A história acompanha as aventuras da protagonista, uma adolescente de 17 anos que descobre uma oportunidade de negócios alugando uma das propriedades que sua mãe gerencia para outros adolescentes fazerem sexo. Mais do que administradora do esquema, Vera fica colada à porta ouvindo o que se passa nos quartos, o que desperta seus próprios desejos sexuais.
Confira mais filmes com a temática de juventude e amadurecimento
- Sempre Garotas (Girls Will Be Girls), de Suchi Talati
Sempre Garotas, de Suchi Talati
Sinopse: Em um rigoroso internato situado no Himalaia, Mira, de 16 anos, descobre o desejo e o romance. No entanto, seu despertar sexual e rebelde é interrompido por sua mãe protetora, que nunca chegou a amadurecer. Prêmio do Público e de Melhor Atriz para Preeti Panigrahi Sundance 2024.
Sessões:
Sexta, 04/10 - 21:15 - Cinesystem Praia de Botafogo 5Segunda, 07/10 - 13:45 - Kinoplex São Luiz 4
Sábado, 12/10 - 16:30 - Estação NET Botafogo 1
Domingo, 13/10 - 15:45 - Estação NET Gávea 3
Terça, 15/10 - 18:15 - Estação NET Gávea 2
- Cidade do Vento (City of Wind), de Lkhagvadulam Purev-Ochir
Cidade do Vento, de Lkhagvadulam Purev-Ochir
Sinopse: Na Mongólia, Ze é um gentil xamã de 17 anos que precisa equilibrar suas enormes responsabilidades espirituais e morais com a rotina de estudante do ensino médio. Crucial na orientação dos membros da sua comunidade, ele trabalha duro para ser bem-sucedido na fria e cruel sociedade contemporânea. Prêmio de Melhor Ator para Tergel Bold-Erdene na mostra Orizzonti Veneza 2023.
Sessões:
Terça, 08/10 - 21:30 - Estação NET Gávea 2Sexta, 11/10 - 13:45 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
Domingo, 13/10 - 19:00 - Estação NET Rio 5
- Tóxico (Toxic), de Saulė Bliuvaitė
Tóxico, de Saulė Bliuvaitė
Sinopse: Abandonada pela mãe, Maria, de 13 anos, é obrigada a viver com a avó numa cidade industrial deprimente. Durante um confronto violento na rua, ela conhece a aspirante a modelo Kristina. Buscando se aproximar dela, Maria se inscreve numa escola misteriosa que prepara meninas para o principal casting da região. A relação ambígua com Kristina e o ambiente intenso, com ares de culto, da instituição empurram Maria para um processo de autodescoberta. Leopardo de Ouro Locarno 2024. Ficção
Sessões:
Terça, 08/10 - 19:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 1
Sábado, 12/10 - 14:00 - Estação NET Gávea 1
Domingo, 13/10 - 21:45 - Estação NET Rio 5
- Três Quilômetros Para O Fim Do Mundo (Three Kilometres to the End of the World), de Emanuel Pârvu
Três Quilômetros Para O Fim Do Mundo, de Emanuel Pârvu
Sinopse: Adi, de 17 anos, está passando o verão na sua aldeia natal, no delta do Danúbio. Certa noite ele é brutalmente atacado na rua e, no dia seguinte, seu mundo é virado de pernas para o ar. Seus pais já não o olham como antes e a aparente tranquilidade da região começa a ruir. Queer Palm Cannes 2024.
Sessões:
Sexta, 04/10 - 21:30 - Estação NET Rio 2
Domingo, 06/10 - 19:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 1
Quinta, 10/10 - 16:00 - Estação NET Gávea 3
- Meu Nome é Maria (Being Maria), de Jessica Palud
Meu Nome É Maria, de Jessica Palud
Sinopse: Maria não é criança nem adulta quando brilha na tela do cultuado filme Último Tango em Paris (1972). Ela rapidamente alcança a fama e se torna uma atriz icônica, sem estar preparada para a glória e para o escândalo que vêm a seguir. Cannes Première 2024.
Sessões:
Sábado, 05/10 - 14:00 - Estação NET Botafogo 1Terça, 08/10 - 13:45 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
Sexta, 11/10 - 18:45 - Kinoplex São Luiz 4
Sábado, 12/10 - 21:45 - Estação NET Gávea 5
- Língua Estrangeira (Foreign Language), de Claire Burger
Língua Estrangeira, de Claire Burger
Sinopse: Fanny é uma estudante francesa de 17 anos que vai à Alemanha numa viagem de intercâmbio linguístico. Em Leipzig, ela conhece sua amiga por correspondência Lena, que também tem 17 anos e não vê a hora de se envolver no ativismo político. Para impressionar Lena, a tímida e reservada Fanny inventa uma vida bastante diferente da realidade e rapidamente acaba presa na própria farsa. Competição principal Berlim 2024
Sessões:
Quarta, 09/10 - 14:00 - Estação NET Botafogo 1
Sábado, 12/10 - 21:45 - Cinesystem Praia de Botafogo 1
Domingo, 13/10 - 16:30 - Estação NET Gávea 2
- Ainda Não É Amanhã, de Milena Times
Ainda Não É Amanhã, de Milena Times
Sinopse: Janaína é uma jovem de 18 anos que mora com a mãe e a avó em um conjunto habitacional na periferia do Recife. Ela é a primeira pessoa da família que pode obter um diploma universitário, mas uma gravidez indesejada ameaça os planos que havia traçado para sua vida
Sessões:
Segunda, 07/10 - 18:45 - Estação NET Gávea 2 (sessão com convidados)
Segunda, 07/10 - 18:45 - Estação NET Gávea 1 (sessão com convidados)
Terça, 08/10 - 16:15 - Estação NET Rio 5
- Prêmio Felix, 10 anos: veja a lista completa dos filmes de temática LGBQTIAPN+ confirmados na Festival do Rio 2024
- Expectativa: 10 filmes de diretores promissores para você assistir no Festival do Rio 2024
- Festival do Rio 2024 vai exibir a cultuada trilogia A Balada do Espião, de Takashi Miike, na mostra Panorama Mundial
- Com preços promocionais e cota de ingressos gratuitos para o Cine Odeon, veja a programação da Première Brasil Debates
- Anita Rocha da Silveira fala sobre a 'emoção e alegria imensa' de viver o Festival do Rio como cineasta e espectadora
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:
Voltar