Publicado em 28/08/2013

Saída Marrakesh, de Caroline Link

Um dos países mais prolíficos quando se trata de produção cinematográfica na Europa, a Alemanha será o país homenageado do Festival do Rio esse ano. Entre os destaques do Foco Alemanha, estão filmes como Ouro, de Thomas Arslan, exibido na competição do Festival de Berlim e protagonizado pela estrela Nina Hoss; Saída Marrakesh, novo da diretora Caroline Link, vencedora do Oscar por Lugar nenhum na África; Home From Home, de Edgar Reitz, espécie de prequel para sua cine-série Heimat, iniciada nos anos 1980, com o cineasta e ator bissexto Werner Herzog no elenco; e Os mortos e os vivos, de Barbara Albert, uma reflexão sobre o nascimento do nazismo e a realidade dos turcos na Alemanha contemporânea.

Dentro da homenagem ao país, acontecerá também a mostra Escola de Berlim, focada no movimento cinematográfico que chamou atenção na última década e nasceu com diretores como Christian Petzold (Yella, Barbara), Thomas Arslan (A Fine Day, Férias) e Angela Schanelec (Marselha, Orly). Apesar de não ter muitos pontos narrativos em comum, os filmes do movimento são marcados pela colaboração mútua entre diretores e artistas da geração. Um exemplo é a trilogia Dreileben, três telefilmes passados no mesmo cenário, cada um de um diretor diferente.

Por fim, o Festival do Rio fará também uma homenagem à cineasta de vanguarda Ulrike Ottinger, com a exibição de filmes como Sob a neve e Freak Orlando.

O Foco Alemanha faz parte das celebrações do ano da Alemanha no Brasil.



Voltar