Animação Atiraram no Pianista é a gala de abertura da 25ª edição do Festival do Rio Filme de Fernando Trueba e Javier Mariscal conta a história da investigação de um jornalista sobre a morte do pianista brasileiro Francisco Tenório Júnior.
Na noite de abertura do Festival do Rio 2023, no dia 5 de outubro, será exibido o filme "Atiraram no Pianista" ("They Shot The Piano Player", da Sony Pictures), de Fernando Trueba e Javier Mariscal, indicados ao Oscar por “Chico e Rita”. É primeira vez, em 25 anos de evento, que uma animação é exibida na gala de abertura.
Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1993 por "Belle Époque" e um amante do Brasil, Fernando Trueba aprofunda sua visão amorosa da música brasileira, mas também de uma parte da história do país. Dividindo a direção está Mariscal, designer, ilustrador e desenhista reconhecido, e criador do mascote Cobe, dos Jogos Olímpicos de Barcelona.
A animação "Atiraram no Pianista" revisita a investigação de um jornalista sobre a morte do pianista brasileiro Francisco Tenório Júnior (1941-1976), músico da banda de Vinicius de Moraes e Toquinho, que desapareceu durante uma temporada de shows em Buenos Aires.
A trama se passa na cidade fictícia de Melodía, um lugar onde a música é a alma da vida cotidiana. O protagonista, um talentoso pianista chamado Carlos, enfrenta um dilema quando sua música é roubada por uma figura enigmática conhecida como 'El Silencioso'. Determinado a recuperar sua arte, ele empreende uma jornada épica que o levará a descobrir a verdadeira essência da música e a enfrentar seus medos mais profundos.
O filme se destaca por seu estilo visual único, criado a partir de uma combinação de técnicas de animação tradicionais e digitais, o que resultou em cores vibrantes com detalhes meticulosos.
"É uma honra podermos exibir em nossa noite de gala, pela primeira vez, uma animação que retrata um dos maiores pianistas latino-americanos de vida tão breve. Uma homenagem à música brasileira, ao Rio de Janeiro e à importância da liberdade de expressão", diz Ilda Santiago, diretora executiva do festival.O Festival do Rio conta com patrocínio master da Shell, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e com apoio especial da Prefeitura o Rio, por meio da Rio Filme, órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio. Realização: Cinema do Rio, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Voltar