ANTÔNIO PITANGA SERÁ PRESIDENTE DO JÚRI DA PREMIÈRE BRASIL CONHEÇA TODOS OS JURADOS DA PREMIÈRE BRASIL 2022
ANTÔNIO PITANGA SERÁ PRESIDENTE DO JÚRI DA PREMIÈRE BRASIL 2022
CONHEÇA TODOS OS SEIS JURADOS
ANTÔNIO PITANGA (PRESIDENTE)
Nascido em 1939, na cidade de Salvador, é um dos maiores atores do Cinema Brasileiro. Estrelou, desde a década de 50, mais de 90 filmes, entre eles os grandes clássicos que marcaram a nossa história, como O Pagador de Promessas, A Grande Feira, A Idade da Terra, A Mulher de Todos, Joana Francesa e tantos outros, além de peças de teatro e telenovelas. Tem, ao longo de toda a sua trajetória, grande compromisso com a cultura, a educação, a luta do povo negro e o combate a todas as formas de discriminação.
ANDRÉIA HORTA
A atriz e apresentadora mineira é reconhecida pelas personagens interpretadas na série Alice (HBO, 2008), na novela Império (Globo, 2014), no longa-metragem ELIS (2016), pelo qual ganhou prêmios de Melhor Atriz nos Festivais de Gramado, de Cinema Luso-Brasileiro, o Troféu APCA e o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em "Liberdade, Liberdade“(Globo, 2016) e “Um Lugar ao Sol" (Globo, 2021), apenas para citar algumas. No ar desde 2018 em "O País do Cinema" (Canal Brasil), Andréia Horta recebe no programa convidados como atores, diretores e produtores para falar sobre a sétima arte.
BERNARD PAYEN
Depois de ter criado várias revistas (impressas e online), Bernard Payen ingressou na Cinémathèque Française em 2001. Gestor de programação desde 2011, organiza encontros regulares dedicados à criação cinematográfica contemporânea. Foi Curador da seção de curtas-metragens da Semaine de la Critique, também fez vários filmes, entre eles Mister H (2013), em co-produção com o Brasil, e continua uma atividade jornalística em paralelo, para televisão (Arte) e rádio (Aligre Fm).
ELEONORA GRANATA JENKINSON
Eleonora Granata Jenkinson começou a carreira na RCS Films and Television e foi executiva de produção e aquisição na Turner Pictures. Em 2014 fundou a Melograno Films, produtora de Medeas, de Andrea Pallaoro; Galore, de Rhys Graham; e Ukraine on Fire, com Oliver Stone.
CLÉLIA BESSA
Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Pós-Graduada em “Tecnologias Aplicadas à Educação” na PUC-RJ, desde 1996 é Sócia da Raccord Produções Artísticas, responsável pela Produção de todos os projetos da casa. Produziu mais de 1000 horas de programação para a televisão além de 20 longas metragens, entre eles Desenrola (Rosane Svartman); Cartola: Música para os Olhos (Lírio Ferrreira e Hilton Lacerda); Separações (Domingos Oliveira); Correndo Atrás (Jefferson De); Missão Cupido (Rodrigo Bittencourt); Madalena (Mardiano Marcheti); e Onofif (Lírio Ferreira), em fase de finalização, É Conselheira da Bravi - Brasil Audiovisual Independente - desde a sua fundação em 1999.
JOÃO JARDIM
Um dos diretores mais atuantes de sua geração no Brasil. Seu primeiro filme foi o aclamado documentário Janela da Alma. Sua filmografia inclui longas de ficção Getúlio, Amor? e As Polacas, em finalização. É diretor e co-diretor dos premiados documentários Pro Dia Nascer Feliz e Lixo Extraordinário, este último indicado ao Oscar de melhor documentário, e criador e diretor das séries Liberdade de Gênero e Amores Livres'.
Voltar