15 filmes do Festival do Rio 2024 que entrelaçam temas como imigração, território, deslocamento e identidade Os longas-metragens trazem histórias que atravessam fronteiras geográficas e emocionais, explorando as lutas, amores e reencontros de indivíduos em busca de pertencimento, recomeços ou preservação de suas raízes
Na Terra de Irmãos, de Raha Amifazli e Alireza Ghsasemi
A relação entre um indivíduo e o território que ele habita traz uma série de desdobramentos que englobam alguns dos temas mais urgentes dos nossos tempos, incluindo a questão migratória, guerras por disputa de território, o enfrentamento à xenofobia e a luta dos povos originários pela preservação de suas terras ancestrais.
Na 26ª edição do Festival do Rio, maratona cinéfila que acontece entre os dias 3 e 13 de outubro, muitos são os longas-metragens que exploram como a questão do pertencimento territorial não impacta apenas a dimensão física de uma pessoa, mas traz consigo dilemas sobre memória, identidade e pertencimento cultural, proporcionando jornadas emocionantes e cheias de reflexões.
Espalhados por diferentes mostras, a programação conta com filmes com histórias de amores sem fronteiras, tramas com reencontros com suas raízes e enredos que abordam a luta por preservação de seu território e as reinvenções em novos contextos.
Na Terra de Irmãos, de Raha Amifazli e Alireza Ghsasemi
Um dos destaques entre os filmes que carregam essas nuances é o drama Na Terra de Irmãos, de Raha Amifazli e Alireza Ghsasemi, vencedor do prêmio de melhor direção de ficção entre os filmes internacionais do Festival de Sundance. A produção acompanha a perspectiva de família afegã que se exila no Irã após a invasão dos Estados Unidos em seu país, trazendo um retrato sensível e empático da resiliência desses personagens.
A questão da imigração também marca Maré Alta, produção estadunidense dirigida pelo italiano Marco Calvani e estrelada pelo seu marido, o ator paulistano Marco Pigossi. A trama acompanha um brasileiro que se muda para os EUA em buscas de um recomeço em sua vida. "Existe um paralelo. Ele vai para os Estados Unidos cheio de sonhos e projetos, e eu, como ator, saí do Brasil para explorar novos territórios", comentou o ator em entrevista exclusiva para o site do Festival do Rio.
Black Tea - O Aroma do Amor (Black Tea), de Abderrahmane Sissako
Outro filme sobre imigrantes em busca de novas oportunidades na programação do Festival do Rio deste ano são Black Tea - O Aroma do Amor, de Abderrahmane Sissako, sobre uma jovem da Costa do Marfim que deixa seu ex-noivo para trás na Costa do Marfim para trabalhar na China, onde se apaixona por um homem chinês mais velho, enfrentando todo o tipo de preconceito.
Vencedor do Prêmio FIPRESCI na mostra Encounters do Festival de Berlim 2024, Dormir de Olhos Abertos, de Nele Wohlatz, sintetiza o intercâmbio de culturas da programação internacional do Festival do Rio. O filme é uma coprodução de quatro países de três diferentes continentes, assinado por uma cineasta alemã radicada na Argentina sobre comunidade de trabalhadores chineses que reside em Recife.
De Volta à Alexandria, de Tamer Ruggli
A questão do retorno à terra natal também marca alguns dos filmes da edição deste ano. De Volta à Alexandria, de Tamer Ruggli, comédia dramática que acompanha uma viagem da protagonista, interpretada por Nadine Labaki, ao Egito depois de duas décadas. Lá, ela reencontra sua mãe, com quem é brigada, e enfrenta sentimentos contraditórios.
Tesouro, de Julia von Heinz, outra comédia dramática da programação, acompanha as desventuras de Ruth, uma jornalista americana, que embarca para a Polônia com Edek, seu pai, um polonês sobrevivente do Holocausto. O objetivo da viagem era reencontrar lugares importantes para a história da família, mas Edek, ainda traumatizado, resiste, criando uma série de situações cômicas.
Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta, de Marco Altberg
Os documentários Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta, de Marco Altberg e Tainá De Luccas, e Eu Sou Neta dos Antigos, de Adriana Miranda, trazem uma perspectiva ancestral sobre o pertencimento territorial e a identidade cultural de um povo que luta pela preservação de suas terras e modos de viver.
O filme sobre o xamã e líder político Davi Kopenawa Yanomami apresenta um olhar poético sobre a defesa da Amazônia e uma reflexão sobre a crise climática e o futuro da humanidade. A mesma preocupação ambiental marca o longa-metragem de Adriana Miranda, que acompanha a história de Kelliane Wapichana, secretária-geral do Movimento de Mulheres Indígenas, que atua para preservar sementes nativas de seu povo. Os dois filmes os filmes destacam a resiliência do ativismo indígena a conexão especial dos povos originários com a terra.
A seguir, veja a lista com os 15 filmes do Festival do Rio que entrelaçam temas como imigração, território, deslocamento e identidade.
- Black Tea - O Aroma do Amor (Black Tea), de Abderrahmane Sissako
Black Tea - O Aroma do Amor (Black Tea), de Abderrahmane Sissako
Sinopse: Aya, uma jovem africana, deixa o noivo no altar e a Costa do Marfim para trás a fim de recomeçar a vida na China. Morando numa zona marcada pela diáspora africana, ela começa a trabalhar em uma loja de exportação de chá onde conhece Cai, um chinês de 45 anos. Apesar das barreiras dos preconceitos sociais, Aya e Cai se apaixonam. Mas será que eles conseguirão sobreviver à turbulência dos seus passados e aos preconceitos alheios? Competição principal Berlim 2024.
Sessões:
Segunda, 07/10 - 18:30 - Estação NET Rio 3
Quinta, 10/10 - 21:30 - Estação NET Botafogo 1
Domingo, 13/10 - 14:45 - Estação NET Gávea 4
- Seis Palmos sobre a Terra (Six Feet Over), de Karim Bensalah
Seis Palmos sobre a Terra (Six Feet Over), de Karim Bensalah
Sinopse: Sofiane, filho de um ex-diplomata argelino, já viajou bastante na vida e quando se instala em Lyon para estudar, acaba vítima de uma decisão administrativa que decreta a sua deportação. Na esperança de regularizar sua situação, concorda em trabalhar para uma funerária muçulmana. Entre festas, encontros e tarefas, Sofiane inicia uma jornada de autodescoberta que o transformará num adulto.
Sessões:
Sexta, 04/10 - 16:15 - Estação NET Rio 3
Domingo, 06/10 - 20:45 - Estação NET Gávea 3
Segunda, 14/10 - 19:00 - Estação NET Botafogo 1
- Na Terra de Irmãos (In the Land of Brothers), de Raha Amifazli e Alireza Ghsasemi
Na Terra de Irmãos (In the Land of Brothers), de Raha Amifazli e Alireza Ghsasemi
Sinopse: Sob a sombra da invasão dos Estados Unidos, uma família de refugiados afegãos recomeça a vida no Irã sem saber o preço que terá de pagar enquanto forasteira nesse ambiente (nada) acolhedor. O adolescente Mohammad é um estudante promissor, Leila é uma mulher isolada pela geografia e Qasem carrega o peso do sacrifício de sua família. Prêmio de Melhor Direção Sundance 2024.
Sessões:
Quarta, 09/10 - 16:30 - Estação NET Botafogo 1
Sexta, 11/10 - 19:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
Domingo, 13/10 - 20:45 - Estação NET Gávea 3
- Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta, de Marco Altberg e Tainá De Luccas
Kopenawa: Sonhar a Terra-Floresta, de Marco Altberg e Tainá De Luccas
Sinopse: O documentário ecoa a voz de Davi Kopenawa Yanomami, líder indígena e defensor da Amazônia. Com participações de personalidades como Ailton Krenak, Claudia Andujar, José Celso Martinez e Gilberto Gil, entre outros, o filme traz um olhar atual e poético sobre o pensamento de Kopenawa e os desafios enfrentados pelo povo Yanomami. Davi, xamã e ativista global, reflete sobre os impactos causados pelas invasões nos territórios indígenas, a crise climática e o futuro da humanidade.
Sessões:
Sexta, 11/10 - 16:30 - Estação NET Botafogo 1
Sábado, 12/10 - 16:00 - Cine Santa Teresa
Domingo, 13/10 - 18:30 - Estação NET Rio 3
- A Bela de Gaza (The Belle From Gaza), de Yolande Zauberman
A Bela de Gaza (The Belle From Gaza), de Yolande Zauberman
Sinopse: "Eram uma visão fugaz na noite.
Disseram que uma delas tinha andado de Gaza a Tel Aviv.
Na minha cabeça a chamei de La Belle de Gaza."
Pessoas trans da Palestina fogem para Israel em busca de outras perspectivas. O filme mostra a jornada arriscada e a vida entre esses dois mundos, oferecendo uma visão da luta por autoafirmação em meio ao conflito e à opressão. Seleção oficial Cannes 2024.
Sessões:
Terça, 08/10 - 13:30 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
Sábado, 12/10 - 21:45 - Estação NET Rio 5
Segunda, 14/10 - 16:00 - Estação NET Gávea 2
- Maré Alta (High Tide), de Marco Calvani
Maré Alta (High Tide), de Marco Calvani
Sinopse: Lourenço, um imigrante brasileiro cujo visto está chegando ao fim, se encontra com o coração partido e à deriva quando seu namorado americano inesperadamente o abandona em Provincetown. Envolvido pela beleza e magia da comunidade à beira-mar, ele fica muito angustiado com relação ao futuro, mas consegue se animar ao conhecer o gentil enfermeiro Maurice. Juntos, eles encontram aceitação recíproca enquanto lutam para reconciliar seus destinos incertos.
Leia também: Marco Pigossi fala sobre Maré Alta e seu novo lugar no cinema e no mundo
Sessões:
Sábado, 05/10 - 19:00 - Estação NET Botafogo 1
Terça, 08/10 - 16:30 - Cinesystem Praia de Botafogo 1
Domingo, 13/10 - 14:15 - Estação NET Gávea 2
- Dormir de Olhos Abertos (Sleep with your Eyes Open), de Nele Wohlatz
Dormir de Olhos Abertos (Sleep with your Eyes Open), de Nele Wohlatz
Sinopse: Uma cidade costeira no Brasil. Kai chega de Taiwan para as férias com o coração partido. Um ar-condicionado quebrado a leva à loja de guarda-chuvas de Fu Ang. Ele poderia se tornar um amigo, mas a temporada de chuvas não chega e sua loja desaparece. Enquanto procura por Fu Ang, Kai descobre a história de Xiaoxin e um grupo de trabalhadores chineses em um arranha-céu de luxo. Kai se vê estranhamente refletida na história de Xiaoxin. Prêmio FIPRESCI na mostra Encounters do Festival de Berlim 2024.
Sessões:
Sexta, 11/10 - 19:00 - Estação NET Botafogo 1
Sábado, 12/10 - 18:00 - Cine Santa Teresa
Domingo, 13/10 - 13:30 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
Terça, 15/10 - 16:45 - Estação NET Gávea 3
- Eu Sou Neta dos Antigos, de Adriana Miranda
Eu Sou Neta dos Antigos, de Adriana Miranda
Sinopse: Percorrendo extensos lavrados das terras dos netos de Makunaimi, Kelliane Wapichana viaja para preservar sementes nativas. Seu trabalho é fundamental na promoção da autonomia e da segurança alimentar de povos originários, além de contribuir para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. As paisagens revelam o cotidiano de sangue, resiliência e luta de seus parentes, mas também a magia e a renovação da esperança, enquanto testemunhamos saberes de sustentabilidade e fé.
Sessões:
Quarta, 09/10 - 18:15 - Estação NET Gávea 3
Quinta, 10/10 - 19:00 - Estação NET Rio 5
Sexta, 11/10 - 14:00 - Estação NET Rio 3
Linguagem Universal (Universal Language), de Matthew Rankin
Linguagem Universal (Universal Language), de Matthew Rankin
Sinopse: Em uma interzona misteriosa e surreal entre Teerã e Winnipeg, as vidas de vários personagens se entrelaçam de forma surpreendente e misteriosa. Os estudantes Negin e Nazgol encontram uma grana congelada no gelo do inverno e tentam reivindicá-la. Massoud conduz um grupo de turistas confusos pelos monumentos e locais históricos de Winnipeg. Matthew abandona seu emprego sem sentido num escritório do governo de Quebec e inicia uma jornada enigmática para visitar a mãe. Prêmio do Público Quinzena dos Realizadores Cannes 2024.
Sessões:
Sexta, 04/10 - 16:00 - Cine Santa Teresa
Sábado, 05/10 - 16:30 - Cinesystem Praia de Botafogo 1
Domingo, 13/10 - 17:15 - Estação NET Gávea 4
Segunda, 14/10 - 14:00 - Estação NET Botafogo 1
- Tesouro (Treasure), de Julia von Heinz
Tesouro (Treasure), de Julia von Heinz
Sinopse: Nos anos 1990, Ruth, uma jornalista musical americana, e seu pai Edek, um teimoso sobrevivente do Holocausto, embarcam numa viagem para a terra natal dele: a Polônia. Ruth está ansiosa para entender a história da família, mas Edek tem suas próprias prioridades. Entre choques culturais e desavenças, a jornada dos nova-iorquinos pela Polônia pós-socialista é um exemplo poderoso de como a reconexão com os parentes e o passado pode ser um tesouro inesperado.
Sessões:
Sexta, 04/10 - 14:30 - Estação NET Rio 5
Sábado, 05/10 - 16:40 - Reserva Cultural Niterói 3
Domingo, 06/10 - 14:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 1
Terça, 08/10 - 21:15 - Kinoplex São Luiz 4
Sábado, 12/10 - 18:45 - Estação NET Gávea 1
De Volta à Alexandria (Retour en Alexandrie), de Tamer Ruggli
De Volta à Alexandria (Retour en Alexandrie), de Tamer Ruggli
Sinopse: Após 20 anos de ausência, Sue retorna ao Egito, seu país natal, para ver a mãe — uma aristocrata excêntrica com quem rompeu todos os laços. Essa jornada surpreendente do Cairo a Alexandria, tingida de lembranças distantes, nostalgia e sentimentos contraditórios em relação ao passado, permitirá que ela se torne livre e emancipada. Baseado nas memórias de infância do cineasta.
Sessões:
Sexta, 04/1021:30Cinesystem Praia de Botafogo 1
Segunda, 07/1019:00Estação NET Botafogo 1
Domingo, 13/1018:45Estação NET Gávea 2
- Amal – Dos Muros para Dentro (Amal), de Jawad Rhalib
Amal – Dos Muros para Dentro (Amal), de Jawad Rhalib
Sinopse: Em uma escola do subúrbio de Bruxelas, uma professora de literatura idealista e entusiasmada torna-se alvo de intensa hostilidade por parte de estudantes e colegas ligados ao extremismo islâmico ao decidir ajudar uma adolescente muçulmana acusada de homossexualidade.
Sessões:
Sábado, 05/10 - 14:00 - Estação NET Rio 3
Domingo, 13/10 - 21:30 - Estação NET Gávea 1
Quarta, 16/10 - 21:15 - Estação NET Botafogo 1
Pimpinero – Sangue e Gasolina (Pimpinero: Sangre y Gasolina), de Andrés Baiz
Pimpinero – Sangue e Gasolina (Pimpinero: Sangre y Gasolina), de Andrés Baiz
Sinopse: No deserto que faz fronteira com a Colômbia e a Venezuela, contrabandistas de gasolina chamados "pimpineros" arriscam suas vidas transportando combustível ilegal entre os países. Quando Juan, caçula de um clã de três irmãos envolvidos no comércio, é forçado a trabalhar para um rival, o lado obscuro do negócio perigoso é revelado. Determinada a descobrir os segredos que envolvem essa terra de ninguém, a namorada de Juan embarca numa busca pela verdade.
Sessões:
Sexta, 04/10 - 20:45 - Estação NET Gávea 3
Terça, 08/10 - 16:00 - Kinoplex São Luiz 4
Sábado, 12/10 - 21:00 - Cinesystem Praia de Botafogo 2
Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein Andrade
Sabores, de Claudia Calabi e Fernando Grostein Andrade
Sinopse: Salgado, doce, azedo e amargo. Comidas podem revelar muito mais do que percebemos. Uma jornada pela Palestina e Israel investiga comidas e hábitos alimentares que, apesar de estarem em regiões tão próximas, traduzem identidades variadas. A comida pode ser considerada instrumento de resistência? Ferramenta política? Tem poderes de cura ou de aproximação? A amplitude de sabores individuais revela conexões, expõe diferenças, humaniza, promove reflexões e um entendimento ampliado do contexto em que se inserem.
Sessões:
Quinta, 10/10 - 21:30 - Estação NET Gávea 2
Quinta, 10/10 - 21:30 - Estação NET Gávea 1
Sexta, 11/10 - 19:00 - Estação NET Rio 5
Sábado, 12/10 - 16:00 - Estação NET Rio 3
Viet e Nam (Viet and Nam), de Trương Minh Quý
Viet e Nam (Viet and Nam), de Trương Minh Quý
Sinopse: Viet e Nam se amam e são mineiros que trabalham 1000 metros abaixo do solo, onde o perigo espreita e a escuridão predomina. O carvão que sustenta o casal polui a terra e o mar. E quando Nam decide deixar o país pagando um agente que esconde pessoas em contêineres, isso causa uma fissura entre o seu amor por Viet e seus desejos para o futuro. Un Certain Regard Cannes 2024.
Leia também: Prêmio Felix: conheça os novos destaques internacionais de temática LGBTQIAPN+ da programação do Festival do Rio 2024
Sessões:
Sexta, 04/10 - 16:00 - Estação NET Gávea 1
Domingo, 06/10 - 21:15 - Estação NET Rio 3
Quarta, 09/10 - 18:30 - Cinesystem Praia de Botafogo 5
Leia também:
- Anita Rocha da Silveira fala sobre a 'emoção e alegria imensa' de viver o Festival do Rio como cineasta e espectadora
- Vencedor de dois prêmios em Sundance, Garotas Serão Garotas será exibido no Festival do Rio 2024
- Conclave, elogiado thriller sobre a sucessão papal estrelado por Ralph Fiennes, será a Gala de Encerramento Internacional do Festival do Rio 2024
- Festival do Rio 2024 anuncia os novos prêmios da Première Brasil
- Festival do Rio 2024: conheça os longas da programação que disputam uma indicação ao Oscar de melhor filme internacional
Voltar