Amazônia - Planeta verde vai abrir o Festival do Rio Depois de fechar o Festival de Veneza, coprodução Brasil-França será exibida no Rio. O documentário é do mesmo diretor de O planeta branco
O Festival do Rio já anunciou qual será o filme de abertura de sua edição 2013. Amazônia - Planeta verde, coprodução entre Brasil e França, fará as honras de inaugurar a maratona cinematográfica desse ano. Dirigido pelo francês Thierry Ragobert, o longa conta a história de um macaco prego tendo que sobreviver na floresta depois de um acidente de avião. O trabalho retoma uma tradição recente de filmes como o longa anterior do diretor, O planeta branco, e de A marcha dos pinguins de filmar a natureza por um olhar documental, mas se utilizando de um fio narrativo para contar sua história.
O roteiro, dos franceses Johanne Bernard, Louis-Paul Desanges e Luc Marescot, recebeu um tratamento nacional das mãos de Luis Bolognesi, roteirista de filmes como Bicho de sete cabeças e Chega de saudade e diretor de Uma história de amor e fúria. A produção ficou a cargo da empresa francesa Biloba e da brasileira Gullane Filmes.
Amazônia - Planeta verde já está confirmado também como filme de encerramento do Festival de Veneza.
Voltar