Centro Cultural Justiça Federal participa do Festival do Rio com mostra gratuita Serão exibidos filmes premiados em edições anteriores do Festival, além de títulos infantis.
Localizado na Cinelândia, o Centro Cultural Justiça Federal (Av. Rio Branco, 241 - Cinelândia) é um dos locais de destaques do Festival do Rio de Cinema. Além de abrigar a primeira edição da mostra VR - Realidade Virtual, o espaço também promove a exibição de filmes premiados em edições anteriores do Festival, além de títulos infantis. A entrada é gratuita, com distribuição de senhas uma hora antes. Conheça a programação:
TERÇA (10/10)
15h Bruxarias (Espanha/Brasil, 2014) | Direção: Virginia Curiá
Sinopse: Malva é uma menina de 10 anos, que leva uma vida tranquila com sua avó e seu bichinho de estimação, Mus, em uma caravana de vendas de produtos medicinais. As fórmulas destes produtos são um segredo ancestral guardado por sua família. O sucesso desperta o interesse de Rufa, a malvada dona de uma fábrica de cosméticos, que decide raptar a vovó da garota para descobrir os ingredientes secretos que ela utiliza em sua produção. Malva, então, parte em busca de sua avó, à medida que vai descobrindo mais sobre a história mágica de seus antepassados.
17h Era o Hotel Cambridge (Brasil/França/Espanha, 2016) | Direção: Eliane Caffé
Sinopse: Refugiados recém-chegados ao Brasil dividem com um grupo de sem-tetos um velho edifício abandonado no centro de São Paulo. Além da tensão diária que a ameaça de despejo causa, os novos moradores do prédio terão que lidar com seus dramas pessoais e aprender a conviver com pessoas que, apesar de diferentes, enfrentam juntos a vida nas ruas.
19h Beira-mar (Brasil, 2015) | Direção: Filipe Matzembacher e Marcio Reolon
Sinopse: Martin (Mateus Almada) e Tomaz (Maurício José Barcellos) viajam para o litoral gaúcho. Martin precisa encontrar um documento para o pai na casa de parentes, e Tomaz decide acompanhá-lo. Os dois acabam abrigando-se em uma casa de vidro à beira-mar, a fim de fugir da rejeição familiar de Martin e da estranha distância que surgiu entre os dois.
QUARTA, (11/10)
15h Jonas e o circo sem lona (Brasil, 2015) | Direção: Paula Gomes
Sinopse: Aos 13 anos de idade, Jonas é filho e neto de artistas de circo. O garoto tem seu próprio circo improvisado, frequentado pelos moradores do pobre bairro onde vive, na Bahia. É ele quem coordena os números, prepara os figurinos, a música e controla os ingressos. Jonas pretende abandonar a escola para se juntar ao tio e viver num circo itinerante, mas a mãe prefere que ele permaneça na escola. No meio desta briga, ele descobre as dificuldades da vida adulta.
17h Comeback (Brasil, 2016) | Direção: Erico Rassi
Sinopse: Aposentado da antiga carreira de pistoleiro, Amador (Nelson Xavier) leva uma vida solitária que nada se compara com os dias de perigo e, principalmente, de temor por parte das pessoas. Um dia, é procurado pelo neto de um antigo amigo, que deseja trabalhar com ele devido à sua fama. Amador logo o coloca como ajudante de sua atual atividade, o transporte de máquinas caça-níqueis para bares próximos, mas a falta de reconhecimento em relação ao que foi passa a incomodá-lo cada vez mais.
19h Castanha (Brasil, 2014) | Direção: Davi Pretto
Sinopse: João Carlos Castanha tem 52 anos e é ator. Também trabalha na noite como transformista em baladas gays. Vive com a mãe septuagenária, Celina, no subúrbio de Porto Alegre. Solitário, doente e confuso, aos poucos ele deixa de discernir realidade e ficção.
QUINTA (12/10)
15h BugiGangue no espaço (Brasil, 2017) | Direção: Ale McHaddo
Sinopse: Gustavinho, Fefa e os demais integrantes do clube BugiGangue estão preocupados com os trabalhos da escola, mas nem imaginam que em um ponto distante da galáxia o vilão Gana Golber tomou o poder da Confederação dos Planetas, ameaçando a paz do universo. Expulsos da confederação, sete Invas, alienígenas atrapalhados e ingênuos, conseguem escapar ao cerco de Gana, mas na fuga sua nave é danificada e cai na Terra. Logo os Invas fazem amizade com as crianças do clube, consertam a nave e embarcam juntos numa aventura intergaláctica para restaurar a paz do universo.
17h Deixa na régua (Brasil, 2016) | Direção: Emílio Domingos
Sinopse: Um corte de cabelo estiloso pode representar muita coisa. O dia a dia movimentado das barbearias da zona norte é retratado com leveza e graça, a partir de depoimentos dos jovens que as frequentam. Nas mãos dos babeiros Belo, Deivão e Edi, eles vão mostrar como esses estabelecimentos se tornam um espaço de sociabilidade e de debate sobre diversos assuntos.
19h O lobo atrás da porta (Brasil, 2013) | Direção: Fernando Coimbra
Sinopse: O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.
SEXTA (13/10)
15h Lua em Sagitário (Brasil, 2016) | Direção: Marcia Paraiso
Sinopse: Ana (Manuela Campagna) é uma jovem de 17 anos que vive em uma cidade fronteiriça entre o Brasil e a Argentina. Lá, ela não tem opções de lazer e nem acesso à internet. Seu único refúgio é visitar um sebo/lanhouse conhecido como "A Caverna". É lá que, certo dia, ela acaba conhecendo Murilo (Fagundes Emanuel), rapaz por quem vai se apaixonar perdidamente.
17h Divinas divas (Brasil, 2016) | Direção: Leandra Leal
Sinopse: Rogéria, Valéria, Jane Di Castro, Camille K, Fujika de Holliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios formaram, na década de 1970, o grupo que testemunhou o auge de uma Cinelândia repleta de cinemas e teatros. O documentário acompanha o reencontro das artistas para a a montagem de um espetáculo, trazendo para a cena as histórias e memórias de uma geração que revolucionou o comportamento sexual e desafiou a moral de uma época.
19h Boi neon (Brasil/Uruguai/Holanda, 2015) | Direção: Gabriel Mascaro
Sinopse: Iremar (Juliano Cazarré) é um vaqueiro de curral que viaja pelo Nordeste, ao lado de Galega (Maeve Jinkings) e a pequena Geise (Samya de Lavor). Por onde passa Iremar recolhe revistas, panos e restos de manequins, já que seu grande sonho é largar tudo para iniciar uma carreira como estilista no Pólo de Confecções do Agreste.
SÁBADO (14/10)
15h A família Dionti (Brasil, 2015) | Direção: Alan Minas
Sinopse: O jovem Kelton (Murilo Quirino) vive no interior de Minas Gerais, junto do irmão e do pai. Eles trabalham no canavial, e fazem pequenos bicos na feira. Kelton sofre com a ausência da mãe, que "se transformou" e abandonou a família. Ao se apaixonar por uma colega de sua sala, o garoto tem medo de sofrer o mesmo destino da mãe.
17h De menor (Brasil, 2013) | Direção: Caru Alves de Souza
Sinopse: A jovem advogada Helena (Rita Batata) é defensora pública de menores infratores e vive com Caio (Giovanni Gallo), seu irmão caçula. Órfãos, os dois têm um relacionamento de muita cumplicidade, até o dia em que o rapaz comete um delito e torna-se réu na Vara da Infância e Juventude de Santos, local de trabalho de Helena.
19h Aspirantes (Brasil, 2015) | Direção: Ives Rosenfeld
Sinopse: Júnior (Ariclenes Barroso) é um jovem que tem o sonho de ser um jogador de futebol profissional. Além de ser membro de um pequeno clube de um cidadezinha no estado do Rio de Janeiro, ele é empregado em outro lugar, para ajudar na renda da família. Mas o rapaz não é tão talentoso ou dedicado quanto seu amigo Bento (Sérgio Malheiros), a estrela do time, e por isso, o inveja. Júnior fica cada vez mais desmotivado de perseguir seu sonho quando sua namorada engravida.
DOMINGO (15/10)
15h Uma história de amor e fúria (Brasil, 2013) | Direção: Luiz Bolognesi
Sinopse: Um homem (Selton Mello) com quase 600 anos de idade acompanha a história do Brasil, enquanto procura a ressurreição de sua amada Janaína (Camila Pitanga). Ele enfrenta as batalhas entre tupinambás e tupiniquins, antes dos portugueses chegarem ao país, e passa pela Balaiada e o movimento de resistência contra a ditadura militar, antes de enfrentar a guerra pela água em 2096.
17h A luta do século (Brasil, 2016) | Direção: Sérgio Machado
Sinopse: Um retrato aprofundado sobre a maior rivalidade do boxe brasileiro e sobre o histórico de lutas (com três vitórias para cada um) que inscreveu o nome dos lutadores Luciano Todo Duro e Reginaldo Hollyfield na história do esporte no Brasil. Ainda, esta também é uma análise minuciosa não só sobre as lutas no ringue, mas também sobre a luta que os dois boxeadores tiveram que batalhar em suas vidas: a luta contra as dificuldades da vida.
19h Fala comigo (Brasil, 2016) | Direção: Felipe Sholl
Sinopse: Diogo (Tom Karabachian) tem um estranho fetiche: ele sente prazer ao ligar para as pacientes de sua mãe, Clarice (Denise Fraga), que é terapeuta. Certo dia, ele liga para Ângela (Karine Teles), uma mulher de 43 anos que acaba de se separar do marido. Os dois iniciam uma complicada relação pelo telefone, repleta de curiosidade e de silêncio.
Voltar