Publicado em 21/09/2016

Cada vez mais, a produção de audiovisual vem crescendo em espaços educativos. O resultado é o aumento de trabalhos criativos, com bons roteiros e boas soluções de narrativa. Mas grande parte das obras ainda não consegue atingir um nível satisfatório. O que faz com que um filme seja visto com prazer e todos prestem atenção na sua mensagem? Essa é uma pergunta que muitos professores que trabalham com audiovisual fazem.

Para atender a esta demanda tanto dos educadores, quanto da Gerência de Mídia/Educação da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro e da própria curadoria da Mostra Geração, o Encontro de Educadores do Festival do Rio 2016 será praticamente um workshop.

Para o evento foram selecionados diversos filmes que passaram pelo Programa Vídeo Fórum em vários anos diferentes da Mostra Geração. Alguns bem finalizados em termos de linguagem, de estética e de temática, e outros nem tanto. Os aspectos técnicos não serão o ponto mais importante, já que às vezes os realizadores não dispõem de bons equipamentos, mas jorram criatividade.

A ordem de apresentação será sorteada e após cada exibição os trabalhos serão comentados. A ideia é que todos os presentes digam o que percebem como pontos fortes e como pontos fracos em cada um deles.

Para puxar as discussões, além das equipes da Mostra Geração e da Secretaria de Educação, estarão presentes dois especialistas no assunto: a cineasta Manaíra Carneiro e o representante da Multirio, Milton Gonçalves Tosta.

O Encontro de Educadores será realizado no dia 10 de outubro a partir das 8h30, na Escola José Leite Lopes – NAVE, na Rua Uruguai, 204 – Tijuca (próximo à estação do Metrô Uruguai). 

Para participar, os interessados devem entrar em contato pelo telefone (21) 3035-7108, ou pelos e-mails: pauloporto@festivaldorio.com.br ou mostrageracao@festivaldorio.com.br.




Voltar

Edição 2023