Duas esculturas nas Américas produzem o imaginário colonial global: a neoclássica Estátua da Liberdade, em Nova York, e o art déco Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. Ambas com participação francesa, elas operam em ressonância ao que Walter Benjamin descreve como sendo "a história dos vencedores". Monumentos que atualizam no imaginário espacial a invasão e conquista, garantindo o contínuo do tempo e estruturando a expansão dos sistemas do capitalismo mundial integrado.
Amilcar Packer
Amilcar Packer (Chile, 1974) vive e trabalha em São Paulo. Sua prática artística é baseada em ações, performances e intervenções que deslocam, subvertem e contextualizam objetos, espaços urbanos e corpos performáticos. Na última década, desenvolveu intersecções colaborativas, performativas e discursivas para programas públicos — além de seminários, oficinas e residências —, em coordenação com iniciativas editoriais para a modulação da arte como imaginação política.
Sessões
DIA | SESSÃO | CINEMA |
---|---|---|
Domingo, 06/10 | 18:15* |
Estação NET Gávea 3 |
Segunda, 07/10 | 14:30 |
Estação NET Rio 5 |
* Sessão com convidado(s)
** Sessão gratuita