Publicado em 04/10/2016

O Cinemaison está oferecendo uma programação complementar ao Festival do Rio, além de abrigar sessões de dois filmes da programação oficial. No dia 10 de outubro, haverá uma noite de homenagem à cineasta francesa Rebecca Zlotowski, com dois filmes dirigidos por ela: às 18h, Belle Epine; às 20h, Grand Central. Os dois filmes têm a participação marcante de Lea Seydoux. No primeiro longa, Lea foi indicada ao Cesar de melhor revelação do ano de 2010. O segundo filme de Rebecca, Grand Central, foi selecionado para a mostra Un Certain Regard, de Cannes, em 2013. E seu terceiro longa, Planetarium, estrelado por Natalie Portman e Lily-Rose Depp, faz parte da seleção do Festival do Rio 2016. Rebecca Zlotowski vai estar presente na sessão de 10 de outubro, para conversar com o público de seus filmes no Rio.

A programação do Cinemaison inclui a Carta Branca Semaine de La Critique, com uma seleção de filmes emblemáticos da famosa mostra paralela do Festival de Cannes, feita por Charles Tesson, delegado geral do evento e membro do juri do Festival do Rio. Serão exibidos dois filmes franceses e dois clássicos dos cineastas brasileiros Leon Hirszman e Pedro Paulo Sarraceni. O filme de Leon Hirszman, São Bernardo, baseado na obra de Graciliano Ramos, será exibido às 15h do dia 10. E o de Pedro Paulo Sarraceni, O desafio, está previsto para as 15h do dia 11 de outubro. Os filmes franceses são Nem Céu nem Terra, de Clement Cogitore (dia 10 às 13h); Suzanne, de Katel Quillévéré.

Nos dias 10 e 11 o Festival do Rio também faz o lançamento de dois filmes franceses: Bernadette Lafont e Deus Criou a Mulher Livre, de Esther Hoffenberg (dia 11 às 13h); e Damocles, de Manuel Schapira, no dia 11, às 20h.

Nem Céu Nem Terra, de Clement Cogitore, é um filme que conta a história do Capitão Antarès Bonassieu que tem a missão, junto com sua tropa, de controlar uma área de fronteira entre Afeganistão e Paquistão. Bonassieu percebe que seus soldados desaparecem misteriosamente e decide investigar o mistério. Já Suzanne, de Katel Quillévéré, rendeu à atriz Adele Haenel o Cesar de melhor atriz coadjuvante. Conta a história de uma adolescente que se apaixona por um gangster e segue com ele para o Marrocos. 

Bernadette Lafont e Deus Criou a Mulher Livre é narrado pela própria Bernadette Lafont, pela utilização de sons das cenas de filmes em que ela atuou e com a participação de alguns de seus companheiros de cena e de filmagens. Trata-se de um retrato de uma das mais icônicas atrizes do cinema francês, que morreu em 2013 e participou de mais de 120 filmes. 

Damocles, de Manuel Schapira, é uma comédia agridoce sobre o medo de se relacionar. O filme é uma adaptação da obra O crime de Lorde Arthur Savile, de Oscar Wilde.



Cinemaison

Av. Pres. Antônio Carlos, 58 – Centro

Entrada gratuita (sujeita à lotação)

Segunda-feira, 10/10

13h

Ni le Ciel ni la terre (França/Bélgica, 2015)

Dir.: Clément Cogitore

15h

São Bernardo (Brasil, 1972)

Dir.: Leon Hirszman

18h

Belle épine (França, 2010)

Dir.: Rebecca Zlotowski

20h

Grand Central (França/Áustria, 2013)

Dir.: Rebecca Zlotowski

Terça-feira, 11/10

13h

Suzanne (França, 2013)

Dir.: Katell Quillévéré

15h

O Desafio (Brasil, 1966)

Dir.: Paulo César Saraceni

18h

Bernadette Lafont - E Deus criou a mulher livre

(França, 2016)

Dir.: Esther Hoffenberg

20h

Damocles (França, 2016)

Dir.: Manuel Schapira



Mais informações sobre a programação do Cinemaison estão disponíveis aqui: https://issuu.com/tsparf/docs/cinemaison_-_programacao_outubro-_v/1



Voltar