Publicado em 16/09/2023

O longa-metragem “Sequestro do Voo 375”, dirigido por Marcus Baldini é o filme de encerramento da Première Brasil da 25a edição do Festival do Rio. O longa-metragem conta a história real do sequestro de uma aeronave que decolou no dia 29 de setembro de 1988, que saía Belo Horizonte com destino ao Rio de Janeiro. Nela, Raimundo Nonato Alves da Conceição, frustrado com a falta de empregos e insatisfeito com a situação política do Brasil, que resolve protestar de medida dramática.

Ele sequestra então a aeronave da Vasp, com mais de cem passageiros à bordo, e ordena ao comandante Murilo que jogue o avião em cima do Palácio do Planalto para assassinar o então presidente José Sarney. Na época não havia aparelhos de raio-X para verificar bagagens em voos nacionais, o que permitiu que o sequestrador embarcasse com uma arma.

O episódio apresenta muitas semelhanças com o ocorrido em 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos. Pouco mais de uma década depois do voo 375, aeronaves da American Airlines eram lançados contra as torres do World Trade Center, no centro financeiro de Nova York. 

Produzido pelo Estúdio Escarlate, coproduzido pela Star Original Productions e distribuído pela Star Distribution, “Sequestro do Voo 375” tem estreia marcada para 7 de dezembro, mas antes o público confere o filme em primeira mão na gala nacional do Festival do Rio.

O evento conta com patrocínio master da Shell, através da Lei Federal de Incentivo a Cultura, e com apoio especial da Prefeitura do Rio por meio da Rio Filmes, órgão da Secretaria Municipal de Cultura do Rio. Realização: Cinema do Rio, Ministério da Cultura e Governo Federal.



Voltar