Publicado em 17/08/2024

Monster, Titane, Vidas Passadas e Infiltrado na Klan são alguns dos destaques internacionais recentes das programações do Festival do Rio disponíveis no streaming — Foto: Divulgação

Por João Vitor Figueira

Enquanto a programação oficial do Festival do Rio 2024 não é divulgada, que tal aproveitar o final de semana para ver (ou rever) alguns dos longas-metragens que foram destaques recentes nas mostras internacionais do evento?

Além de apresentar a tradicional Première Brasil, que ano após ano oferece uma janela para o melhor da produção audiovisual nacional contemporânea, o Festival do Rio tem a tradição de garantir ao seu público fiel uma programação de filmes estrangeiros aguardados e premiados mundo afora.

Nesta matéria, selecionamos 50 produções internacionais que integraram mostras como Panorama do Cinema Mundial, Expectativa e Midnight que estão disponíveis em diferentes serviços de streaming.

Foram incluídos filmes que estiveram nas cinco últimas edições do Festival do Rio que apresentaram mostras com produções estrangeiras, realizadas entre 2023 e 2018. A edição especial de 2020, por conta da pandemia de COVID-19, exibiu apenas filmes brasileiros fora de competição, tanto em cinemas quanto online, pela Première Brasil.

Importante: os longas-metragens que integraram a mostra Première Latina e estão disponíveis em plataformas de streaming serão tema de uma matéria especial à parte. Acompanhe o site e as redes sociais oficiais do Festival do Rio para não perder nenhuma de nossas publicações.

A seguir, confira 50 filmes imperdíveis das mostras internacionais do Festival do Rio disponíveis no streaming:

  • Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos (Panorama do Cinema Mundial, 2023)
    País: Estados Unidos

Pobres Criaturas, de Yorgos Lanthimos (Panorama do Cinema Mundial, Festival do Rio 2023) País: Estados Unidos

Sinopse: A fantástica evolução de Bella Baxter, uma jovem que é trazida de volta à vida pelo brilhante e pouco ortodoxo cientista Dr. Godwin Baxter. Sob a proteção de Baxter, Bella está ansiosa para aprender. Desejando conhecer mais sobre o mundo, foge com Duncan Wedderburn, um advogado astuto e debochado, para uma aventura por vários continentes. Livre dos preconceitos de sua época, Bella se firma em seu propósito de defender a igualdade e a libertação. Vencedor do Leão de Ouro no Festival de Veneza 2023. Vencedor de quatro prêmios no Oscar 2024, incluindo o de Melhor Atriz para Emma Stone.

Onde assistir: Disney+

  • Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar (Noite de Abertura, 2021)
    País: Espanha / França

Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar (Noite de Abertura, 2021) País: Espanha / França

Sinopse: Duas mulheres, Janis e Ana, dividem um quarto de hospital onde vão dar à luz. Ambas são solteiras e engravidaram por acidente. Janis, uma mulher de meia-idade, não se arrepende e está exultante. Já Ana, adolescente, está assustada, arrependida e traumatizada. Janis tenta encorajá-la enquanto elas conversam pelos corredores do hospital. As poucas palavras que trocam nestas horas vão criar um vínculo estreito entre elas e mudar suas vidas de forma decisiva. Penélope Cruz venceu o Coppa Volpi de Melhor Atriz no Festival de Veneza e foi indicada ao Oscar na mesma categoria por seu trabalho neste filme.

Onde assistir: Netflix

Sinopse: Após mais uma jornada rotineira de furtos em lojas, Osamu e seu filho cruzam com uma menina sofrendo sob frio congelante. A princípio relutante em abrigar a garota, a mulher de Osamu decide cuidar dela depois de conhecer as desgraças que a pequena havia enfrentado. Apesar de se tratar de uma família pobre, que tira seu sustento do pouco dinheiro conseguido com pequenos crimes, todos parecem felizes, até que um incidente inesperado revela segredos escondidos e testa seus laços de união. ​​Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes 2018. Indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro.

Onde assistir: Telecine, Prime Video (com assinatura premium)

  • Memoria, de Apichatpong Weerasethakul (Panorama Especial, 2021)
    País: Colômbia / Tailândia

Memoria, de Apichatpong Weerasethakul (Panorama Especial, 2021) País: Colômbia / Tailândia

Sinopse: ​Uma criadora de orquídeas visita sua irmã doente em Bogotá. Enquanto está lá, ela faz amizade com um arqueólogo francês encarregado de monitorar um projeto de construção e um jovem músico. A cada noite, ela é incomodada por estrondos cada vez mais altos que a impedem de dormir.​ Vencedor do Prêmio do Júri no Festival de Cannes 2021.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • O Sabor da Vida, de Trần Anh Hùng (Panorama do Cinema Mundial, 2023)
    País: França

Sinopse: 1885. A incomparável cozinheira Eugenie (Juliette Binoche) trabalha para o famoso gourmet Dodin (Benoît Magimel) há 20 anos. Com o passar do tempo, a prática da gastronomia e a admiração mútua gerou um relacionamento amoroso. A parceria dá origem a pratos deliciosos, que confundem até os chefs mais renomados do mundo. Eugenie, no entanto, gosta da sua liberdade e nunca quis se casar com Dodin. Ele decide, então, fazer algo que nunca fez antes: cozinhar para ela. O filme fez parte da seleção oficial do Festival de Cannes 2023 e rendeu a Trần Anh Hùng o prêmio de Melhor Direção.

Onde assistir: Prime Video

  • Guerra Fria, de Paweł Pawlikowski (Panorama do Cinema Mundial, 2018)
    País: Polônia / França / Reino Unido

Sinopse: ​Esse drama polonês conta uma história apaixonada e improvável entre duas pessoas que se encontram em uma época dividida. Durante a Guerra Fria, entre a Polônia stalinista e a Paris boêmia dos anos 50, um músico amante da liberdade e uma jovem cantora com histórias e temperamentos distintos vivem um amor impossível em um tempo impossível. Do mesmo diretor de Ida (2013), vencedor do Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes, onde ganhou o prêmio de melhor diretor. Indicado ao People’s Choice Award no Festival de Toronto e a três categorias no Oscar, incluindo Melhor Diretor e Melhor Filme Estrangeiro.

Onde assistir: Prime Video, Telecine

  • Vidas Passadas, de Celine Song (Expectativa, 2023)
    País: Estados Unidos / Coreia do Sul

Sinopse: Nora e Hae Sung, dois amigos de infância profundamente conectados, se separam depois que a família de Nora decide sair da Coreia do Sul. Vinte anos depois, eles se reencontram em Nova York para uma semana fatídica em que confrontam noções de destino, amor e as escolhas de suas vidas, neste comovente romance moderno. Seleção oficial do Festival de Berlim e exibido no Festival de Sundance 2023. Indicado ao Oscar de Melhor Filme e Melhor Roteiro.

Onde assistir: Telecine, Prime Video (com assinatura premium)

  • Mali Twist, de Robert Guédiguian (Panorama do Cinema Mundial, 2022)
    País: França / Canadá / Senegal

Sinopse: Mali, 1960. Os jovens de Bamako dançam o twist do rock and roll recém-importado do Ocidente e sonham com a renovação política. Samba, um jovem socialista, se apaixona pela animada Lara durante uma de suas missões. Enquanto eles sonham com um futuro juntos de amor e liberdade, o marido de Lara fará de tudo para impedir o romance proibido.

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

  • Titane, de Julia Ducournau (Panorama Especial, 2021)
    País: França / Bélgica

Sinopse: Um jovem com o rosto machucado é descoberto no aeroporto. Seu nome é Adrien Legrand, uma criança que desapareceu há dez anos. Ao mesmo tempo em que se reúne com o pai, uma série de assassinatos coloca a região sob tensão. Vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes, do prêmio People's Choice Midnight Madness Award no Festival de Toronto e indicado ao BAFTA Awards de Melhor Direção.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

Infiltrado na Klan, de Spike Lee (Panorama do Cinema Mundial, 2018) País: Estados Unidos

Sinopse: ​A história real de um herói americano. Nos anos 70, Ron Stallworth é o primeiro detetive afro-americano a servir no Departamento de Polícia de Colorado Springs. Determinado a se destacar, ele parte em uma missão perigosa: se infiltrar e expor a Ku Klux Klan. O jovem detetive logo recruta um colega mais experiente, Flip Zimmerman. Juntos, eles pretendem derrubar a organização que espalha o discurso de ódio pelo país. Vencedor do Oscar de Melhor Roteiro Original em 2018. Vencedor do Grand Prix do Festival de Cannes. ​

Onde assistir: Telecine, Prime Video (com assinatura premium)

Sinopse: Uma noite, em seu prédio quase vazio em Londres, Adam (Andrew Scott) tem um encontro casual com um vizinho misterioso, Harry (Paul Mescal), que perturba o ritmo de sua vida cotidiana. À medida que um relacionamento se desenvolve entre eles, Adam fica preocupado com memórias do passado e se vê atraído de volta à cidade pacata onde cresceu e à casa de sua infância onde seus pais (Claire Foy e Jamie Bell) parecem estar morando, como estavam no dia em que morreram há 30 anos. Indicado a seis prêmios no BAFTA Award 2024.

Onde assistir: Disney+

  • Cassandro, de Roger Ross Williams (Panorama do Cinema Mundial, 2023)
    País: Estados Unidos

Sinopse: Quando Saúl Armendáriz (Gael García Bernal) começa a competir na luta livre mexicana no final dos anos 80, ele se recusa a fazer isso como um lutador drag exótico. Mas depois de conhecer Sabrina, Saúl ganha não só uma treinadora, mas também uma amiga que o ajuda a achar a coragem para ser quem ele é dentro e fora do ringue. Após muitos desafios, ele cria Cassandro, um lutador abertamente gay e herói improvável, que encoraja Saúl a mudar como ele próprio se vê e o ajuda a criar um propósito na vida. Exibido no Festival de Sundance 2023.

Onde assistir: Prime Video

  • Jojo Rabbit, de Taika Waititi (Galas Especiais, 2019)
    País: Estados Unidos

Sinopse: O diretor e roteirista Taika Waititi traz seu estilo de humor para o seu mais recente filme, uma sátira da Segunda Guerra Mundial que acompanha um garoto alemão solitário. A visão de mundo de Jojo vira de cabeça para baixo quando ele descobre que sua mãe solteira está escondendo uma jovem judia em seu sótão. Com a ajuda apenas de seu amigo imaginário idiota, Adolf Hitler, Jojo deve confrontar seu nacionalismo cego. Vencedor do prêmio de Melhor Filme pelo público no Festival de Toronto 2019 e do Oscar de Melhor Roteiro Original.

Onde assistir: Disney+

  • 3 Faces, de Jafar Panahi (Panorama do Cinema Mundial, 2018)
    País: Irã

Sinopse: ​Nos papéis de si mesmos, o diretor Jafar Panahi e a popular atriz iraniana Behnaz Jafari viajam de carro até uma região rural no Irã, na tentativa de socorrer uma jovem proibida, pela família e por autoridades locais, de estudar em um conservatório de teatro na capital Teerã. Os dois não demoram a descobrir que a hospitalidade local pode ser ameaçada pela vontade de proteger antigas tradições. A atitude dos habitantes locais no filme é consistente com o que ainda acontece na região. Prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Cannes 2018. ​

Onde assistir: Prime Video, Telecine

  • Benedetta, de Paul Verhoeven (Panorama Especial, 2021)
    País: França

Sinopse: ​Século XVII. Benedetta Carlini é uma freira italiana que faz parte de um convento na Toscana desde sua infância. Perturbada por visões religiosas e eróticas, Benedetta é assistida por uma companheira de quarto. A relação entre as duas se transformará em um romance conturbado, ameaçando a permanência das irmãs no convento. Seleção oficial do Festival de Cannes 2021.

Onde assistir: Telecine, Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

  • Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi (Panorama Especial, 2021)
    País: Japão

​Sinopse: Yusuke Kafuku, ator e diretor de teatro, ainda incapaz, depois de dois anos, de lidar com a perda de sua amada esposa, aceita dirigir uma montagem de “Tio Vânia“ em um festival de teatro em Hiroshima. Lá ele conhece Misaki, uma jovem introvertida, designada para dirigir seu carro. Entre os passeios, segredos do passado e confissões sinceras serão revelados. Concorreu à Palma de Ouro e venceu o prêmio de Melhor Roteiro, o FIPRESCI Prize e o Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Cannes 2021. Vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional.

Onde assistir: Netflix, MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • Holy Spider, de Ali Abbasi (Expectativa, 2022)
    País: Dinamarca / Alemanha / Suécia / França

Sinopse: Uma jornalista investiga o submundo da cidade sagrada iraniana Mashad, em busca de um serial killer de prostitutas. Conhecido como Spider Killer, o assassino acredita estar numa missão espiritual de limpar as ruas do pecado. Baseado em fatos reais, o longa-metragem rendeu a Zar Amir Ebrahimi o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes 2022.

Onde assistir: Netflix, MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

Sinopse: ​Primeiro longa-metragem do diretor Barry Jenkins depois de Moonlight: Sob a Luz do Luar, vencedor do Oscar de melhor filme, em 2017. Ambientada no Harlem dos anos 70, é a história de um amor atemporal e da força de uma família afro-americana contada por uma jovem de 19 anos. Tish relembra vividamente a paixão, o respeito e a confiança que uniram ela o artista Alonzo Hunt, conhecido pelo apelido de Fonny. Amigos de infância, tornaram-se um casal, já têm um bebê e estão noivos, mas seus planos são sabotados quando Fonny é preso por um crime que não cometeu. Baseado no livro de James Baldwin.​ Segundo lugar no People's Choice Award, prêmio do júri popular no Festival de Toronto. Vencedor do Oscar de melhor atriz coadjuvante para Regina King, que também levou o Globo de Ouro na mesma categoria.

Onde assistir: disponível para aluguel em Prime Video e Apple TV

Sinopse: ​Hodaka, dezesseis anos, chega sem um tostão a uma chuvosa Tóquio. Consegue abrigo e uma ocupação com Suga, que comanda uma revista mambembe, dedicada ao ocultismo. Sua primeira tarefa é encontrar uma personagem conhecida como “aquela que clareia o tempo”, alguém com o poder de afastar as nuvens e deixar passar os raios de sol. Sua investigação o leva a Hina, garota bondosa que trabalha em uma loja de hambúrgueres e lhe ofereceu comida quando ele estava passando fome nas ruas. Exibido em Toronto e em San Sebastián.

Onde assistir: Max, Prime Video

  • O Homem Ideal, de Maria Schrader (Panorama Especial, 2021)
    País: Alemanha

Sinopse: Alma é uma cientista que trabalha no Museu Pergamon em Berlim. Com o objetivo de obter fundos de pesquisa, ela é convencida a participar de um estudo extraordinário: viver durante três semanas com um humanóide, feito sob medida para o seu caráter e as suas necessidades, cuja inteligência artificial é projetada para ser o parceiro perfeito para ela. É assim que Alma conhece Tom, uma máquina criada exclusivamente para fazê-la feliz. O homem ideal é um conto cômico-trágico sobre o amor, a saudade e o que torna um ser verdadeiramente humano​

Onde assistir: Max

  • Close, de Lukhas Dhont (Panorama do Cinema Mundial, 2022)
    País: 
    Bélgica / Países Baixos / França

Com 13 anos, Leo e Remi são inseparáveis; eles passam cada momento juntos, brincando nos campos de flores e dormindo na casa um do outro. Porém, ao começarem um novo ano letivo, as pressões do início da adolescência desafiam seu vínculo com consequências inesperadas e significativas. O filme dividiu o Grande Prêmio do Festival de Cannes 2022 com Stars at Noon, de Claire Denis.

Onde assistir: Netflix, MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • O Escândalo, de Jay Roach (Galas Especiais, 2019)
    País: Canadá / Estados Unidos

Sinopse: Estrelando, as vencedoras do Oscar Charlize Theron e Nicole Kidman e os indicados ao Oscar John Lithgow e Margot Robbie. Baseado em verdadeiro escândalo, o filme traz um olhar revelador do mais poderoso e controverso império de mídia de todos os tempos e da história pulsante das mulheres que afrontaram e derrubaram o infame homem à frente deste império.

Onde assistir: Telecine, Prime Video (com assinatura premium)

  • Noites de Paris, de Mikhaël Hers (Panorama do Cinema Mundial, 2022)
    País: França

Nos anos 1980, Elisabeth passa por uma crise após ser abandonada pelo marido. Ela, que nunca trabalhou, precisa encontrar um emprego para sustentar os dois filhos adolescentes e consegue o cargo de atendente de telefone num programa de rádio noturno. Diariamente ela escuta confissões de pessoas pela cidade e acaba sensibilizada por uma jovem em situação difícil. Seleção oficial do Festival de Berlim 2022.

Onde assistir: Telecine, Prime Video (com assinatura premium)

A atriz Elizabeth Berry (Natalie Portman) faz pesquisa para seu próximo papel no cinema: Gracie Atherton-Yoo (Julianne Moore), que 20 anos antes viveu um romance que causou escândalo e provocou a sua prisão. Seu marido, Joe (Charles Melton), tinha 13 anos na época e Gracie, 36. Seleção oficial do Festival de Cannes 2023. Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original.

Onde assistir: Prime Video

  • As Nadadoras, de Sally El Hosaini (Gala de Encerramento, 2022)
    País: Estados Unidos / Reino Unido

A incrível jornada das irmãs nadadoras Yusra e Sarah Mardini, que usaram suas habilidades por horas para empurrar um bote repleto de refugiados enquanto fugiam da Síria. No ano seguinte, Yusra, a mais nova, disputou os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Baseado em fatos reais.

Onde assistir: Netflix

  • As Quatro Filhas de Olfa, de Kaouther Ben Hania (Panorama do Cinema Mundial, 2023)
    País: França / Tunísia / Alemanha / Arábia Saudita

Sinopse: Entre a luz e a escuridão está Olfa, uma tunisiana mãe de quatro filhas. Um dia, suas duas filhas mais velhas desaparecem. Para preencher a ausência, a cineasta Kaouther Ben Hania convida atrizes profissionais e cria uma experiência única de cinema que desvenda as histórias de Olfa e sua família. Uma jornada íntima de esperança, rebelião, violência, transmissão e irmandade, que questiona os alicerces de nossas sociedades. Prêmio de Melhor Documentário no Festival de Cannes 2023.

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube, Apple TV e Prime Video

  • Culpa, de Gustav Möller (Expectativa, 2018)
    País: Dinamarca

Sinopse: ​Um operador de chamadas de emergência, policial aposentado, recebe a ligação de uma mulher sequestrada. Quando a conversa é subitamente interrompida, a busca pela vítima e seu sequestrador se inicia. Com o telefone como sua única ferramenta, o funcionário deflagra uma corrida contra o tempo para salvá-la. Logo ele constata que está diante de um crime muito maior do que imaginava. O filme, rodado em apenas uma locação – uma central de chamadas de emergência em Copenhague –, ganhou o prêmio do público no Festival de Cinema de Sundance 2018.​

Onde assistir: Adrenalina Pura, Prime Video (com assinatura premium)

Sinopse: Uma criança de oito anos luta com o fato de que as pessoas continuam se dirigindo a ela de maneiras confusas. Durante um verão no País Basco, entre as colmeias e as abelhas, ela explora sua feminilidade ao lado das mulheres de sua família, que ao mesmo tempo refletem sobre suas próprias vidas e desejos. Sofía Otero venceu o Urso de Prata de Melhor Atuação Principal no Festival de Berlim 2023. Vencedor do Prêmio Félix de Melhor Filme Internacional no Festival do Rio 2023.

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

  • Priscilla, de Sofia Copolla (Gala de Abertura, 2023)
    País: Estados Unidos

Sinopse: Quando a adolescente Priscilla Beaulieu conhece Elvis Presley em uma festa, o homem que é uma estrela meteórica do rock se torna alguém totalmente inesperado em momentos íntimos: uma paixão vibrante, um aliado na solidão, um melhor amigo vulnerável. Através dos olhos de Priscilla, Sofia Coppola revela outro lado do grande mito americano no longo namoro e casamento turbulento de Elvis e Priscilla. De uma base do exército na Alemanha à propriedade dos sonhos em Graceland, um retrato profundo e encantadoramente detalhado do amor, fantasia e fama.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

Sinopse: ​Matthias, casado, um profissional em ascensão, Maxime e o grupo mais próximo de amigos de infância da dupla estão se aproximando dos 30 anos. Depois de topar fazer parte das filmagens de um curta de estudantes, Matthias e Maxime descobrem que terão que se beijar diante da câmera. A cena provoca emoções confusas e abala a amizade dos dois de um jeito que eles nunca poderiam imaginar. Seleção oficial do Festival de Cannes 2019.​

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • Amor Até As Cinzas, de Jia Zhangke (Panorama do Cinema Mundial, 2018)
    País: China / França / Japão 

Sinopse: ​Qiao está apaixonada por Bin, membro de uma gangue local. Durante uma briga entre dois grupos criminosos rivais, ela chega a usar um revólver para protegê-lo. Acaba condenada a cinco anos na prisão por seu ato de lealdade. Quando é libertada, parte em busca do amado para tentar recomeçar de onde os dois haviam parado. Uma história de amor ambientada na China contemporânea, sob transformações épicas e dramáticas. Festival de Cannes 2018.​

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

  • O Beco do Pesadelo, de Guillermo del Toro (Noite de Encerramento, 2021)
    País: Estados Unidos / México / Canadá

Sinopse: Stan Carlisle é um homem inteligente e oportunista, capaz de tudo para escapar da degradação que o cerca no circo em que está empregado. Habilidoso na arte da manipulação, ele ascende lendo mentes e fazendo adivinhações, até que uma psiquiatra de mente muito mais brilhante e perigosa cruza seu caminho. Baseado no livro " O beco das ilusões perdidas ", de William Lindsay Gresham, adaptado anteriormente como O beco das almas perdidas (1947).

Onde assistir: Disney+

Sinopse: ​Enquanto o marido de Gam-hee está fora da cidade numa viagem de negócios, ela aproveita para reencontrar antigas amigas. Ela visita as duas primeiras em suas casas e a terceira encontra, por acaso, num cinema. Enquanto conversam, diversas correntes cruzam o oceano de suas vidas.

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube e Apple TV

Sinopse: Ruanda, 1973. Num colégio interno católico de prestígio, garotas adolescentes são preparadas para a vida adulta de elite. Elas compartilham o quarto, os sonhos e as preocupações. Exibido no Festival de Berlim 2020.

Onde assistir: Belas Artes à La Carte

  • Os Banshees de Inisherin, de Martin McDonagh (Panorama do Cinema Mundial, 2022)
    País: Reino Unido / Irlanda / Estados Unidos
     

Sinopse: Em uma ilha remota na costa oeste da Irlanda, Pádraic e Colm são melhores amigos de longa data. Certo dia, Colm decide por fim na amizade repentinamente e a decisão gera consequências alarmantes para ambos. Prêmios de melhor ator para Colin Farrell e melhor roteiro para Martin McDonagh no Festival de Veneza 2022.

Onde assistir: Disney+

  • Monster, de Hirokazu Kore-eda (Panorama do Cinema Mundial, 2023)
    País: Japão

Sinopse: Uma mãe sente que há algo errado quando seu filho começa a se comportar de maneira estranha. Ao descobrir que um professor é o responsável, ela vai até a escola exigindo saber o que está acontecendo. Enquanto o caso se desenrola pelos olhos da mãe, do professor e da criança, a verdade começa a surgir. Vencedor do prêmio de Melhor Roteiro e da Queer Palm no Festival de Cannes 2023.

Onde assistir: Telecine, Prime Video (com assinatura Premium)

Sinopse: ​1945, Leningrado. A Segunda Guerra Mundial devastou a cidade, demolindo seus edifícios e deixando seus cidadãos em pedaços, física e mentalmente. Embora o cerco - um dos piores da história - tenha finalmente terminado, a vida e a morte continuam a sua batalha nos destroços que restam. Duas jovens mulheres, Iya e Masha, buscam por sentido e esperança na luta para reconstruir suas vidas. Vencedor do prêmio de melhor direção na mostra Un Certain Regard e do prêmio FIPRESCI no Festival de Cannes 2019. Representante da Rússia no Oscar 2020 de filme em língua estrangeira.​

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • Você Não Estava Aqui, de Ken Loach (Panorama do Cinema Mundial, 2019)
    País: Reino Unido / França / Bélgica

Sinopse: ​Ricky, Abby e seus dois filhos vivem em Newcastle. A família é unida e os pais dão duro. Enquanto Abby trabalha diligentemente cuidando de idosos, Ricky só consegue trabalhos mal pagos. Eles percebem que nunca se tornarão independentes ou mesmo donos de sua própria casa. Até que uma oportunidade real parece ser oferecida pela revolução digital. Abby vende seu carro para que Ricky possa comprar uma van e se tornar um motorista de entregas por conta própria. Mas os excessos deste novo mundo terão grandes repercussões em toda a família. Competição Oficial de Cannes 2019.​

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • Os Miseráveis, de Ladj Ly (Panorama do Cinema Mundial, 2019)
    País: França

Sinopse: ​Stéphane ingressou recentemente no Esquadrão Anti-Crime de Montfermeil, nos subúrbios de Paris onde Victor Hugo hambientou seu famoso romance Os miseráveis. Ao lado de seus novos colegas, Chris e Gwada - ambos membros experientes da equipe - ele rapidamente descobre as tensões entre as gangues locais. Quando o trio se excede em uma abordagem durante uma perseguição, um drone captura o momento, ameaçando expor a realidade da vida cotidiana. Inspirado nas manifestações de 2005 em Paris, este é um retrato provocador das tensões entre a população e a polícia. Prêmio do Júri, Cannes 2019.​

Onde assistir: disponível para aluguel no YouTube, Prime Video e Apple TV

  • A Casa Que Jack Construiu, de Lars von Trier (Panorama do Cinema Mundial, 2018)
    País: Dinamarca / França / Alemanha / Suécia

Sinopse: ​Um dia, durante um encontro fortuito na estrada, o arquiteto Jack mata uma mulher. Este evento provoca um prazer inesperado no personagem, que passa a assassinar dezenas de pessoas ao longo de doze anos. Diante do descaso das autoridades e da indiferença dos habitantes locais, o criminoso não encontra dificuldade em planejar seus crimes, executá-los aos olhos de todos e guardar os cadáveres num grande frigorífico. Mais tarde, ele compartilha seus casos mais marcantes com o sábio Virgílio, numa jornada rumo ao inferno. Do aclamado diretor Lars von Trier.

Onde assistir: Adrenalina Pura, Prime Video (com assinatura premium)

  • Pequena Mamãe, de Céline Sciamma (Panorama Especial, 2021)
    País: França

Sinopse: ​Em Pequena mamãe, Nelly, de 8 anos, acaba de perder sua amada avó e está ajudando seus pais a limpar a casa de infância de sua mãe. Ela explora o local e o bosque onde sua mãe, Marion, costumava brincar e construiu uma casa na árvore sobre a qual ela ouviu muitas histórias. Um dia, Marion some de repente e, caminhando pelo bosque, Nelly conhece uma garota de sua idade construindo uma cabana. Surpreendentemente, o nome da criança é Marion.​

Onde assistir: Max

  • As Bestas, de Rodrigo Sorogoyen (Panorama do Cinema Mundial, 2022)
    País: Espanha / França

Sinopse: Um casal francês se muda para uma vila no interior da Galícia, buscando proximidade com a natureza. Eles levam uma vida sossegada, plantam vegetais e recuperam casas abandonadas, mas não têm uma boa relação com os outros habitantes. Uma recusa, especificamente, acentua o desentendimento com dois irmãos da vizinhança, levando a situação ao limite. Exibido no Festival de Cannes 2022.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • Blue Jean, de Georgia Oakley (Expectativa, 2022)
    País: Reino Unido

Sinopse: Inglaterra, 1988. O governo conservador de Margaret Thatcher realiza uma campanha contra a população LGBT, obrigando Jean, uma professora de educação física, a levar uma vida dupla. A chegada de uma nova aluna a fará repensar sua luta pela liberdade.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

  • How to Have Sex, de Molly Manning Walker (Expectativa, 2023) 
    País: Reino Unido

Sinopse: Três adolescentes britânicas acumulam ritos de passagem durante as férias bebendo, dançando e transando, no que deveria ser o melhor verão de suas vidas. Enquanto se movimentam pelas ruas ensolaradas de Mália, na Grécia, elas navegam pelas complexidades do sexo, consentimento e autodescoberta. Um retrato dolorosamente familiar do início da vida adulta e de como as primeiras experiências sexuais devem — ou não — acontecer. Prêmio de Melhor Filme da mostra Un Certain Regard no Festival de Cannes 2023.

Onde assistir: MUBI, Prime Video (com assinatura premium)

Sinopse: Em 1972, o voo 571 da Força Aérea Uruguaia, fretado para levar uma equipe de rugby ao Chile, caiu no coração da Cordilheira dos Andes. Apenas 29 dos seus 45 passageiros sobreviveram ao acidente. Presos num dos ambientes mais hostis e inacessíveis do planeta, eles precisam recorrer a medidas extremas para permanecerem vivos. Adaptação do livro "A Sociedade da Neve", de Pablo Vierci. Filme de encerramento do Festival de Veneza 2023.

Onde assistir: Netflix

  • Vidas Duplas, de Olivier Assayas (Panorama do Cinema Mundial, 2018)
    País: França

Sinopse: ​O filme conta a história de Alain, um editor parisiense de sucesso que luta para se adaptar à revolução digital que vem atropelando seu meio profissional. Nesse momento ele tem grandes dúvidas sobre o novo manuscrito de Léonard, um de seus autores de longa data. O escritor insiste em propor mais um trabalho de autoficção, reinventando seu caso de amor com uma jovem celebridade. Selena, a esposa de Alain, uma famosa atriz de teatro, tem opinião diferente sobre isso. Indicado ao Leão de Ouro no Festival de Veneza e também ao People’s Choice Award, no Festival de Toronto.​

Onde assistir: Prime Video, Telecine

  • Madre, de Rodrigo Sorogoyen (Panorama do Cinema Mundial, 2019)
    País: Espanha

Sinopse: ​Dez anos se passaram desde que o filho de Elena desapareceu. Ele tinha seis anos de idade quando, em uma ligação, disse que estava perdido em uma praia na França e não conseguia encontrar seu pai. Hoje em dia, Elena mora nesta mesma praia, onde gerencia um restaurante. Ela finalmente está se recuperando do trágico episódio, até que conhece um adolescente francês que a faz lembrar muito do filho. Os dois embarcam em uma relação que espalhará o caos e a desconfiança. Veneza 2019.​

Onde assistir: Reserva Imovision, Prime Video (com assinatura premium)

  • Belle, de Mamoru Hosoda (Panorama Especial, 2021)
    País: Japão

Sinopse: ​Suzu é uma estudante que era muito ligada à música quando criança, mas deixou de cantar após um grande trauma. Certo dia ela se inscreve na realidade virtual "U" e vira Belle, cantora rapidamente alçada ao posto de estrela global. Quando seu show é interrompido por uma criatura misteriosa, a garota fica intrigada pelo ocorrido e embarca numa aventura investigativa de rumos surpreendentes.​

Onde assistir: Netflix

  • Nove Dias, de Edson Oda (Panorama Especial, 2021)
    País: Estados Unidos

Sinopse: Almas não nascidas chegam até Will para se submeter a testes que determinam sua aptidão para a vida, enfrentando o esquecimento quando são consideradas inadequadas. Mas Will logo enfrenta seu próprio desafio existencial quando conhece o espírito livre de Emma, candidata que não é como os outros e o força a se voltar para si e lidar com seu próprio passado tumultuado. Alimentado por esse poder inesperado, ele descobre um novo e ousado caminho para sua própria vida.

Onde assistir: Prime Video

  • Peter von Kant, de François Ozon (Panorama do Cinema Mundial, 2022)
    País: França / Bélgica

Sinopse: Peter von Kant é um diretor de cinema que mora com o assistente, Karl, a quem gosta de maltratar e humilhar. Sidonie, atriz que foi sua musa por muitos anos, o apresenta a Amir, um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e oferece seu apartamento como abrigo, além de ajuda para inseri-lo na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas, assim que ganha fama, Amir larga Peter. Inspirado em As Lágrimas Amargas de Petra von Kant (1972), de Rainer Werner Fassbinder. Seleção oficial do Festival de Berlim 2022.

Onde assistir: Looke, Prime Video (com assinatura premium)



Voltar