Filmes do Festival do Rio 2024 estarão disponíveis gratuitamente na plataforma Itaú Cultural Play Sete produções que integraram diferentes recortes da mostra Première Brasil no 26º Festival do Rio serão disponibilizadas no catálogo da plataforma de streaming IC Play em dezembro. Conheça a seleção completa
O Céu Não Sabe Meu Nome, de Carol AÓ
O Festival do Rio e a plataforma de streaming Itaú Cultural Play (IC Play) uniram forças de forma inédita para oferecer ao público uma seleção especial de filmes, incluindo curtas e longas-metragens, documentários e ficções, que serão disponibilizados gratuitamente entre os dias 13 e 27 de dezembro de 2024.
Ao todo, a seleção traz sete obras que integraram a prestigiada Première Brasil, tradicional vitrine do audiovisual brasileiro, na programação do Festival do Rio neste ano, que chegou a sua 26ª edição. A iniciativa reforça o compromisso do festival de criar circulação e visibilidade para o melhor da produção audiovisual nacional, celebrando a diversidade de histórias e vozes do cinema feito no país.
Os destaques do Festival do Rio que estarão disponíveis na plataforma IC Play podem ser acessados no www.itauculturalplay.com.br e em aplicativos para dispositivos móveis (Android e iOS), smart TVs e Chromecast.
Temas como saúde mental, ancestralidade, preservação do meio-ambiente e vivências femininas marcam os temas dos sete filmes selecionados para o projeto, que inclui O Céu Não Sabe Meu Nome, de Carol AÓ, que recebeu uma menção honrosa de curta-metragem na mostra Première Brasil: Novos Rumos na cerimônia de premiação deste ano.
Além disso, parte da seleção será disponibilizada na plataforma com formato acessível, podendo ser acompanhadas de audiodescrição, libras ou legendas. É o caso de filmes como Alarme Silencioso, de Ricardo Favilla (libras, audiodescrição e legenda); Armando Costa: “Televisão pra Mim Não é Bico”, de Victor Vasconcellos (libras e audiodescrição); Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil, de João Amorim (libras, audiodescrição e legenda); e Viva Volta, de Heloísa Passos (libras, audiodescrição e legendas).
A seguir, confira a lista completa de filmes que fizeram parte da programação do 26º Festival do Rio e estarão disponíveis no IC Play e assista a todos eles neste link.
- Alarme Silencioso, de Ricardo Favilla
Sinopse: Por ano, 288 mil pessoas tentam o suicídio no Brasil. O filme documenta o processo criativo de atores que montam uma peça sobre o reencontro de uma moça — que tentou o suicídio — com seus amigos do grupo de teatro. A ideia é dar voz aos jovens, aos que tentaram, aos amigos e aos parentes dos que sobreviveram ou morreram. Incentivando todos a ressignificarem suas existências, o documentário propõe um resgate da autoestima e esperança daqueles em ideação suicida, indicando novas escolhas e caminhos possíveis.
- Armando Costa: “Televisão pra Mim Não é Bico”, de Victor Vasconcellos
Sinopse: Armando Costa foi um dos autores brasileiros de maior sucesso de público e crítica. Boêmio de vida agitada, nos anos 1960 ajudou a fundar o Centro Popular de Cultura da UNE e o Grupo Opinião. Na televisão, consagrou-se com A Grande Família e Malu Mulher, programas de grande audiência da Rede Globo. Foi também um dos maiores parceiros de Jô Soares e Hugo Carvana, mas, apesar disso, não fazia questão de fama ou de assinar suas obras.
- Insubmissas, de Carol Benjamin, Ana do Carmo, Julia Katharine, Luh Maza e Tais Amordivino
Sinopse: Mulheres autoras entrelaçam suas criações neste longa-metragem em formato de antologia. Os roteiros foram adaptados de contos escritos por brasileiras no final do século XIX e deram origem a quatro curtas filmados por diretoras de grupos sub-representados na indústria cinematográfica do Brasil de 2024. Temas como morte, cura, corpo, casamento e desejo são onipresentes em histórias nas quais mulheres revisitam seu passado em busca de liberdade.
Leia também: Com histórias baseadas em adaptações de contos, Insubmissas explora possibilidades da experiência feminina
- O Céu Não Sabe Meu Nome, de Carol AÓ
Sinopse: Uma neta ressignifica a morte de sua mais velha através das memórias antes não ditas.
- Procura-se Uma Rosa, de Julia Moraes
Sinopse: Um jovem casal chega na plataforma de trens da Central do Brasil, no Rio de Janeiro. De um momento para o outro, ela desaparece no caos da cidade. Livre adaptação da peça homônima, de Vinicius de Moraes
- Thiago & Ísis e os Biomas do Brasil, de João Amorim
Sinopse: Os irmãos Thiago e Ísis, junto com seu pai, o cineasta João, exploram três biomas brasileiros: Cerrado, Pantanal e Mata Atlântica. Em cada cenário eles ajudam um animal em perigo e descobrem a sua importância e os seus mistérios. Com músicas e animações divertidas, o filme apresenta às crianças o tema da preservação ambiental de forma lúdica.
Disponível apenas nos dias 14 e 15 de dezembro.
- Viva Volta, de Heloísa Passos
Sinopse: Em uma travessia no tempo e no espaço embalada pelas notas do trombonista Raul de Souza, o curta acompanha o reencontro do músico com Maria Bethânia e com seu estado de origem, o Rio de Janeiro. Narrado pelo próprio Raul, falecido em 2021.
Siga o Festival do Rio nas redes sociais:Voltar